Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2023/24
Jardim de Infância Beatriz Costa - Charneca (Mafra)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
- Oferecem kits de sementeiras, sementes e plantas
- Aderem às iniciativas propostas;
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
- educação do paladar: as crianças comem ou aprendem a gostar dos alimentos colhidos na horta
- confeção de receitas
- compreensão do processo de germinação das várias plantações/sementeiras efetuadas, a época de sementeira mais adequada e a época de colheitas
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
O composto é misturado com a terra que existe na horta antes da plantação ou sementeira.
A limpeza é efetuada pelos docentes, pessoal não docente e pelas crianças.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
No mês de fevereiro as crianças plantaram alfaces na horta. Para que crescessem, foi necessário mondar à volta delas retirando as ervas daninhas, regar, adubar e espalhar cinzas por causa das lesmas e dos caracóis. Quando já estavam bem crescidas as alfaces foram apanhadas pelas crianças.
Depois de apanhar as alfaces as crianças separaram folha a folha, lavaram-nas bem, pois tinham muita terra caracóis e lesmas. Riparam as folhas e voltaram a lavar.
No final, as crianças levaram as folhas de alface à cozinha, para que esta salada Biológica acompanhasse o almoço daquele dia.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
- "Sopa disparatada" que incluiu todos os legumes lavados pelas crianças e triturados, dando origem a um caldo cremoso e cheiroso.
- "Sopa da Pedra" não de Almeirim mas da Charneca. A audição da Lenda despertou a curiosidade das crianças para provarem uma sopa com pedra, que junto aos sabores das carnes e dos legumes cortados aos pedacinhos, que ajudaram a apanhar e descascar ficou muito saborosa!
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Com sol, chuva, terra fértil e mãos pequeninas a cuidar da Bio Horta o resultado é ... legumes biológicos para fazer as delícias de todos.
As crianças colheram os espinafres, lavaram-nos bem, cozeram, trituraram e misturaram aos restantes ingredientes do bolo.
À tarde houve um lanche com um Bolo Saudável de Espinafres.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: