Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Jardim de Infância Beatriz Costa - Charneca (Mafra)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

13 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Pré escolar e Compenente de Apoio à Família (CAF)

3.3. N.º de alunos envolvidos:

90

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

8

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Ao longo do ano:
- Oferecem kits de sementeiras, sementes e plantas
- Aderem às iniciativas propostas;

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

- Em casa dão continuidade aos projetos iniciados no JI (receitas, novas plantações…).
- educação do paladar: as crianças comem ou aprendem a gostar dos alimentos colhidos na horta
- confeção de receitas
- compreensão do processo de germinação das várias plantações/sementeiras efetuadas, a época de sementeira mais adequada e a época de colheitas

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada grupo é responsável pelas suas plantações/sementeiras (rega, monda e colheita)

7. Como é feita a preparação do solo?

As crianças colaboram nas tarefas que são realizadas.
O composto é misturado com a terra que existe na horta antes da plantação ou sementeira.
A limpeza é efetuada pelos docentes, pessoal não docente e pelas crianças.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

As crianças depositam no compostor as cascas de fruta consumida (maçã, pera) e acrescenta-se, por camadas, folhas que caem das árvores existentes no JI, ervas daninhas mondadas de cada canteiro.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Legumes e frutas da época - alface, couves, brócolos, nabos, favas, cenouras, batata, beterraba, espinafres, tomates, morangos, abóboras

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Não determinada.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

São enviados para casa ou consumidos no JI.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Cada grupo responsabiliza-se pela rega do seu espaço. Sempre que possível, aproveita-se a água da chuva recolhida.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Através de observação.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Colocamos cinza nas plantações para evitar que os caracóis e lesmas comam as plantas.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

SALADA DE ALFACE BIOLÓGICA
No mês de fevereiro as crianças plantaram alfaces na horta. Para que crescessem, foi necessário mondar à volta delas retirando as ervas daninhas, regar, adubar e espalhar cinzas por causa das lesmas e dos caracóis. Quando já estavam bem crescidas as alfaces foram apanhadas pelas crianças.
Depois de apanhar as alfaces as crianças separaram folha a folha, lavaram-nas bem, pois tinham muita terra caracóis e lesmas. Riparam as folhas e voltaram a lavar.
No final, as crianças levaram as folhas de alface à cozinha, para que esta salada Biológica acompanhasse o almoço daquele dia.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Para aproveitar e saborear os legumes biológicos da Horta (couves, batatas, cenouras, cebolas...), foram confecionadas duas sopas:
- "Sopa disparatada" que incluiu todos os legumes lavados pelas crianças e triturados, dando origem a um caldo cremoso e cheiroso.
- "Sopa da Pedra" não de Almeirim mas da Charneca. A audição da Lenda despertou a curiosidade das crianças para provarem uma sopa com pedra, que junto aos sabores das carnes e dos legumes cortados aos pedacinhos, que ajudaram a apanhar e descascar ficou muito saborosa!

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Bolo de Espinafres
Com sol, chuva, terra fértil e mãos pequeninas a cuidar da Bio Horta o resultado é ... legumes biológicos para fazer as delícias de todos.
As crianças colheram os espinafres, lavaram-nos bem, cozeram, trituraram e misturaram aos restantes ingredientes do bolo.
À tarde houve um lanche com um Bolo Saudável de Espinafres.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Nada a acrescentar.

15.1. Link para a página da horta:

Nada a referir.