Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2023/24
Infancoop CRL (Caldas da Rainha)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Na reabilitação da horta, remexer a terra com auxílio de máquinas e ferramentas agrícolas (pais e avós);
Na partilha de sementes para semear e plantar as culturas;
Apresentação das famílias das culturas a semear;
Fertilização com estrume de cavalo.
1.º Ciclo:
Na reabilitação da horta, remexer a terra.
Construção da vedação.
Apresentação e auxílio na plantação das culturas;
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Reconhecimento das diferentes culturas plantadas;
Identificação das diferentes partes das plantas;
Conversa sobre o ecossistema no recreio da nossa escola;
Consciência da passagem do tempo pela observação das transformações da horta;
Aumento da responsabilidade de cada um na manutenção de um bem comum
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
- No mapa das tarefas acrescentámos a tarefa da horta biológica, 4 crianças por semana são responsáveis pela limpeza, a rega e medição das plantas.
1.º Ciclo:
- Com apoio da equipa de C.A.T.L. são identificadas as tarefas a realizar e são procurados voluntários para as executar.
7. Como é feita a preparação do solo?
- Foi realizada, com o auxílio das famílias, a limpeza e fertilização da horta (estrume de cavalo).
1.º Ciclo:
- A limpeza do solo foi feita pelas crianças com supervisão da equipa de C.A.T.L.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
- Alface frisada;
- Alface roxa;
- Rabanetes;
- Cenouras;
- Rúcula;
- Batata;
- Feijão;
Ervas aromáticas: coentros, salsa e alecrim.
1.º Ciclo:
- Batata;
- Batata Doce;
- Curgete;
- Tomate;
- Chuchu;
- Feijão;
- Couve;
- Pimento;
- Chá Boldo;
Árvores de fruto: quivi, pessegueiro, figueira
Ervas aromáticas:
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
(Por apurar)
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A gestão da regra é feita pelas próprias crianças que perante observação pedem para regar a horta.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Início do 2.º Período
Crianças envolvidas: 180 crianças
Os alunos participaram ativamente na limpeza das hortas, remoção de ervas daninhas, remexer a terra. No pré-escolar um dos pais trouxe uma pequena máquina agrícola para ajudar a remexer a terra.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Início do 2.º Período
Crianças envolvidas: 180 crianças
Os alunos participaram ativamente em semear e plantar as culturas.
Foi importante o contributo dos pais e avós nesta atividade, com experiência enriqueceram esta atividade partilhando saberes e dicas antigas.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
2.º e 3.º Período
Crianças envolvidas: 180 crianças
Os alunos participaram ativamente na rega e manutenção da horta.
No pré-escolar, foram adicionadas estas tarefas ao plano do dia. No 1.º Ciclo, a gestão da horta é mais livre. São identificadas as necessidades e cada aluno é voluntário para realizar cada uma.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: