Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Infancoop CRL (Caldas da Rainha)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde o seu início em 1976.

2. Área aproximada da horta (m²):

15

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

9

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio e Projetos/ Conhecimento do Mundo

3.3. N.º de alunos envolvidos:

180

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

8

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Pré-Escolar:
Na reabilitação da horta, remexer a terra com auxílio de máquinas e ferramentas agrícolas (pais e avós);
Na partilha de sementes para semear e plantar as culturas;
Apresentação das famílias das culturas a semear;
Fertilização com estrume de cavalo.

1.º Ciclo:
Na reabilitação da horta, remexer a terra.
Construção da vedação.
Apresentação e auxílio na plantação das culturas;

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Pré-Escolar e 1.º Ciclo:
Reconhecimento das diferentes culturas plantadas;
Identificação das diferentes partes das plantas;
Conversa sobre o ecossistema no recreio da nossa escola;
Consciência da passagem do tempo pela observação das transformações da horta;
Aumento da responsabilidade de cada um na manutenção de um bem comum

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Pré-Escolar:
- No mapa das tarefas acrescentámos a tarefa da horta biológica, 4 crianças por semana são responsáveis pela limpeza, a rega e medição das plantas.

1.º Ciclo:
- Com apoio da equipa de C.A.T.L. são identificadas as tarefas a realizar e são procurados voluntários para as executar.

7. Como é feita a preparação do solo?

Pré-Escolar:
- Foi realizada, com o auxílio das famílias, a limpeza e fertilização da horta (estrume de cavalo).

1.º Ciclo:
- A limpeza do solo foi feita pelas crianças com supervisão da equipa de C.A.T.L.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Pré-Escolar:
- Alface frisada;
- Alface roxa;
- Rabanetes;
- Cenouras;
- Rúcula;
- Batata;
- Feijão;
Ervas aromáticas: coentros, salsa e alecrim.


1.º Ciclo:
- Batata;
- Batata Doce;
- Curgete;
- Tomate;
- Chuchu;
- Feijão;
- Couve;
- Pimento;
- Chá Boldo;
Árvores de fruto: quivi, pessegueiro, figueira
Ervas aromáticas:

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Pré-Escola e 1.º Ciclo
(Por apurar)

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Pré-Escolar e 1.º Ciclo: Sopas e saladas

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Pré-Escolar e 1.º Ciclo:
A gestão da regra é feita pelas próprias crianças que perante observação pedem para regar a horta.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Reabilitação da horta
Início do 2.º Período
Crianças envolvidas: 180 crianças
Os alunos participaram ativamente na limpeza das hortas, remoção de ervas daninhas, remexer a terra. No pré-escolar um dos pais trouxe uma pequena máquina agrícola para ajudar a remexer a terra.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Semear e plantar:
Início do 2.º Período
Crianças envolvidas: 180 crianças
Os alunos participaram ativamente em semear e plantar as culturas.
Foi importante o contributo dos pais e avós nesta atividade, com experiência enriqueceram esta atividade partilhando saberes e dicas antigas.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Manutenção da Horta
2.º e 3.º Período
Crianças envolvidas: 180 crianças
Os alunos participaram ativamente na rega e manutenção da horta.
No pré-escolar, foram adicionadas estas tarefas ao plano do dia. No 1.º Ciclo, a gestão da horta é mais livre. São identificadas as necessidades e cada aluno é voluntário para realizar cada uma.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: