Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola EB de Sesimbra (Sesimbra)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

mais de 2 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

10 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do meio - ciências...

3.3. N.º de alunos envolvidos:

55

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Esporadicamente ao longo do ano letivo

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

É uma atividade de interesse e motivação para os alunos; Constitui um "campo" de experiências vivas e que elas trabalham ao longo do ano; promove a cooperação entre as turmas e a partilha de conhecimentos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Ao longo do ano letivo - os alunos são escalonados para irem em grupos, tratar da horta, sempre que o tempo permite de modo a tratar dos produtos hortícolas ali plantados.

7. Como é feita a preparação do solo?

A terra é preparada pelas professoras e assistentes e alunos envolvidas.
Foi solicitado o apoio da autarquia para a limpeza de dois espaços nos canteiros existentes na escola, para retirarem arbustos e raízes de modo a transformar em horta pedagógica - o que não foi feito. não obtivemos esse apoio - de modo que as educadoras construíram a horta em pequenos "vasos" - garrafões de litros grandes cortados, realizando a plantação de alguns produtos.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Plantámos: alfaces diversas; couves, cenouras, tomates, batata, morangos

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Poucos

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos são sempre confecionados na escola com os alunos - realiza-se sopas, saladas, etc...

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Com a recolha de água sempre que possível, em garrafões.
Ou rega com a mangueira.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Sensibilizações sobre uma alimentação mais saudável e realização de alguns pratos - sopas, saladas e saladas de fruta.
Os envolvidos são as duas educadoras do pré-escolar, as professoras da sala de multideficiência de apoio à inclusão existente na escola, os assistentes desta sala e os alunos de duas turmas de 1º ciclo.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aulas sobre a horta...

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Realização de um espantalho nas turmas do pré- escolar...

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: