Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola Básica de Palhagueiras (Torres Vedras)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

1 ano

2. Área aproximada da horta (m²):

30m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio, Matemática, Cidadania

3.3. N.º de alunos envolvidos:

33

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Alguns membros da família tem ajudado na manutenção da horta, esporadicamente, bem como na aquisição de legumes.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos responsabilizaram-se pela rega da horta e na apanha de caracóis e outras espécies invasoras, assim como na apanha de ervas daninhas.
Venderam os bens produzidos junto das famílias e da comunidade local, para angariação de verbas para um passeio escolar e confeção de alimentos na escola para uma refeição partilhada.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é realizada semanalmente com a apanha de ervas daninhas e de animais invasores. As tarefas são repartidas por todos; para que tenham a oportunidade de cuidar e mostrar responsabilidade pelo espaço.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo é regado semanalmente pelos alunos e a limpeza é da responsabilidade dos mesmos sempre que achem necessário.
No início da dinamização da horta, a terra foi enriquecida com terra devidamente e naturalmente fertilizada.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface, abóbora, espinafres, cenoura, cebolinho, favas, ervilhas, acelgas, couve portuguesa, couve galega, couve-flor, beterraba.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

5kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Alguns para confeção de alimentos consumidos na escola, outros para venda.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Conforme a necessidade meteorológica.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sempre que necessário os alunos têm o cuidado de retirar as pragas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Os animais considerados invasores são retirados pelos alunos e colocados num espaço verde, de modo a não afetar a horta.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Foram confecionadas refeições com alimentos da horta, nomeadamente: uma sopa, três sumos de frutas e três bolos. Os alunos apanham os vegetais e ajudam na confeção.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

A Feira na escola foi realizada uma vez, sendo que os alunos organizaram a banca e respetivas sinaléticas, bem como foram responsáveis por toda a venda. Decidiram o valor de cada alimento e realizaram a venda.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

A feira na comunidade foi organizada pelos alunos com a ajuda dos docentes e foram três grupos, em dias diferentes, vender pelos estabelecimentos perto da escola.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Foi difícil a manutenção de alguns legumes, pois a qualidade da terra não será a melhor para as necessidades nutritivas e a presença de algumas espécies invasoras (animais e vegetais).

15.1. Link para a página da horta: