Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Centro Escolar de Vieirinhos (Pombal)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2. Área aproximada da horta (m²):

50m ou mais

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Área de conhecimento do mundo; área da formação pessoal e social, e os diferentes dominios.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

57

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Sempre que necessário.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Ir á horta, é um momento esperado e de grande importância para as crianças.
As famílias e a comunidade também valoriza este espaço como um espaço de excelência para o desenvolvimento global das crianças.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

È repartida pelos três grupos, com momentos em que todos se deslocam á horta para sementeiras e plantações, e recolha dos produtos da mesma; e outros em que apenas e de forma rotativa, um grupo visita a horta para fazer a manutenção e vigilância do seu desenvolvimento.

7. Como é feita a preparação do solo?

A mobilização do solo foi realizada com o apoio de um trator de um familiar. A fertilização é realizada com o composto do nosso compostor ou com "composto" do pinhal limítrofe da escola.
A limpeza foi realizada pelas crianças, arrancando as plantas espontâneas, colocando-as no compostor.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com as plantas espontâneas que retiramos da horta e dos canteiros da escola (sem sementes); cascas de frutas, relva do jardim, folhas de árvores e pequenos paus.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Tomates, alfaces, couves, batatas, alhos...Morangueiros.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Não contabilizamos, porque fomos consumindo no dia a dia com as crianças, em lanches de degustação.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Para consumo no JI com as crianças

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Regar com a água recolhida nos barricas (enquanto houver água da chuva) e apenas junto ao pé da planta.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, semanalmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Degustação dos produtos da horta passiveis de preparar no Ji:
Apanha e preparação de alface para o lanche matinal, para comer no pão; degustação de tomate; preparação de lanches saudáveis; de batatas fritas sem as fritar; de morangos, de cenouras.
Exploração das potencialidades das plantas aromáticas.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Momentos de histórias e piqueniques na horta.
A horta tornou-se num local onde as crianças gostam de ir para ouvir uma história ao ar livre, ou para realizar um piquenique e desfrutar de toda a natureza envolvente, porque se situa nos terrenos próximos do JI (não é dentro do pátio da escola, aí apenas temos diversos canteiros) que confrontam de um lado com o pinhal e um caminho de terra batida o que dá um acesso repleto de descobertas/observações da natureza e das suas transformações e liberdade de caminhar livremente, e ainda sombra nos dias quentes.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Aulas na Horta.
Na horta aproveitamos para explorar os ciclos de vida das plantas que cultivamos; aprender a identificar o que produzimos e a degustar. A morfologia e necessidades das plantas.
Analisamos e exploramos as diferentes formas de cultivar, por semente ou por plantação.
Aprendemos a caracterizar o solo e a produzir composto natural ou recolhe-lo do pinhal, fertilizando o solo de forma natural.
Aprendemos a identificar plantas espontâneas; a observar partes destas ou as suas sementes á lupa, bem como os visitantes da horta.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta é um local de aprendizagem ativa, de socialização e cooperação entre todos, promovendo a autonomia e o bem estar de todos, reforçando a igualdade entre todos e esbatendo conceitos de género, por exemplo. Na horta todos somos importantes, todos colaboramos e interagimos.

15.1. Link para a página da horta: