Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2023/24
Centro Escolar de Vieirinhos (Pombal)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
As famílias e a comunidade também valoriza este espaço como um espaço de excelência para o desenvolvimento global das crianças.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
A limpeza foi realizada pelas crianças, arrancando as plantas espontâneas, colocando-as no compostor.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Apanha e preparação de alface para o lanche matinal, para comer no pão; degustação de tomate; preparação de lanches saudáveis; de batatas fritas sem as fritar; de morangos, de cenouras.
Exploração das potencialidades das plantas aromáticas.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
A horta tornou-se num local onde as crianças gostam de ir para ouvir uma história ao ar livre, ou para realizar um piquenique e desfrutar de toda a natureza envolvente, porque se situa nos terrenos próximos do JI (não é dentro do pátio da escola, aí apenas temos diversos canteiros) que confrontam de um lado com o pinhal e um caminho de terra batida o que dá um acesso repleto de descobertas/observações da natureza e das suas transformações e liberdade de caminhar livremente, e ainda sombra nos dias quentes.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Na horta aproveitamos para explorar os ciclos de vida das plantas que cultivamos; aprender a identificar o que produzimos e a degustar. A morfologia e necessidades das plantas.
Analisamos e exploramos as diferentes formas de cultivar, por semente ou por plantação.
Aprendemos a caracterizar o solo e a produzir composto natural ou recolhe-lo do pinhal, fertilizando o solo de forma natural.
Aprendemos a identificar plantas espontâneas; a observar partes destas ou as suas sementes á lupa, bem como os visitantes da horta.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: