Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola Básica D. Pedro I - Arco Maior 3 Gaia (Vila Nova de Gaia)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Ha 5 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

50m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Homem Ambiente e jardinagem

3.3. N.º de alunos envolvidos:

23

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos utilizam os legumes da horta para confecionarem refeições na disciplina de cozinha e de serviço de mesa e bar.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos das duas turmas piefs na disciplina de jardinagem tem 2 tempos por semana dedicados a horta bio. Onde vão realizando as tarefas necessárias a realizar na horta. onde preparam o o solo, fazem plantações; sementeiras; mondas; fertilizações e regas entre outuras atividades.

7. Como é feita a preparação do solo?

Toda a preparação do solo na horta é realizado nas aulas de jardinagem, sempre que necessário.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Recurso a paletes de madeira, construímos. uma compostagem com recurso a paletes

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface / Alho Francês; cebola.
couve penca alho.
espinafre;
curgete; tomate
pimento
physalis e favas etc...
aromáticas ( cebolinho; tomilho; alecrim; segurelha, poejo; hortelã menta; hortelã ribeira, hortelã chocolate ; hortelã ananás; mangerição;salsa oregão) limonete, cidreira e erva príncipe.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

10 kg de alho francês; tomateiros 20 kg; couve coração 10kg; espinafre 12kg; couve portuguesa 40 kg; pimento 4 kg. curgete 20kg.alguma quantidade de aromáticas que são usadas nas aulas de serviço de mesa e bar e de cozinha.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Restaurante pedagógico. Os alunos na disciplina de cozinha utilizam os produtos para a confeção de sopa; cozido a portuguesa; feijoada; arroz de legumes e de espigos e lasanha de legumes entre outros.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Com recurso a poço próprio.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

não

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Os alunos nas aulas de jardinagem reacusavam todas as tarefas necessários na horta.
desde sementeiras a plantações. e colheitas.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: