Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola Secundária de Casquilhos (Barreiro)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde finais de fevereiro de 2023.

2. Área aproximada da horta (m²):

170 m2 úteis (305 m2 no total)

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Geografia A e Matemática/Matemática A

3.3. N.º de alunos envolvidos:

68 regulares + 15 esporádicos

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Os alunos levam produtos da horta para casa, uma a duas vezes por período letivo, para partilhar com as suas famílias.
Os encarregados de educação de uma das turmas participantes receberam alhos franceses, na reunião de janeiro, com o Diretor de Turma.
Uma família, ligada ao setor da restauração, enviou-nos resíduos hortícolas para o compostor da horta.
O avô de um dos alunos cedeu batatas greladas para plantarmos.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Tratando-se de um projeto de voluntariado, o "Horta para Todos", o objetivo principal desta horta é usar as práticas de cultivo biológicas para produzir hortícolas destinados à doação para famílias desfavorecidas sinalizadas pelas escolas do Agrupamento.
Semanalmente, desde finais de outubro, 2 a 4 famílias puderam receber alfaces, couves, alhos franceses, nabiça, espinafres, acelgas, favas, batatas, cenouras, curgetes e, mais recentemente, tomates.
A partir de meados do 2º período, professores e assistentes operacionais e/ou técnicas da escola também puderam levar para casa diversos produtos da horta e, simultaneamente, contribuírem com donativos para assegurar a compra de novas plantas e sementes, bem como fertilizantes orgânicos, para assegurar a continuidade do projeto no próximo ano letivo.
O projeto também facilitou a abordagem do tema da agricultura, na disciplina de Geografia A, refletindo-se na melhoria dos resultados obtidos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Estiveram diretamente envolvidas no projeto as turmas 11ºC, 11ºD e 11ºF. Por isso, a manutenção da horta foi feita, maioritariamente, fora do horário dos alunos, tendo estes sido divididos por grupos de 4 a 6 elementos e ido realizar tarefas no período da tarde, entre as 16h30 e as 17h, no caso das turmas 11ºD e 11ºF, e no final da manhã, entre as 12h30 e as 13h, no caso do 11ºC. Cada grupo realizou 6 turnos de 30 minutos ao longo do ano letivo, de acordo com uma escala definida no início de cada período. Quando as condições atmosféricas não permitiram ir à horta, fizeram-se alterações nas escalas dos grupos, de modo a garantir o cumprimento de todos os turnos previstos. Os alunos que por algum motivo faltaram aos seus turnos, cumpriram-nos noutras datas a seguir.
Em todas as semanas de cada período letivo, à exceção da primeira e da última, houve sempre alunos a participar nas tarefas de manutenção da horta, orientados pelos professores envolvidos.
Em finais de outubro, houve a participação de um grupo de voluntários e de crianças do Projeto Gratitude Kids, que vieram semear favas e plantar alhos franceses. O mesmo voltou a acontecer no início de dezembro, com a participação de duas turmas de 4º ano da Escola Básica N.º9 do Barreiro, que foram orientados pelos alunos do 11ºF na concretização das tarefas na horta e na realização de atividades sobre a agricultura biológica.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza inicial da vegetação espontânea que cobria o solo contou com a colaboração dos serviços camarários, assim como a mobilização primária do solo, com o uso de uma pequena fresa.
Depois, foram os professores e os alunos que passaram a usar enxadas e ancinhos para fazer os canteiros e os diferentes cultivos.
A fertilização foi feita com estrume de origem orgânica e também se usou basalto em pó.
Apesar de já existir compostagem, ainda não se usou o respetivo composto para fertilizar a horta. Será um dos objetivos a cumprir no início do próximo ano letivo.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Recolhemos folhas de produtos da horta para o compostor e folhas secas de sobreiros da escola. Também adicionámos cascas de nabo, cenoura, banana, cebola, entre outros resíduos orgânicos, enviados por familiares dos alunos e trazidos por professores.
Regamos esporadicamente os resíduos para acelerar a sua decomposição.
O refeitório da escola não cozinha as refeições. Apenas é usado para servir refeições em regime "take away" e, por isso, não produz resíduos úteis para a compostagem.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Fava e ervilha (leguminosas nitrificadora), alho francês (repelente de pragas), batata, couve (várias espécies), tomate (várias espécies), curgete, cebola (repelente de pragas), alface, nabo, espinafre, ervas aromáticas (coentro, salsa, tomilho, salva, cidreira, alecrim...), girassol e outras flores para atrair insetos polinizadores.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

É difícil estimar este valor, dada a grande dimensão que a horta atingiu neste ano letivo e devido à diversidade e quantidade de produtos cultivados, mas foram certamente atingidos, no mínimo, 180 kg. Por exemplo, sabemos que colhemos 26 kg de batatas e 38 kg de favas. Os alhos franceses, a cultura mais bem sucedida deste ano, juntamente com as alfaces, couves, espinafres, curgetes, cenouras, tomates e cebolas permitem atingir e ultrapassar o restante valor.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Como já foi referido, grande parte dos produtos da horta foi doada, semanalmente, a 2, 3 ou 4 famílias desfavorecidas.
Esporadicamente, os próprios alunos envolvidos no projeto também receberam alguns produtos, assim como alguns encarregados de educação.
Também foi feita a partilha de produtos da horta com professores e assistentes operacionais e técnicas da escola.
Uma vez em cada período, com a colaboração das Docentes de Educação Especial e os respetivos alunos, fez-se sopa com produtos da horta, para doar às famílias suprarreferidas.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Em março de 2023, adquirimos 2 tanques de 500 litros cada para armazenar água da chuva que não chegaram a ser utilizados por falta de precipitação, nos meses de abril e maio.
Neste ano letivo, a situação alterou-se: não só houve muito mais precipitação, como também passámos a ter 4 desses tanques que se encheram várias vezes, possibilitando regar as culturas com essa água, através de regadores e baldes. Assim, raramente foi necessário regar com água da rede de abastecimento público, o que se tem verificado a partir do início de maio.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, através de observação direta, todos os dias em que houve turnos na horta.
Instalámos uma aplicação no telemóvel (Plantix) para identificar pragas e doenças, mas não foi suficientemente testada ainda.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Houve muitas pragas de lagartas verdes nas couves, que não conseguimos controlar devido ao facto de as couves terem sido plantadas demasiado juntas e o extrato de urtiga não ter sido eficaz, devido à queda de chuva no próprio dia e nos seguintes à aplicação do mesmo.
Foram usadas borras de café, como repelente para caracóis e lesmas.
As ervas daninhas foram sendo mondadas de acordo com as necessidades.
Tem havido doenças nos tomateiros que também não temos sabido controlar.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Confecção de Sopas
Uma vez em cada período, com a colaboração das docentes de Educação Especial e dos respetivos alunos, fez-se sopa com produtos da horta, para doar às famílias apoiadas pelo projeto de voluntariado "Horta para Todos!".
Os alunos colheram os produtos e participaram nas tarefas de preparação dos mesmos para a confecção das sopas, sob a orientação das docentes e da assistente operacional que lhes presta apoio.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aulas na horta
Alunos do 1ºCiclo e alunos do Ensino Secundário realizaram inúmeras aprendizagens na horta biológica. Por vezes, com a ajuda de familiares próximos, semanalmente, sob a orientação dos professores, algumas vezes, com a exemplificação por parte de alunos mais velhos, todos viveram experiências enriquecedoras de entreajuda e de promoção da sustentabilidade ambiental e alimentação saudável, a partir da prática da agricultura biológica.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Solidariedade, circularidade e interdisciplinaridade
Assim que foi possível iniciar a colheita de produtos da horta, a partir de finais de outubro, até meados de maio, doámos, semanalmente, espinafres, acelgas, couves, alhos franceses, alfaces, batatas, entre outros hortícolas, a famílias desfavorecidas de escolas do Agrupamento. Muitas vezes, os nossos produtos complementaram as refeições recolhidas por voluntários, num restaurante local, à sexta-feira à noite.
Construímos um espantalho, a Hortalinda, a partir de materiais reutilizáveis e recicláveis como tecidos, garrafões e garrafas de plástico, tampinhas, latas de refrigerantes, guarda-chuvas estragados, uma bola de futebol, uma esfregona, fios elétricos, entre outros adereços.
Determinámos a área total aproximada da nossa horta, através de medições realizadas por grupos mistos de alunos das turmas 10ºE e 11ºF, em interdisciplinaridade entre Geografia A e Matemática A.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A Escola Secundária de Casquilhos ocupa o espaço de uma antiga quinta, possuindo muitos espaços verdes, sobreiros e inclusive uma mata de eucaliptos dentro do respetivo recinto. Por isso, existem muitas aves como melros, gaios, pombos e corvos que frequentam a horta, sendo esta uma fonte de alimento para as mesmas.
A excelente recetividade dos alunos e encarregados de educação, professores e assistentes operacionais e técnicos perante este projeto, bem como o apoio logístico prestado pela Câmara Municipal do Barreiro, revelaram-se cruciais para o seu sucesso. A todos o nosso MUITO OBRIGADO.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.canva.com/design/DAFnAWJq1SI/DyMNgf2dIQ4FS93Md3UGnQ/edit?utm_content=DAFnAWJq1SI&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton