Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2023/24
Escola Secundária de Casquilhos (Barreiro)
A Nossa Horta Bio
Horta grande (superior a 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Os encarregados de educação de uma das turmas participantes receberam alhos franceses, na reunião de janeiro, com o Diretor de Turma.
Uma família, ligada ao setor da restauração, enviou-nos resíduos hortícolas para o compostor da horta.
O avô de um dos alunos cedeu batatas greladas para plantarmos.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Semanalmente, desde finais de outubro, 2 a 4 famílias puderam receber alfaces, couves, alhos franceses, nabiça, espinafres, acelgas, favas, batatas, cenouras, curgetes e, mais recentemente, tomates.
A partir de meados do 2º período, professores e assistentes operacionais e/ou técnicas da escola também puderam levar para casa diversos produtos da horta e, simultaneamente, contribuírem com donativos para assegurar a compra de novas plantas e sementes, bem como fertilizantes orgânicos, para assegurar a continuidade do projeto no próximo ano letivo.
O projeto também facilitou a abordagem do tema da agricultura, na disciplina de Geografia A, refletindo-se na melhoria dos resultados obtidos.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Em todas as semanas de cada período letivo, à exceção da primeira e da última, houve sempre alunos a participar nas tarefas de manutenção da horta, orientados pelos professores envolvidos.
Em finais de outubro, houve a participação de um grupo de voluntários e de crianças do Projeto Gratitude Kids, que vieram semear favas e plantar alhos franceses. O mesmo voltou a acontecer no início de dezembro, com a participação de duas turmas de 4º ano da Escola Básica N.º9 do Barreiro, que foram orientados pelos alunos do 11ºF na concretização das tarefas na horta e na realização de atividades sobre a agricultura biológica.
7. Como é feita a preparação do solo?
Depois, foram os professores e os alunos que passaram a usar enxadas e ancinhos para fazer os canteiros e os diferentes cultivos.
A fertilização foi feita com estrume de origem orgânica e também se usou basalto em pó.
Apesar de já existir compostagem, ainda não se usou o respetivo composto para fertilizar a horta. Será um dos objetivos a cumprir no início do próximo ano letivo.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Regamos esporadicamente os resíduos para acelerar a sua decomposição.
O refeitório da escola não cozinha as refeições. Apenas é usado para servir refeições em regime "take away" e, por isso, não produz resíduos úteis para a compostagem.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Esporadicamente, os próprios alunos envolvidos no projeto também receberam alguns produtos, assim como alguns encarregados de educação.
Também foi feita a partilha de produtos da horta com professores e assistentes operacionais e técnicas da escola.
Uma vez em cada período, com a colaboração das Docentes de Educação Especial e os respetivos alunos, fez-se sopa com produtos da horta, para doar às famílias suprarreferidas.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Neste ano letivo, a situação alterou-se: não só houve muito mais precipitação, como também passámos a ter 4 desses tanques que se encheram várias vezes, possibilitando regar as culturas com essa água, através de regadores e baldes. Assim, raramente foi necessário regar com água da rede de abastecimento público, o que se tem verificado a partir do início de maio.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Instalámos uma aplicação no telemóvel (Plantix) para identificar pragas e doenças, mas não foi suficientemente testada ainda.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Foram usadas borras de café, como repelente para caracóis e lesmas.
As ervas daninhas foram sendo mondadas de acordo com as necessidades.
Tem havido doenças nos tomateiros que também não temos sabido controlar.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Uma vez em cada período, com a colaboração das docentes de Educação Especial e dos respetivos alunos, fez-se sopa com produtos da horta, para doar às famílias apoiadas pelo projeto de voluntariado "Horta para Todos!".
Os alunos colheram os produtos e participaram nas tarefas de preparação dos mesmos para a confecção das sopas, sob a orientação das docentes e da assistente operacional que lhes presta apoio.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Alunos do 1ºCiclo e alunos do Ensino Secundário realizaram inúmeras aprendizagens na horta biológica. Por vezes, com a ajuda de familiares próximos, semanalmente, sob a orientação dos professores, algumas vezes, com a exemplificação por parte de alunos mais velhos, todos viveram experiências enriquecedoras de entreajuda e de promoção da sustentabilidade ambiental e alimentação saudável, a partir da prática da agricultura biológica.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Assim que foi possível iniciar a colheita de produtos da horta, a partir de finais de outubro, até meados de maio, doámos, semanalmente, espinafres, acelgas, couves, alhos franceses, alfaces, batatas, entre outros hortícolas, a famílias desfavorecidas de escolas do Agrupamento. Muitas vezes, os nossos produtos complementaram as refeições recolhidas por voluntários, num restaurante local, à sexta-feira à noite.
Construímos um espantalho, a Hortalinda, a partir de materiais reutilizáveis e recicláveis como tecidos, garrafões e garrafas de plástico, tampinhas, latas de refrigerantes, guarda-chuvas estragados, uma bola de futebol, uma esfregona, fios elétricos, entre outros adereços.
Determinámos a área total aproximada da nossa horta, através de medições realizadas por grupos mistos de alunos das turmas 10ºE e 11ºF, em interdisciplinaridade entre Geografia A e Matemática A.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
A excelente recetividade dos alunos e encarregados de educação, professores e assistentes operacionais e técnicos perante este projeto, bem como o apoio logístico prestado pela Câmara Municipal do Barreiro, revelaram-se cruciais para o seu sucesso. A todos o nosso MUITO OBRIGADO.
15.1. Link para a página da horta: