Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Colégio Paulo VI (Gondomar)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2-3 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

10

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Pré Escolar e 1º Ciclo

3.3. N.º de alunos envolvidos:

300

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

20

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As Famílias logo no início do ano letivo têm conhecimento da existência da Horta, até porque no Pré escolar todas as salas têm a hora Verde contemplada na componente letiva, e nessa dinâmica são convidados a poderem vir à nossa horta realizar atividades com as crianças.
Assim, esta dinâmica acontece sempre que as famílias se disponibilizam.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

O espaço da Horta motiva os alunos/crianças a terem comportamentos mais adequados em relação à natureza.
Permite que a Comunidade tenha noção do processo dos alimentos, isto é, que temos que semear as sementes dos legumes, regar, tirar as ervas daninhas, regar e apanhar os legumes para serem confeccionados. (ou seja, não é um processo imediato).
Permite-lhes começar a perceber que também os legumes, frutas têm uma época do ano própria.
Permite-lhes contribuir para a confecção da sopa e saladas que comem no colégio.
Sentirem- se úteis e capazes de "produzir" alguns legumes.
Permitir aos adultos (Família ou funcionários) transmitir experiências e ensinamentos de como cuidar da horta.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Todos os dias uma sala do Pré escolar é responsável por cuidar da horta, seja a semear novos legumes, árvores de frutas, ervas aromáticas, como a cuidar do que já está plantado na horta.
A repartição das tarefas é feita durante as reuniões de departamento, de acordo com as necessidades da horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo é realizada pelos funcionários que estão destacados para esta função.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Temos favas; ervilhas; nabiças, alface e árvores de frutas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

10 kg.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os legumes que apanhamos da Horta vão para a nossa cantina.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é realizada pelos grupos que vão de manhã à horta, de forma a não se apanhar os momentos de maior calor do dia. Por outro lado, tentamos sempre que possível utilizar a água que é recolhida pela chuva, numa espécie de barril de chuva.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim é feita, através de observação direta e sempre que os grupos vão à horta, por isso, todas as semanas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Formigas.
Utilizamos um "remédio caseiro" dado por uma avó, que consistiu em juntar vinagre, com um pouco de detergente da loiça, água e pulverizar nos legumes afetados.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Feira na escola - realizamos uma feira da sustentabilidade, onde tínhamos uma banquinha, "Mercado Biológico", onde se vendiam produtos locais (legumes e frutas). Nessa Feira também foi possível realizar uma oficina de plantação de ervilhas e alface.
Esta feira era aberta a toda a comunidade escolar onde participaram crianças desde a creche ao 12º ano. Foi interessante observar que a comunidade de uma forma geral ficou entusiasmada com a realização da feira, onde tivemos cerca de 250 pessoas nessa manhã.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Sempre que possível quando são colhidos legumes da horta, estes são entregues na cantina onde serão colocados na sopa ou as crianças em atividade de culinária podem confeccionar saladas.
Esta ação contribui para que, muitas vezes, aceitem comer legumes que antes não comiam.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Aproveitamos o espaço da horta para explorar as árvores de frutos que estão plantadas, as ervas aromáticas que lá estão semeadas,bem como os animais que são encontrados.
Por outro lado, sempre que é possível conjugamos as atividades que estão a ser desenvolvidas em sala, com o espaço da horta, desde contar histórias, cantar músicas, dias festivos, etc.
Os grupos demonstram gostar bastante destas dinâmicas, pois estão ao ar livre.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

À volta da horta tem um espaço verde bastante grande que possibilita que as crianças explorem livremente a Natureza (flora e fauna), onde transformam elementos naturais em brinquedos (varinhas mágicas, acessórios para fazer bolos, sopa, etc.) e com os amigos encontram soluções para novos desafios. Para além de que ajuda as crianças a perderem o medo de alguns animais que aparecem no meio das brincadeiras.

15.1. Link para a página da horta: