Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2023/24
Colégio Paulo VI (Gondomar)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Assim, esta dinâmica acontece sempre que as famílias se disponibilizam.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Permite que a Comunidade tenha noção do processo dos alimentos, isto é, que temos que semear as sementes dos legumes, regar, tirar as ervas daninhas, regar e apanhar os legumes para serem confeccionados. (ou seja, não é um processo imediato).
Permite-lhes começar a perceber que também os legumes, frutas têm uma época do ano própria.
Permite-lhes contribuir para a confecção da sopa e saladas que comem no colégio.
Sentirem- se úteis e capazes de "produzir" alguns legumes.
Permitir aos adultos (Família ou funcionários) transmitir experiências e ensinamentos de como cuidar da horta.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A repartição das tarefas é feita durante as reuniões de departamento, de acordo com as necessidades da horta.
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Utilizamos um "remédio caseiro" dado por uma avó, que consistiu em juntar vinagre, com um pouco de detergente da loiça, água e pulverizar nos legumes afetados.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Esta feira era aberta a toda a comunidade escolar onde participaram crianças desde a creche ao 12º ano. Foi interessante observar que a comunidade de uma forma geral ficou entusiasmada com a realização da feira, onde tivemos cerca de 250 pessoas nessa manhã.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Esta ação contribui para que, muitas vezes, aceitem comer legumes que antes não comiam.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Por outro lado, sempre que é possível conjugamos as atividades que estão a ser desenvolvidas em sala, com o espaço da horta, desde contar histórias, cantar músicas, dias festivos, etc.
Os grupos demonstram gostar bastante destas dinâmicas, pois estão ao ar livre.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: