Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2023/24
Jardim de Infância de Serpins (Lousã)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
- colaborando na preparação do terreno, lavrando a terra com trator, envolvendo o composto que produzimos no Jardim de Infância, para onde canalizamos todas as folhas secas que recolhemos, no outono, das árvores do nosso Jardim, assim como todos os resíduos verdes do refeitório, casacas de ovo e casacas de frutas, participando nas plantações, organização e arranjo do solo;
- contribuindo com sementes e plantas;
- participando nas "Feiras do Jardim" adquirindo os hortícolas produzidos, sendo esse dinheiro canalizado para o enriquecimento do material lúdico/didático do Jardim;
- contribuindo com materiais necessários ao desenvolvimento da atividade na horta, sempre que solicitados.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
- Promove o conhecimento dos variados legumes;
- Promove o conhecimento da constituição das plantas;
- Promove o acompanhamento e desenvolvimento das plantas;
- Promove o incentivo do desenvolvimento de uma agricultura sustentável e biológica;
- Promove o consumo de futas e legumes, ou seja, de uma alimentação saudável.
Na comunidade:
- Promove a colaboração de toda a comunidade educativa, nas diferentes fases de implementação e desenvolvimento da horta.
- Sensibilização para a agricultura biológica e valorização dos produtos locais.
- Promove o convívio saudável entre as famílias.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
Após esta preparação do terreno e com o apoio de todo o pessoal envolvido e das crianças, fomos introduzindo as sementeiras e as plantações.
Tínhamos um compostor, a junta de freguesia ofereceu-nos mais dois, uma vez que temos árvores de folha caduca no Jardim de Infância e tínhamos necessidade de maior capacidade de armazenamento de resíduos para produção de composto. Produzimos composto com resíduos verdes do refeitório, com folhas secas das árvores do Jardim.
A limpeza da horta de ervas daninhas é feita com o envolvimento das crianças, dos adultos que as acompanham no Jardim de Infância, as famílias também são convidadas a participar sempre que necessário. O mesmo acontece nas plantações e renovação de produtos da Horta Bio
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Outros entraram na confeção de sopas e saladas que as crianças degustaram no Jardim.
No dia da Família / Dia Eco Escolas celebrado no Jardim de Infância, foi confecionada sopa, utilizando legumes da horta e que foi servida às famílias e crianças que participaram no evento.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Temos um depósito para recolha da água da chuva, privilegiamos a sua utilização na rega.
Como este ano choveu bastante e com regularidade, não foi necessário regar a horta, somente o fizemos aquando das sementeiras e das novas plantações.
A rega é feita sempre no início da manhã de forma a rentabilizar melhor a absorção de água pelo terreno e pelas plantas.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
- Constituição das plantas;
- Diferença entre semear e plantar;
- Compostagem;
- Rega. Quando regar: melhor altura do dia para regar; como regar.
- Manutenção da horta: recolha de ervas daninhas; novas plantações, ….
- Alimentação saudável e sustentável.
- Acompanhamento diário do desenvolvimento das diferentes plantas da horta, desde a germinação ao produto final.
- Utilização das sementes obtidas na horta para futuras sementeiras.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
- Sempre que houver legumes disponíveis para o fazer, envolvendo as crianças, pessoal docente e não docente assim como o pessoal da cozinha, que prepara as refeições das crianças.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
- Venda de produtos às famílias, sempre que houver legumes disponíveis para o fazer, envolvendo as crianças, pessoal docente e não docente, incluindo monitoras das AAAF.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
O forte envolvimento das famílias, da comunidade local e da Junta de Freguesia de Serpins. O saudável convívio nos momentos em que as famílias se juntavam para cuidar da Horta Bio.
15.1. Link para a página da horta: