saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Cerca de seis anos
2. Área aproximada da horta (m²):
15 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
1
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Ciências Naturais.
3.3. N.º de alunos envolvidos:
25
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
3
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Sempre que é necessário selecionar plantas; formas de combater pragas. A frequência é sempre que é necessário.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Os produtos são consumidos pelos professores e funcionários da escola com uma grande aderência. é pena a horta ser tão pequena. Os alunos adoram ir todas as semanas à rua; os conteudos programáticos da disciplina de ciências tem sido dados maioritariamente usando a horta como sala de aula.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Semanalmente os alunos vão à horta, uns ficam encarregues de regar; outros de arrancar ervas; outros de registar as mudanças verificadas. Estas tarefas vão rodando conforme a semana.
7. Como é feita a preparação do solo?
A limpeza foi feita no início do ano por dois auxiliares; depois foi colocado um pouco de estrume de cavalo e composto dos nossos compostores.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Os alunos trazem semanalmente cascas de fruta; todos as ervas, paus, folhas são colocadas no compostor.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Alfaces; nabiças; alho francês; favas; tomates; salsa; coentros; alecrim;
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
5 kg
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Venda na sala dos professores.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Até ao mês de maio tem sido feita rega com recurso a um regador. Após este mês é ligada a rega automática nos períodos de menor intensidade solar durante dez minutos, duas vezes por dia.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim , semanalmente verficamos a nossa culturas.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Sim, este ano tivemos duas pragas, caracois e piolho. Usamos agua com vinagre e foi suficiente para afastar as pragas.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Aulas na horta - foram aboradados diversos conteudos com recurso à horta, desde fatores abioticos e bióticos; cadeias alimentares; desenvolvimento sustentável. Os alunos aderiram com entusiasmo e realizaram aprendizagens significativas.
Atividade 2:
Descrição:
Feira na escola - Desde há três semanas temos vendido os produtos da horta na sala de professores. Os produtos esgotam logo, infelizmente a produção é reduzida.
Atividade 3:
Descrição:
Feira na comunidade - No início do ano voltamos a realizar a nossa feira da sustentabilidade onde vendemos os produtos que ainda restavam do ano passado. É um momento marcante na nossa escola, onde participa também a junta de freguesia de Belém; a EPAL e a Associação de Pais.
15. Outros aspetos de realce da horta:
Nada a acrescentar.
15.1. Link para a página da horta: