Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Externato de S. José (Lisboa)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Cerca de seis anos

2. Área aproximada da horta (m²):

15 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

25

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Sempre que é necessário selecionar plantas; formas de combater pragas. A frequência é sempre que é necessário.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os produtos são consumidos pelos professores e funcionários da escola com uma grande aderência. é pena a horta ser tão pequena. Os alunos adoram ir todas as semanas à rua; os conteudos programáticos da disciplina de ciências tem sido dados maioritariamente usando a horta como sala de aula.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Semanalmente os alunos vão à horta, uns ficam encarregues de regar; outros de arrancar ervas; outros de registar as mudanças verificadas. Estas tarefas vão rodando conforme a semana.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza foi feita no início do ano por dois auxiliares; depois foi colocado um pouco de estrume de cavalo e composto dos nossos compostores.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Os alunos trazem semanalmente cascas de fruta; todos as ervas, paus, folhas são colocadas no compostor.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces; nabiças; alho francês; favas; tomates; salsa; coentros; alecrim;

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

5 kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Venda na sala dos professores.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Até ao mês de maio tem sido feita rega com recurso a um regador. Após este mês é ligada a rega automática nos períodos de menor intensidade solar durante dez minutos, duas vezes por dia.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim , semanalmente verficamos a nossa culturas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Sim, este ano tivemos duas pragas, caracois e piolho. Usamos agua com vinagre e foi suficiente para afastar as pragas.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas na horta - foram aboradados diversos conteudos com recurso à horta, desde fatores abioticos e bióticos; cadeias alimentares; desenvolvimento sustentável. Os alunos aderiram com entusiasmo e realizaram aprendizagens significativas.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Feira na escola - Desde há três semanas temos vendido os produtos da horta na sala de professores. Os produtos esgotam logo, infelizmente a produção é reduzida.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Feira na comunidade - No início do ano voltamos a realizar a nossa feira da sustentabilidade onde vendemos os produtos que ainda restavam do ano passado. É um momento marcante na nossa escola, onde participa também a junta de freguesia de Belém; a EPAL e a Associação de Pais.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Nada a acrescentar.

15.1. Link para a página da horta: