Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2023/24
Escola EB/S Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas (Câmara de Lobos)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
No âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, os alunos deslocam-se à horta para realizarem plantações e colheita de produtos.
7. Como é feita a preparação do solo?
Existem algumas plantas que já vem dos anos anteriores. (aloé vera; muitas aromáticas).
Espontaneamente aparece rúcula (que provêm da disseminação), outras são introduzidas de acordo com as reservas de sementes ou estacas disponibilizadas pelos professores responsáveis pela manutenção e pelo jardineiro da escola.
A fertilização é feita apenas recorrendo a chorume e composto.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Os materiais recolhidos são encaminhados para duas caixas de compostagem, organizadas pelo jardineiro da escola.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
A aprendizagem das consociações foi apenas feita para as cebolas e as alfaces, alfaces e alho franc
ês, beterrabas e alho francês, couve e alface, couve e beterrabas.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Uma parte é disponibilizada para a cantina escolar.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Todos os dias são confecionados chá para disponibilizar à comunidade educativa, quer seja, no bar dos alunos, quer seja no bar dos professores. O chá varia todos os dias e é feito com as ervas aromáticas, presentes na nossa horta.
Para os almoços na escola eram utilizados produtos colhidos na horta.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: