Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2023/24
Centro Infantil da Casa do Povo de Oliveirinha (Aveiro)
A Nossa Horta Bio
Horta grande (superior a 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
De acordo com as diferentes fases da horta cada grupo realiza as diferentes atividades.
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Confecção de receitas simples com as crianças
Mercados/feira de venda de produtos da horta
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Os pássaros, afastamos com a presença do nosso Espantalho: "Hortaliça"
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
A engenheira Mónica da AveiroCompostar sensibilizou o grupo para a realização do processo de compostagem alargando conhecimentos sobre o mesmo: Quais os resíduos que se podem colocar na compostagem, classificação dos diferentes resíduos em resíduos secos e resíduos húmidos; forma como os resíduos devem ser colocados no compostor.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Cada criança colheu as diferentes ervas aromáticas e colocou em saquinhos para oferecer à mãe.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Temos uma estação de compostagem e uma estação de recolha de águas pluviais.
15.1. Link para a página da horta: