Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Centro Infantil da Casa do Povo de Oliveirinha (Aveiro)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

100 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Áreas de conteúdo e domínios de aprendizagem

3.3. N.º de alunos envolvidos:

48

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

6

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Ao longo do ano as famílias ajudam-nos na preparação do terreno, lavrar e fresar; na realização dos canteiros, na partilha de pés de legumes e na sementeira dos mesmos.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Observámos que ingerem maiores quantidades de legumes, identificam maior número de legumes,

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta é contemplada na planificação semanal. Semanalmente cada grupo de pré-escolar vai à horta realizar diferentes tarefas, nomeadamente: colocar restos de frutas, legumes ou relva seca na estação de compostagem; preparação do terreno com o arrancar das ervas daninhas e o espalhar do composto; sementeira e plantação de legumes, ervas aromáticas ou ervas de chá; regar e colher.
De acordo com as diferentes fases da horta cada grupo realiza as diferentes atividades.

7. Como é feita a preparação do solo?

Numa primeira fase cada grupo arranca as ervas do terreno/horta. Posteriormente espalhamos o composto (restos de fruta, legumes, folhas secas, caruma existente nos pinhais circundantes, borras de café e relva cedida pela Junta de Freguesia, deixando o terreno em repouso. De seguida com a colaboração das famílias é realizado processo de fresar e lavrar do terreno. Numa fase seguinte convidamos os pais e crianças a elaborar os canteiros para iniciar as novas sementeiras. As famílias disponibilizam-se para trazer algumas sementes ou pés de legumes.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Restos de fruta e legumes, folhas secas das árvores do nosso recreio, caruma recolhida nos pinhais, relva seca do nosso espaço verde e espaços da comunidade (piscina e campo de futebol) recolhidos pelas crianças

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Não realizamos.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

85kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Confecção das ementas escolares
Confecção de receitas simples com as crianças
Mercados/feira de venda de produtos da horta

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita pelas crianças com regadores no período da manhã.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

As pragas que temos são os caracóis e os pássaros. Os caracóis combatemos com a presença de cascas de ovos trituradas semanalmente pelas crianças. Os caracóis são alojados pelas crianças no nosso hotel de insetos.
Os pássaros, afastamos com a presença do nosso Espantalho: "Hortaliça"

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Confeção de pequenas refeições (sopas, saladas, bolos,...) ao longo das diferentes épocas do ano, com os legumes sazonais com a participação ativa das crianças.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Ação de formação sobre compostagem:
A engenheira Mónica da AveiroCompostar sensibilizou o grupo para a realização do processo de compostagem alargando conhecimentos sobre o mesmo: Quais os resíduos que se podem colocar na compostagem, classificação dos diferentes resíduos em resíduos secos e resíduos húmidos; forma como os resíduos devem ser colocados no compostor.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Prenda do dia da mãe
Cada criança colheu as diferentes ervas aromáticas e colocou em saquinhos para oferecer à mãe.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Temos um cantinho de ervas aromáticas e um cantinho de ervas de chá.
Temos uma estação de compostagem e uma estação de recolha de águas pluviais.

15.1. Link para a página da horta: