Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

EPB - Escola Profissional de Braga (Braga)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Três anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

37m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Área de Integração

3.3. N.º de alunos envolvidos:

20

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos sentem-se mais sensibilizados para a agricultura biológica e para o contato coma natureza.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Uma turma tem uma escala, que cumpre com parâmetros como rega e manutenção da mesma.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo é envolvido com o resultado da compostagem, estando os alunos com tarefas definidas para o trabalho de manutenção.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Podas, ramos velhos de árvores circundantes à escola, relva, folhas e alguns resíduos orgânicos das refeições dos alunos.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface, beterraba, cebolinho, couve, morangos.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

2Kilos

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Fazer um mercado na escola de produtos oriundos da horta para sensibilizar a comunidade escolar a consumir produtos biológicos.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A gestão da rega é feita através de uma escala previamente definida entre os alunos e os funcionários.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Nos canteiros da horta existem ervas aromáticas que foram estrategicamente colocadas para o controlo de pragas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas na horta, dinamizadas por uma técnica do município e envolveu cerca de 3 turmas.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aula na horta sobre a compostagem

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

www.epb.pt