Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola Básica de Soure (Soure)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Segundo ano de existência

2. Área aproximada da horta (m²):

Canteiro pequeno - 10 metros quadrados Canteiro grande - 35 metros quadrados

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

10

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

1º Ciclo - Todas as disciplinas

3.3. N.º de alunos envolvidos:

146

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Sempre que solicitadas com o envio de sementes e plantas para a horta e na aquisição dos produtos produzidos.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A manutenção da horta biológica continua a provocar mudanças nos hábitos alimentares e nutricionais dos alunos(Educação Alimentar), é um meio para promover a saúde e uma melhor qualidade de vida para os alunos, e ainda contribuiu para a consciência ambiental e a luta contra o desperdício.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é feita semanalmente com as tarefas de limpeza de ervas daninhas e rega distribuídas por todas as turmas em sistema de rotatividade.
No momento da colheita esta é feita por todas as turmas em conjunto, para que haja um momento de partilha dos resultados alcançados por todos.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo: a área da horta está demarcada com um muro de pequena altura, depois de limpo, foi cavado superficialmente com máquina.
Mobilização do solo- tentámos fazer uma mobilização superficial em toda a superfície do solo e de seguida só na linha de sementeira.
Fertilização - foi adicionada alguma matéria orgânica (húmus) e alguns sacos de substrato hortícola, inicialmente e ao longo do ano, sempre que necessário, foi adicionado composto, resultante da compostagem que temos num canto da horta.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Desperdício da cantina resultante da preparação das refeições, restos deixados pelos alunos aquando das refeições feitas na cantina, cascas, caroços e restos dos lanchinhos, restos do programa alimentar Fruta Escolar e ainda o que resulta da limpeza da horta.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Espaço grande - Batata, ervilhas, couves, favas, tomate cherie, tremoço, abóboras, rabanetes, curgete.
Espaço pequeno - Alfaces, cebola, morangos.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

A totalidade das culturas , este ano, resultaram em 45Kg de produtos

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos da horta são adquiridos por professores, funcionários da escola e encarregados de educação.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A água é recolhida em garrafões e poceiros colocados nas saídas das caleiras. Esta água é despejada num bidão contentor, daí é feita a trasfega em regadores para regar a horta. A rega é realizada mediante a necessidade das culturas e tentando só utilizar a água recolhida.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas na Horta - aconteceram frequentemente (2 a 4 vezes por mês), abordam-se todos os tipos de conteúdos desde o português, matemática e estudo do meio até aos das expressões artísticas.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta escolar pode ser considerada um “laboratório vivo”, isto porque, é possível acompanhar todo o desenvolvimento do que é plantado e semeado de forma harmoniosa, possibilitando também complementar as atividades escolares. Esta atividade enriquece o currículo escolar e melhora de forma significativa as aprendizagens dos alunos, além de proporcionar produtos alimentícios saudáveis, livres de produtos tóxicos. Uma horta escolar traz um sem número de benefícios, tais como: alimentos saudáveis, redução dos gastos com alimentação (quando atingida uma produção considerável), consciência ambiental, possibilidade de atividades teóricas, práticas pedagógicas e muitas outras. Todos esses aspetos positivos tornam-se ainda mais evidentes e eficazes, dado que a escola está inserida numa zona semirrural.

15.1. Link para a página da horta: