saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Segundo ano de existência
2. Área aproximada da horta (m²):
Canteiro pequeno - 10 metros quadrados Canteiro grande - 35 metros quadrados
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
10
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
1º Ciclo - Todas as disciplinas
3.3. N.º de alunos envolvidos:
146
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
3
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Sempre que solicitadas com o envio de sementes e plantas para a horta e na aquisição dos produtos produzidos.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
A manutenção da horta biológica continua a provocar mudanças nos hábitos alimentares e nutricionais dos alunos(Educação Alimentar), é um meio para promover a saúde e uma melhor qualidade de vida para os alunos, e ainda contribuiu para a consciência ambiental e a luta contra o desperdício.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da horta é feita semanalmente com as tarefas de limpeza de ervas daninhas e rega distribuídas por todas as turmas em sistema de rotatividade.
No momento da colheita esta é feita por todas as turmas em conjunto, para que haja um momento de partilha dos resultados alcançados por todos.
7. Como é feita a preparação do solo?
A preparação do solo: a área da horta está demarcada com um muro de pequena altura, depois de limpo, foi cavado superficialmente com máquina.
Mobilização do solo- tentámos fazer uma mobilização superficial em toda a superfície do solo e de seguida só na linha de sementeira.
Fertilização - foi adicionada alguma matéria orgânica (húmus) e alguns sacos de substrato hortícola, inicialmente e ao longo do ano, sempre que necessário, foi adicionado composto, resultante da compostagem que temos num canto da horta.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Desperdício da cantina resultante da preparação das refeições, restos deixados pelos alunos aquando das refeições feitas na cantina, cascas, caroços e restos dos lanchinhos, restos do programa alimentar Fruta Escolar e ainda o que resulta da limpeza da horta.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Espaço grande - Batata, ervilhas, couves, favas, tomate cherie, tremoço, abóboras, rabanetes, curgete.
Espaço pequeno - Alfaces, cebola, morangos.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
A totalidade das culturas , este ano, resultaram em 45Kg de produtos
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Os produtos da horta são adquiridos por professores, funcionários da escola e encarregados de educação.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A água é recolhida em garrafões e poceiros colocados nas saídas das caleiras. Esta água é despejada num bidão contentor, daí é feita a trasfega em regadores para regar a horta. A rega é realizada mediante a necessidade das culturas e tentando só utilizar a água recolhida.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Aulas na Horta - aconteceram frequentemente (2 a 4 vezes por mês), abordam-se todos os tipos de conteúdos desde o português, matemática e estudo do meio até aos das expressões artísticas.
Atividade 2:
Atividade 3:
15. Outros aspetos de realce da horta:
A horta escolar pode ser considerada um “laboratório vivo”, isto porque, é possível acompanhar todo o desenvolvimento do que é plantado e semeado de forma harmoniosa, possibilitando também complementar as atividades escolares. Esta atividade enriquece o currículo escolar e melhora de forma significativa as aprendizagens dos alunos, além de proporcionar produtos alimentícios saudáveis, livres de produtos tóxicos. Uma horta escolar traz um sem número de benefícios, tais como: alimentos saudáveis, redução dos gastos com alimentação (quando atingida uma produção considerável), consciência ambiental, possibilidade de atividades teóricas, práticas pedagógicas e muitas outras. Todos esses aspetos positivos tornam-se ainda mais evidentes e eficazes, dado que a escola está inserida numa zona semirrural.
15.1. Link para a página da horta: