Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2023/24
Escola Secundária de Caldas das Taipas (Guimarães)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Contudo, produz-se, em média, aproximadamente 10 kg de produtos.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Os elementos da comunidade envolvidos compram as sementes/produtos a cultivar, plantam/semeiam, cuidam e colhem.
Os produtos colhidos são colocados à disposição da comunidade escolar que leva o(s) produto(s) colocando num mealheiro um valor monetário que considerem adequado, o qual reverte para uma instituição de solidariedade (APARF).
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
São utilizados garrafões, preparados para o efeito, para a recolha da água da chuva. Quando esta não é suficiente utilizamos a água da rede pública, com recurso a uma mangueira.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
As pragas e as ervas daninhas são removidas à mão e privilegia-se a biodiversidade.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Após o mês de março a frequência destas aulas na horta é, em geral, 1 vez por semana.
Os alunos envolvem-se com empenho, considerando estas tarefas como uma forma de descontração.
São envolvidos, na maior parte das aulas, 25 alunos.
O impacto na comunidade é bastante positivo, demonstrado, principalmente aquando da colheita dos produtos.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
A sementeira e/ou cultivo de plantas é feita uma vez no ano, com exceção da alface que é cultivada três vezes ao ano.
A colheita de algumas plantas é realizada uma vez no ano e de outras semanalmente, por exemplo as couves.
15.1. Link para a página da horta: