Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola Secundária de Caldas das Taipas (Guimarães)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

9

2. Área aproximada da horta (m²):

45

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

AOE - Aulas de Orientação Educativa e Biologia do 12.º ano.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

29

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Fornecem as plantas para cultivo e adquirem produtos colhidos, revertendo os lucros obtidos para fins solidários.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os produtos obtidos revertem a favor de entidades de solidariedade social, sensibilizando os alunos para causas sociais e proporcionando-lhes o desenvolvimento de competências ao nível da agricultura biológica e do relacionais entre pares.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta está organizada por canteiros, os quais estão distribuídos por grupos de alunos com um líder responsável pela sua manutenção.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza é realizada cortando toda a vegetação que fica a secar durante algum tempo. Depois, cava-se a terra, abrem-se regos, coloca-se a vegetação, que serve de fertilizante, que posteriormente, é coberta com terra. Este processo vai-se repetindo até a terra estar toda cavada. No final, alisa-se a terra e deixa-se em repouso aproximadamente um mês.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Batata normal e batata doce, alface, alho francês, tomate, pepino, abobora, couve lombarda e couve galega, pimentos, espinafres, feijão verde, cebola, brócolos, morangos e flores variadas. Com maior predominância de espinafres, tomates, alface, couves, morangos e aboboras.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

O objetivo não é propriamente a quantidade dos produtos, mas sim a variedade das diferentes culturas.
Contudo, produz-se, em média, aproximadamente 10 kg de produtos.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Fins solidários.
Os elementos da comunidade envolvidos compram as sementes/produtos a cultivar, plantam/semeiam, cuidam e colhem.
Os produtos colhidos são colocados à disposição da comunidade escolar que leva o(s) produto(s) colocando num mealheiro um valor monetário que considerem adequado, o qual reverte para uma instituição de solidariedade (APARF).

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A gestão da rega é feita pela observação da terra e pela experiência do supervisor (Professor).
São utilizados garrafões, preparados para o efeito, para a recolha da água da chuva. Quando esta não é suficiente utilizamos a água da rede pública, com recurso a uma mangueira.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização das pragas é feita semanalmente. Não são utilizados mecanismo de qualquer natureza.
As pragas e as ervas daninhas são removidas à mão e privilegia-se a biodiversidade.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Em várias aulas de AOE o Diretor de Turma dá as aulas na horta com o objetivo de ensinar aos alunos como se deve proceder à limpeza e à preparar da terra para o cultivo e à sementeira e/ou plantação das plantas.
Após o mês de março a frequência destas aulas na horta é, em geral, 1 vez por semana.
Os alunos envolvem-se com empenho, considerando estas tarefas como uma forma de descontração.
São envolvidos, na maior parte das aulas, 25 alunos.
O impacto na comunidade é bastante positivo, demonstrado, principalmente aquando da colheita dos produtos.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A limpeza mais profunda da horta e o virar da terra, envolvendo e cobrindo toda a vegetação, é realizada uma vez por ano.
A sementeira e/ou cultivo de plantas é feita uma vez no ano, com exceção da alface que é cultivada três vezes ao ano.
A colheita de algumas plantas é realizada uma vez no ano e de outras semanalmente, por exemplo as couves.

15.1. Link para a página da horta:

https://sites.google.com/site/percursosdafilosofia/educacao-para-a-cidadania/campanhas-de-solidariedade