Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola EB 2,3/S de Ourique (Ourique)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

5 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Físico-Química e Geografia

3.3. N.º de alunos envolvidos:

12

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Participaram com a doação de algumas sementes durante o primeiro período.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

- Promoção da autonomia e do trabalho em equipa;
- Interação social: A horta pode servir como espaço de convívio e interação entre os vários elementos que trabalham nela;
- Incentivo à pratica de atividades físicas: A manutenção da horta envolve atividades físicas (por exemplo: cavar a terra) contribuindo para os alunos se tornarem mais ativos e saudáveis;
- Promoção de uma alimentação saudável: Utilização dos produtos colhidos para elaboração de sopas na cantina.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos trabalham a horta em horário comum com os docentes coordenadores do Eco-Escolas.
A repartição de tarefas é feita de forma a que os alunos façam aquilo que mais lhes agrada. Assim, uns alunos arrancam as ervas, outros cavam, outros tratam da compostagem, outros regam e outros ocupam-se da recolha de lixo que por vezes vai parar à horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo foi feita manualmente, ou seja, os alunos e docentes cavaram e arrancaram as ervas com enxadas e a fertilização foi feita com estrume de cavalo doado por um auxiliar da educação que também rega a horta quando os alunos estão em aulas e não o podem fazer.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Cascas de legumes e cascas de ovos da cantina bem como borras de café provenientes do bar da escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Foram semeadas alfaces, favas, batatas e girassóis e plantados tomateiros, pimenteiros, curgetes hortelã e salsa.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Foram colhidas favas, cerca de 1,5 kg e os outros produtos ainda não foram colhidos.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Cantina escolar.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Os alunos regam no horário disponível e são auxiliados por um auxiliar da educação que efetua a rega quando os alunos não o podem fazer.
Utilizamos a água da chuva que foi recolhida e também água canalizada pois a da chuva não chega.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Apenas foram retirados os caracóis manualmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Foram doadas favas para confecção de uma sopa apenas uma vez.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: