Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2023/24
Escola EB 2,3/S de Ourique (Ourique)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
- Interação social: A horta pode servir como espaço de convívio e interação entre os vários elementos que trabalham nela;
- Incentivo à pratica de atividades físicas: A manutenção da horta envolve atividades físicas (por exemplo: cavar a terra) contribuindo para os alunos se tornarem mais ativos e saudáveis;
- Promoção de uma alimentação saudável: Utilização dos produtos colhidos para elaboração de sopas na cantina.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A repartição de tarefas é feita de forma a que os alunos façam aquilo que mais lhes agrada. Assim, uns alunos arrancam as ervas, outros cavam, outros tratam da compostagem, outros regam e outros ocupam-se da recolha de lixo que por vezes vai parar à horta.
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Utilizamos a água da chuva que foi recolhida e também água canalizada pois a da chuva não chega.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: