saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
8 anos
2. Área aproximada da horta (m²):
49
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
4
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Educação Visual; Ciências Naturais; Cidadania e Desenvolvimento
3.3. N.º de alunos envolvidos:
15
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
1
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Existe um grupo de alunos que adora ir para a horta, na maioria dos intervalos passa-os a trabalhar na hortinha e tem prazer em fazer todos os afazeres relacionados com esta actividade. Os alimentos e ervas aromáticas produzidos são vendidos à comunidade escolar, com o dinheiro ganho utilizam como moeda de troca em elementos necessários na horta ( como por exemplo: novas plantinhas para renovar a horta, alfaias...entre outros)
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Os 5 alunos mais ativos e os responsáveis pela horta, mais uma funcionária (do projeto ECOESCOLAS) e eu como coordenadora do projeto fazemos o levantamento das necessidades e nos tempos livres/disponíveis desenvolver as atividades de manutenção da horta. também nas aulas de EV os alunos contribuem, sempre que possível para o embelezamento do espaço, como foi o exemplo da pintura/decoração de elementos circundantes e na construção de um hotel de insetos.
7. Como é feita a preparação do solo?
Os alunos responsáveis fazem a limpeza de erva daninhas manualmente e com os instrumentos agricultas (enxadas, ancinhos... ) com a supervisão da funcionária responsável, a coordenadora da Eco escola e da diretora de turma. A fertilização é feita com a compostagem existente.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Folhas, as ervas daninhas arrancadas, aparas de relva, restos de vegetais crus e casca de frutas, borras de café e resíduos de cortes e podas.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Árvores de fruto, alfaces, alhos, cebolas, couves, favas, tomates, pimentos e ervas aromáticas.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Não são contabilizados.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
São vendidos à comunidade escolar para compra de novas culturas ou elementos necessários á horta.
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Manual, com uso de um regador.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Manualmente sempre que aparecem, como por exemplo as lesmas e caracóis.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
A plantação de árvores de fruto na comemoração do Dia mundial da árvore. As turmas do 8 ano comemoraram o dia 21 de março, com a plantação de 2 árvores de fruto (pessegueiro e ameixieira).
Atividade 2:
Descrição:
Colocação do hotel de insetos na horta (trabalho interdisciplinar de Educação Visual e Ciências). Os alunos das turmas do 8ano realizaram um hotel de insetos nas aulas de Educação Visual, com os conhecimentos teóricos adquiridos nas aulas de ciências. A colocação do hotel foi realizada numa aula de ciências, na horta da escola, para consolidar conhecimentos adquiridos.
Atividade 3:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: