Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca (Proença-a-Nova)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

9 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

30

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

2

3.3. N.º de alunos envolvidos:

20

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias estão envolvidas pois são parte estruturante para a elaboração da horta, desde o seu inicio, até ao fim. Sugerem e dão as indicações de quais as melhores culturas a introduzir e de que forma deve ser feito todo o processo em cada uma delas; dão sugestões de como trabalhar a terra e o que se deve introduzir; uma percentagem dos produtos produzidos são levados pelos alunos, para consumo final em casa, no sentido da elaboração de uma alimentação saudável. Podemos dizer que este ano as famílias sendo parte integrante do processo de inicio ao fim, estiveram com regularidade e bastante frequência a acompanhar o processo, podendo dizer que estiveram envolvidas sempre ao longo do ano, sendo um parceiro bastante ativo e presente.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os impactos da horta na comunidade e nos alunos foram sentidos de forma diferente, contudo salientamos os seguintes aspetos:
Impacto na comunidade:
- Promoção e criação de métodos de alimentação saudável, através dos alimentos produzidos;
- Melhoria de conhecimentos sobre a literacia relativamente à agricultura biológica;
- Promover e divulgar o devido reconhecimento pela profissão de agricultor;
- Contribuir e promover a alimentação saudável estimulando a introdução de novos e
variados alimentos vegetais.

Impacto nos alunos e na turma envolvida no projeto:
- permitir o contacto direto com a natureza e a biodiversidade, criando um principio de respeito pela sua conservação;
- Desenvolver competências para a vida (Gestão de tarefas, organização, responsabilidade, trabalho de equipa, autoconfiança e motivação);
- Realizar experiências de aprendizagem (ativas, significativas, diversificadas,
socializadoras e estimulantes).
- Estimular aspetos importantes em contexto de aula como a criatividade, a curiosidade, a apreciação da beleza, o cuidado, o respeito, a solidariedade, a partilha e a cooperação.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é feita semanalmente, quer no âmbito das disciplinas de Biologia e Geologia e de Química, estando os alunos distribuídos por grupos de trabalho e tendo sido feito um plano de trabalho para cada uma das sessões. Nesse plano, são tido em conta aspetos como a rega, a limpeza das ervas, a manutenção das culturas, aspetos que consideramos importantes para serem acompanhados ao longo de todo o processo. A repartição de tarefas é feita pelos diferentes grupos de trabalho, devidamente planeado em sala de aula.

7. Como é feita a preparação do solo?

Todo esse processo pré inicial, é feito através de pedido feito ao Município de Proença a Nova, dado serem os gestores do espaço escolar. É feito um reviramento das terras, posterior mobilização para depois os alunos poderem proceder ao restante trabalho. Os alunos, no âmbito das aulas de Química, procedem à introdução de adubos e analisam o ph do solo, dando depois continuidade ao restante processo.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Nada a assinalar.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

- 32 sementes de feijão-verde rasteiro
- 14 plântulas de alface maravilha de verão
- 6 plântulas de repolho coração-de-boi
- 15 plântulas de beterraba;
- 15 plântulas de tomate chucha;
- 10 plântulas de cebola.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

À exceção do feijão verde, foi produzido uma média de 4 kg de todos os elementos referenciados. o feijão verde atingiu os 6 kg (dados que podem ser atualizados, dado que a horta ainda se encontra a produzir até a data) - valores apresentados são uma média.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos da horta tem 3 destinos diferentes: são usados na cantina da escola ou no restaurante pedagógico (pontualmente, dado o tamanho da horta em causa), são distribuídos pelas famílias dos alunos quando necessário e foram usados para a feira de produtos biológicos, que deu mote ao Dia Eco Escolas no presente ano letivo.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Junto a horta, foi colocado um deposito com capacidade para 80 litros de água, que faz o aproveitamento das águas proveniente das chuvas. Os alunos, quando necessário , usam a água de forma controlada e regular, para a manutenção das culturas semeadas e plantadas na horta.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

As pragas e as doenças são uma das tarefas que fazem parte do planeamento já referenciado. Os alunos vão controlando de forma regular, analisando o desenvolvimento da planta e verificando o seu crescimento.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Nada a assinalar.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

A primeira atividade que gostaríamos de ressalvar, foi a Feira de Produtos Biológicos organizada no âmbito do Dia Eco Escolas. A temática da alimentação saudável foi o mote para a realização do Dia eco escolas, e os alunos tiveram uma banca de alimentos, onde procederam a venda de alimentos produzidos na horta biológica, a toda a comunidade escolar.

Noticias na imprensa:

https://www.diariodigitalcastelobranco.pt/noticia/65560/escola-de-proenya-a-nova-assinala-dia-eco-escolas-a-30-de-abril

https://jornalproenca.pt/eco-escolas-na-pedro-da-fonseca/

Fotos cedidas pelo Município de Proença a Nova

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

A atividade que gostaríamos de destacar foi as aulas que em contexto prático decorreram na preparação da horta, cumprindo assim os objetivos que pretendemos atingir com o funcionamento e a criação da mesma.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Gostaríamos de destacar diversos aspetos dos quais passamos a salientar: um projeto desta natureza é um projeto que pretendemos dar continuidade, por diferentes critérios: a localização da horta, junto à entrada da escola, é encarada como um cartão de visita e já é parte integrante da estrutura e da paisagem da própria escola. O segundo aspeto é a envolvência de toda a comunidade escolar , desde a preparação, criação e execução da mesma, pois é importante a opinião de todos para a criação do projeto, um projeto que já faz parte da cultura da própria escola.

15.1. Link para a página da horta: