Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola Básica de S. Pedro da Cadeira (Torres Vedras)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Esta horta existe desde novembro de 2023.

2. Área aproximada da horta (m²):

cerca de 50m2.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

15

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio, matemática e a AEC "Um Dó Li Tá"

3.3. N.º de alunos envolvidos:

290

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

18

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Após o corte de alguns legumes (couve portuguesa, alfaces, nabos, cenouras e beterraba), os alunos realizaram uma venda ao portão da escola.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Sensibilização dos alunos sobre os cuidados a ter com a horta;
Reconhecer a importância dos produtos biológicos;
Reconhecer a importância da sustentabilidade;
Demonstrar à comunidade que a escola não é só para aprender a ler e a escrever;
"Derrubar" muros;

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é da responsabilidades dos 3 voluntários 55+ (Projeto da Câmara Municipal de Torres Vedras) que semanalmente se deslocam à escola. Nestes dias as turmas/grupos responsáveis também se deslocam e com a supervisão dos idosos realizam as tarefas necessárias.

7. Como é feita a preparação do solo?

A nossa horta tem 5 caixas com solo que foi colocado em novembro e posteriormente foi mobilizado pelos voluntários em conjunto com os alunos.
A limpeza das ervas daninhas é feita pelas crianças com a supervisão dos professores e voluntários.
A horta não levou fertilizantes.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Couves, alfaces, nabo, beterraba, alho francês, cebola, favas, ervilhas, morangos.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Não efetuamos pesagem dos produtos produzidos. Mas recolhemos muitos produtos.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os primeiros produtos foram vendidos às famílias.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é efetuada pelas turmas/grupos responsáveis, conforme planificação da distribuição das tarefas.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Semanalmente, os nossos alunos com a ajuda dos voluntários 55+ vão observando as plantações.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Feira na escola- Esta atividade realizou-se ao longo de várias semanas. Os alunos vendiam os produtos da horta às famílias.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:


Aulas na horta- Estas aulas aconteceram sempre que os professores/educadoras acharam pertinente.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Confeção de sopas e outros pratos- Foi confecionada uma salada para os alunos com as alfaces produzidas na horta.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: