Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2023/24
Colégio Helen Keller (Lisboa)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
A horta é dinamizada pelos alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA) em parceria com colegas de diferentes turmas do ensino regular (do 1.º ao 3.º ciclo).
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Os alunos regam, retiram ervas daninhas, se necessário, e observam o crescimento das plantas. São feitas sementeiras para posterior plantação.
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Nos períodos de chuva, só é regada se necessário. Nestas alturas aproveitamos a água da chuva em pequenos depósitos reutilizáveis (garrafões de água).
Nos períodos menos chuvosos, a rega é feita entre 3 a 5 vezes por semana (com o aproveitamento da água da chuva e a que for necessária).
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Utilização de plantas aromáticas para controlo de pragas, insetos.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
número de vezes que se realizou durante o ano: 5 vezes
número de pessoas envolvidas: 10
tipo de participação dos alunos: Recolha das hortícolas, confeção dos pratos culinários ( aulas de culinária (quinzenais).
impacto na comunidade: Oferta de produtos hortícolas e confecionados ( ex chá de lúcia-lima ) a funcionários. Divulgação das tarefas dos alunos na comunidade escolar, promovendo a inclusão dos mesmos.
outros aspetos relevantes: Contribui para a responsabilidade, autonomia e autoestima dos alunos com necessidades de saúde especiais, uma vez que esta horta é dinamizada e da responsabilidade destes alunos. Insere-se no âmbito das sessões de culinária das aulas de Atividades da Vida Diária Instrumental.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
número de vezes que se realizou durante o ano: aproximadamente 15
número de pessoas envolvidas: 10
tipo de participação dos alunos: Conhecimento das plantas, constituição de uma planta, fatores necessários à germinação e ao desenvolvimento das plantas, o que é a compostagem e como se faz.
impacto na comunidade: Divulgação das tarefas dos alunos na comunidade escolar, promovendo a inclusão dos mesmos através da colaboração com os restantes alunos da escola.
outros aspetos relevantes: Contribui para a responsabilidade, autonomia e autoestima dos alunos com necessidades de saúde especiais. Contribui para as competências sociais e atividades da vida diária.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
número de vezes que se realizou durante o ano: aproximadamente 1
número de pessoas envolvidas: 10 e a restante comunidade escolar, incluindo as famílias.
tipo de participação dos alunos: recolha, acondicionamento e oferta / venda de produtos
impacto na comunidade: Contribui para as competências sociais dos alunos e atividades instrumentais da vida diária (ex: manuseamento de dinheiro)
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Nestas atividades estão sempre implícitas as atividades da vida diária e as competências sociais. Valoriza-se o facto de permitir a inclusão, uma vez que os alunos das turmas do ensino regular colaboram na manutenção da horta.
15.1. Link para a página da horta: