Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2023/24
Colégio Marista de Carcavelos (Cascais)
A Nossa Horta Bio
Horta grande (superior a 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Algumas famílias de funcionários usufruem de alguns talhões, onde cultivam os seus produtos.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Compreensão da do ciclo de vida de algumas espécies vegetais.
Aplicação de técnicas agrícolas tradicionais, associadas a outras mais contemporâneas.
Partilha dos produtos agrícolas com a comunidade.
Perceção da importância da interação animal e vegetal no processo agrícola.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
- nos talhões mais pequenos, de forma manual, recorrendo a instrumentos agrícolas, tais como a enxada e o farpão;
- os talhões de maiores dimensões são mobilizados recorrendo a um motocultivador.
Depois desta mobilização inicial, e no decorrer dos meses seguintes, todas as mobilizações que vão sendo feitas são essencialmente manuais.
Os resíduos resultantes da limpeza do solo são aproveitados para o compostor, que existe no espaço.
Quanto à fertilização do solo, passo fundamental na obtenção de produtos de qualidade, esta é exclusivamente orgânica, com origem nos seguintes produtos:
- resíduos orgânicos obtidos na componente animal existente na quinta;
- resíduos orgânicos gentilmente cedidos pela Junta de Freguesia;
- resíduos orgânicos obtidos no compostor existente na quinta.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Couves de diversas variedades
Alho francês
Ervilhas
Favas
Ervas aromáticas de várias espécies
Nabos
Alhos
Milho, abóbora e feijão
Curgetes
Batata doce
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Quando não é possível, recorre-se a água da rede.
Em ambos os casos, há sempre a preocupação de regar durante as horas de menor calor, principalmente no final do dia.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Luta química: existência esporádica de armadilhas para insetos inimigos das culturas.
Recorre-se ainda a cinzas e borras de café, que, para além de fertilizantes naturais, impedem o ataque de pequenos moluscos (caracóis, lesmas) às culturas mais suscetíveis.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
Galinhas de várias raças, nomeadamente algumas raças portuguesas
Patos
Gansos
Ovelhas
Cabras
Porcos da Índia
Coelhos
Gata
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
As turmas do 1º ciclo têm um horário semanal onde estão na horta com os professores e trabalham os diversos conteúdos do currículo num contexto mais informal.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: