Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora (Caminha)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Existe há dois anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

168,802m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

10

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Matemática - Estudo do Meio - Português – Artes

3.3. N.º de alunos envolvidos:

151

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

A família, a escola e toda a comunidade educativa trataram da recolha de sementes, da sementeira, da plantação, das hortícolas e da manutenção da horta biológica. Foi a família e outras pessoas da comunidade educativa que estiveram envolvidas na ajuda do "ensinar a fazer" os diferentes trabalhos agrícolas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

É a escola e a comunidade educativa que zelam pela horta biológica e trabalham em prol de um melhor ambiente, para edificar laços de amizade e partilhar conhecimentos entre os membros da comunidade escolar. Em conjunto, desenvolvem uma “consciência ecológica” e conhecimentos no âmbito da sustentabilidade e da alimentação saudável.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Na horta, os trabalhos principais (compostagem, fertilização, sementeira, plantação), é feito pelos alunos, docentes e encarregados de educação.
Todos os alunos são responsáveis pela manutenção diária e semanal da horta. A manutenção da mesma, como regar, sachar, mondar é feita, quase diariamente, pelos alunos com a ajuda dos Assistentes Operacionais. São-lhes atribuídas também tarefas relacionadas com a manutenção do compostor. As famílias e a comunidade local também colaboram ativamente no cultivo da horta, preparação do solo, ajudando a semear/plantar e colaboram com sementes ou plantas.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo da horta foi fertilizado com composto orgânico, fruto da compostagem realizada na escola e com estrume de cabra e ovelha do curral comunitário do baldio de Riba de Âncora. Algumas etapas de tratamento do solo (fresar a terra) estiveram a cargo dos funcionários da autarquia local.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com folhas, galhos recolhidos no recreio e resíduos orgânicos (cantina, lanches dos alunos e das famílias em casa).

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Nabiças, morangueiros, batatas, couves, alfaces, cebolo, brócolos, beterrabas, feijões, pimentos, rabanetes, tomates, favas, ervilhas, abóboras e ervas aromáticas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Esperamos produzir aproximadamente 40kg.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Alguns dos produtos da horta são utilizados na preparação das refeições da cantina. Conforme vamos colhendo mais produtos da horta, será realizada uma feira de hortícolas sempre que necessário e sempre com o apoio da família. O dinheiro angariado será para a manutenção da horta ao longo dos próximos anos letivos.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A água da chuva é reaproveitada, através de baldes e garrafões que são usados sempre que não chove. Para ajudar, a Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora colocou um ponto de água próximo da horta. A rega é feita com recurso a uma mangueira e é realizada sempre de manhã ou ao fim da tarde, sempre que necessário.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Para que as pragas não entrem na horta foram plantadas: lavanda, citronela, manjericão, salsa, trovisco, crisântemo, erva doce, hortelã e cravo túnico.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

"Venda de produtos da horta biológica na feira da nossa escola".

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Confeção de uma salada de morangos.

A confeção de salada de morangos na escola pode ter diversos benefícios educativos e práticos. Os alunos aprenderam a cultivar morangos de forma biológica e compartilharam essas informações com a comunidade.
Preparar uma salada de frutas em sala de aula pode ser uma atividade educativa e divertida. Em resumo, a confeção de saladas de morangos na escola não apenas promove hábitos alimentares saudáveis, mas também proporciona oportunidades de aprendizagens interdisciplinares.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: