Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2023/24
Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora (Caminha)
A Nossa Horta Bio
Horta grande (superior a 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Todos os alunos são responsáveis pela manutenção diária e semanal da horta. A manutenção da mesma, como regar, sachar, mondar é feita, quase diariamente, pelos alunos com a ajuda dos Assistentes Operacionais. São-lhes atribuídas também tarefas relacionadas com a manutenção do compostor. As famílias e a comunidade local também colaboram ativamente no cultivo da horta, preparação do solo, ajudando a semear/plantar e colaboram com sementes ou plantas.
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
A confeção de salada de morangos na escola pode ter diversos benefícios educativos e práticos. Os alunos aprenderam a cultivar morangos de forma biológica e compartilharam essas informações com a comunidade.
Preparar uma salada de frutas em sala de aula pode ser uma atividade educativa e divertida. Em resumo, a confeção de saladas de morangos na escola não apenas promove hábitos alimentares saudáveis, mas também proporciona oportunidades de aprendizagens interdisciplinares.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: