Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2023/24
Escola Secundária de D. Duarte (Coimbra)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
O solo utilizado é do tipo composto comercial, fornecido pelo Curso Profissional de Recursos Florestais da escola.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Canteiro 1- aromáticas; canteiro 2- flores autóctones; canteiro 3- aromáticas; canteiro 4- hortícolas. Canteiro 5- hortícolas; canteiro 6- hortícolas; canteiro 7- flores; canteiro 8- flores
Cada canteiro com cerca de 1 m2; os canteiros 1 a 5 são contíguos e seguem a ordem indicada anteriormente; os canteiros 6, 7 e 8 ocupam outros espaços da escola.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Estima-se uma produção total de cerca de 3 Kg.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
A parte restante poderá ser consumida pelas turmas produtoras.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Pontualmente avalia-se a humidade do solo com um higrómetro do Curso de Recursos Florestais da escola.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Na turma 8ºH abordaram- os fatores abióticos e bióticos e a estrutura do ecossistema e a agricultura biológica.
Na turma do 10º ano abordaram-se igualmente os fatores abióticos e bióticos, a estrutura do ecossistema, a agricultura biológica, espécies invasoras e a fotossíntese.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: