Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola Secundária de D. Duarte (Coimbra)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde fevereiro de 2024

2. Área aproximada da horta (m²):

8 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais, Biologia e Geologia, Biologia, Educação Especial

3.3. N.º de alunos envolvidos:

75

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Turmas formalizaram contrato com o programa Eco-escolas interno; adesão dos alunos a atividades fora da sala de aula; reabilitação de espaços anteriores sem aproveitamento; aproveitamento de águas pluviais inédito na escola.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Turmas gozam de autonomia, de acordo com o contrato estabelecido, com supervisão dos professores e da equipa Eco-escolas.

7. Como é feita a preparação do solo?

Remoção prévia das ervas daninhas, seguida de cava miúda do solo dos canteiros, com adição de fertilizantes naturais (borras de café recolhidas pelos alunos).
O solo utilizado é do tipo composto comercial, fornecido pelo Curso Profissional de Recursos Florestais da escola.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Ervas aromáticas (hortelã, erva-cidreira, poejo, salsa, coentros), hortícolas (espinafre, alface, tomateiro), frutos vermelhos (morangueiros); flores (craveiros e mistura de sementes de flores autóctones); lírios.
Canteiro 1- aromáticas; canteiro 2- flores autóctones; canteiro 3- aromáticas; canteiro 4- hortícolas. Canteiro 5- hortícolas; canteiro 6- hortícolas; canteiro 7- flores; canteiro 8- flores
Cada canteiro com cerca de 1 m2; os canteiros 1 a 5 são contíguos e seguem a ordem indicada anteriormente; os canteiros 6, 7 e 8 ocupam outros espaços da escola.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Ainda apenas se colheram as alfaces. Brevemente serão os espinafres. A colheita dos tomates não acontecerá antes de julho, assim como a dos morangos.
Estima-se uma produção total de cerca de 3 Kg.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

De acordo com o regulamento, 2/3 da produção reverterá para consumo na escola, preferencialmente pelo Curso Profissional de Cozinha e Pastelaria e de Restaurante e Bar que os confecionará nas suas atividades.
A parte restante poderá ser consumida pelas turmas produtoras.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Segundo as condições atmosféricas e necessidades das plantas, normalmente 2 a 3 regas por semana.
Pontualmente avalia-se a humidade do solo com um higrómetro do Curso de Recursos Florestais da escola.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Observação semanal do estado das plantas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Provavelmente aves que consumiram alguns rebentos das alfaces.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas foram ocupadas com a preparação dos canteiros, plantação e sementeira, na turma 8ºH (100 minutos, 27 alunos) e na turma 10ºB (50 minutos, 22 alunos).
Na turma 8ºH abordaram- os fatores abióticos e bióticos e a estrutura do ecossistema e a agricultura biológica.
Na turma do 10º ano abordaram-se igualmente os fatores abióticos e bióticos, a estrutura do ecossistema, a agricultura biológica, espécies invasoras e a fotossíntese.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Colaboração do Curso Profissional de Recursos Florestais e dos alunos de Educação Especial.

15.1. Link para a página da horta:

Não foi criado.