saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Desde o início deste ano letivo
2. Área aproximada da horta (m²):
Cerca de 20 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
4
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Ciências da Natureza, Caminhos para a Vida Ativa, Clube Eco-Escolas e Clube Ciência Viva na Escola, Curso Profissional de Mecatrónica Automóvel
3.3. N.º de alunos envolvidos:
20
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
2
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Com a cedência de sementes e hortículas para plantar e quando solicitados a participar pelos seus educandos.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
A horta assumir-se-á como espaço prático de educação ambiental, pois, numa primeira fase, permite aos alunos diretamente envolvidos aprender e aplicar em contexto real os princípios da agricultura biológica e da sustentabilidade e, numa segunda fase, transpor os conhecimentos adquiridos e as capacidades desenvolvidas para o meio familiar e profissional. Outros alunos terão a possibilidade de ter aulas de campo, de observar e, desejavelmente, ajudar na manutenção da horta durante os seus tempos livres na escola.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Os alunos são envolvidos em todas as fases e tarefas das hortas, apoiados pelos professores e assistentes operacionais. Durante a interrupção letiva, a manutenção da horta ficará a cargo dos assistentes operacionais.
7. Como é feita a preparação do solo?
Procedeu-se à limpeza da vegetaçºao e detritos existentes no solo. A terra foi depois cavada e alisada, e procedeu-se à fertilização com matéria orgânica.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Ainda não foi possível fazer compostagem no corrente ano letivo - os compostores existentes estavam danificados, continham resíduos não compostáveis e foi necessário limpá-los e repará-los, pelo que ainda não foi possível retirar composto.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Na horta existem alfaces, courgettes, morangos, ervas aromáticas, várias espécies de tomateiros, pimentos, pepinos, couves, alho francês, cebolas e cravos túnicos para prevenir pragas.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Por causa das condições meteorológicas durante a primavera, que atrasaram as plantações e o crescimento das plantas, ainda não há produtos produzidos na horta.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Alguns serão conservados e consumidos posteriormente no refeitório, ou utilizados na confeção de pratos com recurso ao forno solar construído, outros serão vendidos junto da comunidade escolar, como forma de angariação de fundos para dar continuidade a este projeto no próximo ano letivo.
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A gestão da rega é feita com um sistema de rega por aspersão recuperado/instalado pelos alunos do Curso Profissional de Mecatrónica Automóvel. Em função do tempo e da observação da horta, a rega é efetuada sempre que necessário, ao início da manhã ou ao fim da tarde, por forma a minimizar a evaporação.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Não foram detetadas, atá ao momento, quaisquer pragas.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Hidroponia para germinação de sementes para depois transplantar as respetivas plantas na horta;
Atividade 2:
Descrição:
Elaboração e colocação de placas de identificação das espécies plantadas com um QR code que dá acesso a informações sobre as caracterísitcas da planta e/ou informações nutricionais.
Atividade 3:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta:
Instagram: greenlab_aemrt