Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2023/24
Escola Básica 2,3 de Alfornelos (Amadora)
A Nossa Horta Bio
Horta grande (superior a 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
- alguns alunos com a autorização dos respetivos encarregados de educação podem continuar a fazer algum tipo de manutenção na horta na interrupção letiva.
- os alunos por vezes trazem restos de vegetais para a compostagem e alimentação dos animais.
Não há possibilidade de abrir a horta à comunidade, não há um responsável/vigilante, os trabalhos são realizados com os alunos durante a aula sob a supervisão do professor.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Além disso o envolvimento de todos os alunos no trabalho permite trabalhar aspetos do trabalho colaborativo, através da valorização do trabalho do outro, reconhecendo e respeitando cada contribuição, construindo uma cultura de colaboração.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Os alunos no âmbito da disciplina de BioAgradável e/ou Ciências Naturais, frequentemente colaboram nesses trabalhos e por vezes fazem a sua própria plantação.
Este ano, devido aos trabalhos de reabilitação do Pavilhão Desportivo da nossa escola, a logística de participação nos trabalhos sofreu alguns constrangimentos, apesar disso estiveram diretamente envolvidos vários alunos nomeadamente dos 8.º anos.
7. Como é feita a preparação do solo?
A preparação do terreno foi feita através do uso do motocultivador e posteriormente foram feitas fileiras com a ajuda de enxadas.
A fertilização de solo foi feita essencialmente com material de origem vegetal e/ou animal (estrume e composto) mantendo assim o teor de matéria orgânica do solo.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Este ano plantamos couve, favas, alfaces e batata.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
A maioria é usada na cozinha da "Sala 13" e confeccionados pelos alunos sob supervisão das professoras e assistentes operacionais.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Em alguns casos a rega é feita acartando baldes de água, usando diretamente a água da rede ou recolhida da chuva em depósitos.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Por vezes aparece pulgão, família Aphidoidea, mas existe uma grande biodiversiade de insectos, nomeadamente joaninhas e este ano não foi preocupante.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Deixamos algumas fotos do processo, mas também podem acompanhar as atividades na página:
https://www.facebook.com/AgrupamentoAlfornelos/
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Convidamos alunos, funcionários e professores a levar para casa, por exemplo alfaces da horta. (É uma forma discreta de suprir algumas dificuldades.)
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: