Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola Básica 2,3 de Alfornelos (Amadora)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A escola tem um espaço que funciona como quinta pedagógica sensivelmente desde 2017.

2. Área aproximada da horta (m²):

> 300 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Curso de Educação e Formação de Jardinagem, Sala 13, BioAgradável, Ciências Naturais.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

50

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

0

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias são envolvidas indiretamente:
- alguns alunos com a autorização dos respetivos encarregados de educação podem continuar a fazer algum tipo de manutenção na horta na interrupção letiva.
- os alunos por vezes trazem restos de vegetais para a compostagem e alimentação dos animais.
Não há possibilidade de abrir a horta à comunidade, não há um responsável/vigilante, os trabalhos são realizados com os alunos durante a aula sob a supervisão do professor.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Consideramos que apesar das dificuldades em mantermos este projeto, ele é fundamental porque permite aos alunos o estabelecimento de uma relação direta com o solo, água e as plantas proporcionando a familiarização com os ciclos da natureza, contribuindo para o aumento da consciência do cuidado com a natureza. O contato com algumas hortaliças por vezes desperta o gosto por esses alimentos. Através do feedback devolvido pelo testemunho oral dos alunos reparamos que há um impacto positivo no desenvolvimento do hábito da alimentação saudável, uma maior sensibilização pela preservação e respeito ao meio ambiente.
Além disso o envolvimento de todos os alunos no trabalho permite trabalhar aspetos do trabalho colaborativo, através da valorização do trabalho do outro, reconhecendo e respeitando cada contribuição, construindo uma cultura de colaboração.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A preparação do terreno e a manutenção da horta é essencialmente feita pelo CEF de jardinagem, e organizada pelo professor Paulo Santos. Mas, no âmbito de outras disciplinas são desenvolvidos diversas plantações/projetos nesse espaço. Os alunos no âmbito do projeto Sala 13 (unidade de ensino estruturado), colaboram com frequência nos trabalhos e usam os produtos da horta para confeccionar pratos e/ou sobremesa, frequentemente fazem compotas com a fruta das arvores da quinta.
Os alunos no âmbito da disciplina de BioAgradável e/ou Ciências Naturais, frequentemente colaboram nesses trabalhos e por vezes fazem a sua própria plantação.
Este ano, devido aos trabalhos de reabilitação do Pavilhão Desportivo da nossa escola, a logística de participação nos trabalhos sofreu alguns constrangimentos, apesar disso estiveram diretamente envolvidos vários alunos nomeadamente dos 8.º anos.

7. Como é feita a preparação do solo?

O terreno estava ocupado com ramos das arvores podadas que foram retirados pelos alunos.
A preparação do terreno foi feita através do uso do motocultivador e posteriormente foram feitas fileiras com a ajuda de enxadas.
A fertilização de solo foi feita essencialmente com material de origem vegetal e/ou animal (estrume e composto) mantendo assim o teor de matéria orgânica do solo.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Restos vegetais, restos de vegetais que não servem para alimentação de animais e essencialmente da limpeza dos habitáculos dos animais.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Temos algumas arvores de fruto e plantas aromáticas.
Este ano plantamos couve, favas, alfaces e batata.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Variável.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Alguns produtos foram levados por funcionários, professores e alunos (como as alfaces).
A maioria é usada na cozinha da "Sala 13" e confeccionados pelos alunos sob supervisão das professoras e assistentes operacionais.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é essencialmente feita gota a gota por gravidade.
Em alguns casos a rega é feita acartando baldes de água, usando diretamente a água da rede ou recolhida da chuva em depósitos.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

não

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Temos um grande problema com a processionária-do-pinheiro.
Por vezes aparece pulgão, família Aphidoidea, mas existe uma grande biodiversiade de insectos, nomeadamente joaninhas e este ano não foi preocupante.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Galinhas, cabras, gansos e um burro.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Na sala 13 são usados diversos produtos da horta para a confecção de compotas e sopas.
Deixamos algumas fotos do processo, mas também podem acompanhar as atividades na página:
https://www.facebook.com/AgrupamentoAlfornelos/

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Frequentemente os professores de BioAgradável colaboram nos trabalhos da horta.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Algumas vezes as nossas culturas são bem sucessedidas e produzem em abundancia e nesse caso partilhamos os produtos com a comunidade.
Convidamos alunos, funcionários e professores a levar para casa, por exemplo alfaces da horta. (É uma forma discreta de suprir algumas dificuldades.)

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A exploração da nossa horta é um grande desafio que vamos mantendo com algumas dificuldades. A horta exige uma grande coordenação de esforços por parte dos docentes. A sua manutenção depende da contribuição/ doação de materiais e utensílios da parte de professores e funcionários. O espaço é desprovido de vigilância fora do tempo letivo, este ano perdemos vários animais da quinta, porque fomos assaltados.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/profile.php?id=100027234537120&sk=about