Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Colégio Oceanus (Vila Nova de Gaia)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2010

2. Área aproximada da horta (m²):

15m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ed. Infância / YScience

3.3. N.º de alunos envolvidos:

48

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

6

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Ocasionalmente, as famílias são convidadas a desenvolveram atividades de manutenção e conservação da horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Realização de diferentes receitas com os respetivos legumes; Promoção do consumo de produtos de origem natural; Consumo de alimentação biológica; Aumento da predisposição para a ingestão de hortícolas;

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Semanalmente, um grupo de crianças, com o apoio de um ou dois adultos, é responsável pela manutenção: verificar o estado da Horta; regar; retirar ervas.

7. Como é feita a preparação do solo?

Remoção de ervas daninhas e alguns detritos; colocação de adubo orgânico; irrigação

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Através da recolha de restos orgânicos (cascas de frutas e vegetais, borras de café, cascas de ovo) e resíduos de jardim (folhas secas, grama cortada, galhos pequenos). Posteriormente, é misturado o composto com o solo existente antes da fase de plantio para melhorar a estrutura do solo, aumentar a retenção de água e fornecer maiores nutrientes ao solo.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Hortelã, Espinafres, Brócolos, Courgete, Couve Flor, Couve Galega,Repolho

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

3kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Cozinha do colégio

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A água da chuva é coletada através de sistemas de captação instalados nos telhados dos edifícios da escola. Os telhados são equipados com calhas e tubos de descida que direcionam a água para reservatórios de armazenamento. A água da chuva armazenada é também utilizada para ser distribuída para a horta através de sistemas de irrigação como o gotejamento e/ou mangueiras.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização das práticas e doenças em uma horta biológica é essencial para manter as plantas saudáveis e minimizar a necessidade de intervenções químicas. Por isso mesmo, uma vez de 15 em 15 dias é feita uma verificação cuidada.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Confeção de sopa com alguns legumes recolhidos da nossa horta. Esta atividade foi realizada uma vez com um grupo de 23 crianças e de 3 adultos (educadora e auxiliar). Com esta atividade promovemos um estilo de vida mais saudável, o consumo de produtos biológicos, bem como desenvolvemos a noção de pertença. As crianças tiveram a oportunidade de “colher os frutos” do seu trabalho e dedicação na construção e manutenção da horta.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Confeção de Água aromatizada com hortelã da nossa horta. Nesta atividade participaram as 23 crianças do grupo, assim com os 3 adultos da equipa educativa da sala. Com a atividade protendemos promover no grupo um estilo de vida mais saudável, através de uma alimentação rica e diversificada; um maior e diversificado consumo de água, assim como potenciar o consumo de alimentos biológicos.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: