Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola EB1/JI/Creche Aprígio Gomes (Amadora)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 3 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

50

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

22

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

1ºCEB

3.3. N.º de alunos envolvidos:

500

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

5

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias são envolvidas, não só na disponibilização de sementes e plantas, mas também na aquisição dos produtos.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos envolvem-se nas atividades ao ar livre, favorecendo as dinâmicas de aprendizagem.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os coordenadores do programa estão mais envolvidos na manutenção, fazendo eles próprios a gestão das tarefas, as quais se desenvolvem sempre em regime de voluntariado, não só por parte dos professores e funcionários, mas também pelos alunos e pais/encarregados de educação.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza do solo é feita com o recurso a uma motocultivadora. Nesta etapa, professores da sede do agrupamento também auxiliam nas diligências.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Este ano foram plantadas/semeadas alfaces, cebola, morangos. Continuamos a ter árvores de fruto (que ainda não produziram) e ervas aromáticas: alecrim e louro.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Os produtos não foram quantificados.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Doação e "venda" às famílias e comunidade.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A horta é regada ao final do dia, por uma assistente operacional da escola ou professor.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

A escola recebeu uma comitiva de Versalles que quis conhecer a dinâmica do Eco-Escolas implementada no nosso agrupamento. Para além da mostra do que se faz em contexto, foi um momento de grande orgulho para professores e alunos pelo reconhecimento do trabalho desenvolvido.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: