Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2023/24
Escola Secundária Inês de Castro (Vila Nova de Gaia)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
É importante perceberem que o espaço precisa de manutenção permanente e de rega.
A horta tem sido importante para trabalhar com os alunos que frequentam a sala de apoio às aprendizagens (educação especial).
Sempre que há alguma colheita na horta, os produtos são disponibilizados à comunidade a preços simbólicos ou gratuitamente às famílias carenciadas.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Ao longo do ano a manutenção é feita pelos professores e alunos.
7. Como é feita a preparação do solo?
Em setembro colocamos o composto (vindo do nosso compostor) para fertilizar a horta.
Após as colheitas a horta é limpa. No final do ano letivo fica em pousio (nas férias de verão).
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Por vezes também são depositadas folhas e outros resíduos verdes vindos da limpeza do jardim da escola.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Observamos o desenvolvimento das plantas e verificamos se há alguma praga/doença.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Foram combatidos com uma calda biológica, mas sem grande sucesso. Estes ataques, aliados a muita instabilidade no tempo, comprometeram a nossa produção.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Foram retiradas da horta algumas plantas afetadas por afídeos e lagartas e estes seres vivos foram observados no laboratório. Foram definidas as interações que se estabelecem e os alunos deram-se conta dos prejuízos para a produção agrícola causados pelas pragas. Também discutiram formas de combater estas pragas utilizando métodos menos agressivos para o meio ambiente.
Os alunos também visitaram o compostor e foram informados sobre a importância do mesmo para a fertilização da horta. Também procuraram alguns seres vivos no compostor.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
O espantalho vai ser útil para afastar os pássaros que comem as sementes.
Os alunos aprenderam a reaproveitar materiais velhos e descartáveis para construir um bonito espantalho, o Palhinhas.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Este ano letivo construíram um espantalho que colocaram na horta.
15.1. Link para a página da horta: