Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola Profissional Dr. Francisco Fernandes (Funchal)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

9

2. Área aproximada da horta (m²):

60m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Formação tecnológica e Sociedade Tecnologia e Ciência

3.3. N.º de alunos envolvidos:

15

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Doando sementes para a sementeira em estufa, após a construção desta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos aprenderam todas as etapas e técnicas da produção em modo biológico.
Os alunos aprenderam a forma adequada da colheita legumes e ervas aromáticas.
Os alunos adquiriram conhecimentos sobre a importância dos alimentos biológicos.
Os alunos adquiriram conhecimentos sobre a alimentação mediterrânica.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As coordenadoras do projeto e o formador envolvido fizeram a gestão do tempo e das tarefas de acordo com os conteúdos lecionados ao longo do ano letivo para procederem à execução das tarefas necessárias à estufa e à criação e manutenção da horta, nomeadamente, a rega, a limpeza de algumas ervas, a colocação de estacas de suporte de algumas plantas e a colheita.

7. Como é feita a preparação do solo?

(limpeza, mobilização, fertilização)
Inicialmente, foi feita a limpeza do terreno, evitando a cava profunda para não haver grande mobilização do solo e proteger, assim, a biodiversidade deste. Seguidamente, incorporou-se composto proveniente de estrume de cavalo e fez-se a técnica de adubação verde, uma vez que se semeou leguminosas, tais como feijão. Por fim, cobriu-se o solo com estilha.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Estrume de cavalo e restos de plantas (estilha).

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Culturas:
-Diversas ervas aromáticas, tais como: salsa, coentros, alecrim, tomilho, lavanda, hortelã e cidreira.
Consociações:
Alface com beterraba, alface com cebolinho e alface com alho francês.
A rodear todo o espaço da horta colocou-se lavanda e tagetes.
Semeou-se curgete; pimentos; tomateiros; milho; favas, pimentos, couve, abóbora, beterraba, feijão e espinafres.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Foram preparados cabazes com variedades de produtos, cada um com aproximadamente 1 Kg, conforme as épocas de colheita de cada tipo.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Fizemos entrega de alguns produtos colhidos aos intervenientes na horta e também vendemos à comunidade educativa.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Existem reservatórios na escola que recolhem água das chuvas que depois é reencaminhada, através de um sistema de rega instalado pelos alunos da escola.
Esta rega é feita, quando necessário, no início da manhã.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não têm aparecido pragas, nem doenças.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Os produtos recolhidos foram distribuídos pelos participantes nas atividades ou vendidos à comunidade educativa.
Com os formandos dos cursos EFA foram abordadas as práticas/técnicas do modo de produção de agricultura biológica e as técnicas de colheita. Foram postos em prática os conteúdos lecionados nas aulas, o que foi do agrado dos formandos.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Os formandos da área tecnológica montaram a estufa e prepararam a automatização da temperatura e rega.
Foram postos em prática os conteúdos lecionados nas aulas, o que foi do agrado dos formandos.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

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