Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2023/24
Centro de Educação e Desenvolvimento Nª Srª da Conceição - Casa Pia de Lisboa (Lisboa)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
No âmbito do projeto "Português Língua Não Materna" para o Jardim de Infância, as crianças do Pré-Escolar visitaram a horta várias vezes para atividades de desenvolvimento vocabular e enriquecimento lexical, sendo também sensibilizadas para a preservação ambiental, ecologia e agricultura biológica.
O professor de inglês do 1º ciclo aproveitou o ambiente da horta para treinar o vocabulário em aulas ao ar livre.
Os finalistas organizaram uma feira de plantas com produtos da nossa horta para angariar fundos para a viagem de finalistas.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
. Limpeza dos canteiros, remoção de ervas espontâneas, pedras e restos das culturas anteriores.
. Arejamento do solo.
. Preparação das camas com camadas de cartão molhado, terra estéril, húmus de minhoca e palha.
Sempre que necessário ou possível, a horta é regada com chorume de urtigas ou do vermicompostor. Ocasionalmente, adicionamos farinha de cascas de ovo e cinza de lareira ao solo.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Na vermicompostagem foram utilizados restos de frutas, legumes e verduras, borras de café, sacos de chá, produzidos na cantina, na confeção das refeições da escola e trazidos pela comunidade educativa.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
. fava-couve
. alface-couve
Na sementeira de primavera:
. alface-tomate
. tomate- manjericão
. alho-francês-tomate
. alface-morango
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Alguns cultivares foram distribuídos pelos alunos com projetos na área agronómica.
Os alunos finalistas venderam aromáticas e suculentas da horta na feira dos finalistas.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
As pragas mais frequentes são os afídios, que combatemos com a pulverização de solução de sabão azul e branco e/ou infusão de alho e cebola.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
No dia 8 de maio, tivemos a honra de receber a visita da Quinta do Arrife, representada por António Rosa e Rui Eira. Eles trouxeram uma energia contagiante e organizaram várias atividades práticas e educativas. Entre as atividades, destacaram-se a construção de uma caixa de ninho e a criação de uma horta vertical dentro de uma sala de aula. Essas atividades não só estimularam a criatividade dos alunos, mas também ensinaram a importância da sustentabilidade e do cuidado com o meio ambiente.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: