Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola Básica Santo Estêvão das Galés (Mafra)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há mais de sete anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

40 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

9

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

3.3. N.º de alunos envolvidos:

121

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

6

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias são envolvidas periodicamente.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os produtos que saem da horta são aproveitados para confecção de sopas ou saladas de fruta. Estas atividades são concretizadas em sala de aula e/ou em parceria com alguns encarregados de educação.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As sementeiras, plantações e regas são realizadas pelas diversas turmas da escola, assim como a sua manutenção.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza, mobilização, fertilização do solo é realizada em parceria com a Junta de Freguesia.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é realizada com os desperdícios das refeições escolares.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

São realizadas culturas da época.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Até 5 kg.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Com os produtos da horta são confeccionadas sopas e saladas de fruta.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

As regas são realizadas periodicamente pelas turmas da escola. Este ano realizou-se regos para encaminhamento das águas pluviais para a horta.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Periodicamente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Periodicamente as turmas realizam sessões temáticas (Pré-Escolar) e aulas (1º ciclo) na horta, assim como nos outros espaços verdes exteriores da escola.
No Dia da árvore a Proteção Civil de Mafra veio à EBSEG e com as crianças dos dois níveis de ensino dinamizaram uma sessão temática sobre as partes da árvore. No fim plantou-se uma alfarrobeira e realizaram-se registos gráficos alusivos ao tema.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

No âmbito do Programa EcoEscolas - Projeto HortaBio, as crianças do JI visitaram a criação de perdizes da sediada na zona circundante ao estabelecimento de ensino.
Tiveram a possibilidade de observarem os vários processos do seu desenvolvimento: nascimento, alimentação e criação.
As crianças que foram visitar as "Perdizes da Abelheira", logo de manhã, pela fresquinha viram os ovinhos de perdiz, que são postos a chocar até nascerem as perdizes, ou faisões, que também há… Depois foram ver as perdizes, que tyinham nascido há uns dias. Em cada recinto estavam 1500 aves, numa correria! Com a ajuda da Dona Célia e do Senhor André, pegaram nas aves e fizeram festinhas. São leves, macias e fazem cócegas!
Aprenderam muitas coisas, e ficaram a saber que em 40 dias estas aves ião mudar de casa, irão para uns cercados no exterior, para crescerem ao ar livre, em cercados com rede para não serem caçadas pelas aves de rapina. E depois podem ir parar a qualquer canto do país!
No regresso à escola as crianças do JI encontraram ovelhas, com dois cordeiros.
Foi uma grande caminhada, mas valeu a pena!

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

No espaço circundante à escola temos campos, moinhos,...
Um dia as turmas do JI decidiram irem passear até ao campo e apanharem flores para fazerem quadros de flores e pulseiras para darem às mamãs no Dia da Mãe.
As crianças puderam observar a natureza e desfrutarem da experiência das atividades no exterior.
Apanharam flores, pedrinhas, raminhos… depois quando regressaram às salas de atividades realizaram os quadros e as pulseiras.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Periodicamente algumas mães da Associação de Pais realizam em parceria com as turmas atividades de rega e limpeza da horta, assim como plantação de produtos hortícolas e sementeiras.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/Apaisseg/