Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2023/24
Escola Básica Santo Estêvão das Galés (Mafra)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
No Dia da árvore a Proteção Civil de Mafra veio à EBSEG e com as crianças dos dois níveis de ensino dinamizaram uma sessão temática sobre as partes da árvore. No fim plantou-se uma alfarrobeira e realizaram-se registos gráficos alusivos ao tema.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Tiveram a possibilidade de observarem os vários processos do seu desenvolvimento: nascimento, alimentação e criação.
As crianças que foram visitar as "Perdizes da Abelheira", logo de manhã, pela fresquinha viram os ovinhos de perdiz, que são postos a chocar até nascerem as perdizes, ou faisões, que também há… Depois foram ver as perdizes, que tyinham nascido há uns dias. Em cada recinto estavam 1500 aves, numa correria! Com a ajuda da Dona Célia e do Senhor André, pegaram nas aves e fizeram festinhas. São leves, macias e fazem cócegas!
Aprenderam muitas coisas, e ficaram a saber que em 40 dias estas aves ião mudar de casa, irão para uns cercados no exterior, para crescerem ao ar livre, em cercados com rede para não serem caçadas pelas aves de rapina. E depois podem ir parar a qualquer canto do país!
No regresso à escola as crianças do JI encontraram ovelhas, com dois cordeiros.
Foi uma grande caminhada, mas valeu a pena!
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Um dia as turmas do JI decidiram irem passear até ao campo e apanharem flores para fazerem quadros de flores e pulseiras para darem às mamãs no Dia da Mãe.
As crianças puderam observar a natureza e desfrutarem da experiência das atividades no exterior.
Apanharam flores, pedrinhas, raminhos… depois quando regressaram às salas de atividades realizaram os quadros e as pulseiras.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: