Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola Básica do Chafariz D'El-Rei (Évora)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

7 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

20m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio

3.3. N.º de alunos envolvidos:

30

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Conhecimentos sobre a germinação e sobre as condições necessárias ao desenvolvimento das plantas.
Reconhecimento da diversidade de tipos de raízes.
Venda de produtos aos Pais e professores, gerando verbas para a aquisição de novas plantas e sementes.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Duas vezes por semana é regada: uma das vezes por uma auxiliar, outra pelos alunos.
Em algumas aulas de estudo do Meio, ou durante o intervalo da tarde, a professora do 1º ano vai semanalmente (pelo menos uma vez) com um grupo alargado de alunos para se regar, colher, tirar ervas, etc.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza é feita manualmente pelos alunos e professora do 1º ano. A terra, sendo recentemente colocada, não necessita ainda de fertilizantes.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Temos um compostor feito em madeira (agora vai ser substituído por um "de compra"). É alimentado com restos de frutas (cascas e sobras de maçã, pera e banana), palha, folhas secas das árvores.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces, couves, tomateiros, pepinos e morangos,

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

12 Kg, aproximadamente.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

São vendidos à comunidade escolar, quando os pais vão recolher os filhos.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Quando há água da chuva, recolhida num pequeno tanque, os alunos usam essa água com um regador. Quando não há, há um pequeno depósito junto à horta (que também recebe alguma água pluvial) e os regadores são ali cheios. A rega feira pela auxiliar, é com uma mangueira.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Semanalmente, a professora de 1º ano faz essa monotorização.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Algumas couves apanharam piolho, combatido com uma calda de sabão e vinagre.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Os alunos de 2º ano realizaram uma aula para verificação dos vários tipos de raízes.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Os alunos de 4º ano identifiaram espécias cultivadas e invasoras (Picture This) e foram dar uma aula aos mais novos.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Os alunos de 1º ano fizeram um lanche com os morangos que colheram na horta.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Anexo à horta temos 2 canteiros de ervas aromáticas.

15.1. Link para a página da horta: