saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
22
2. Área aproximada da horta (m²):
28,5
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
2
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Cidadania e desenvolvimento e Ciências Naturais
3.3. N.º de alunos envolvidos:
16
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
3
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
A subida dos preços dos produtos hortícolas fez com que muitas famílias sentissem a necessidade de escolher os produtos mais próximos das suas casas. Alunos e auxiliares de educação levaram para casa vários produtos produzidos, a saber, alface, couve coração, salsa, coentros, beterraba, espinafres entre outros.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção foi semanalmente assegurada por um professor e um funcionário. Os trabalhos que não exijam muita força física a saber, plantação, sementeiras, monitorização das plantações/sementeiras retirada de ervas daninhas, rega, controlo de pragas, então foram escalonados alunos, uma vez que, o espaço não permite um grande volume de pessoas para estas tarefas específicas.
7. Como é feita a preparação do solo?
Os grupos de trabalho com recurso à enxada, sacho, pás de jardinagem, limparam o mobilizaram o solo, ao qual foi adicionado composto orgânico e areia, sendo este executado feito pelos auxiliares de ação educativa e professor. O composto resultante da compostagem, feito dentro do recinto escolar, foi usado para fertilizar o solo. à semelhança do ano passado também foi adicionado ao solo estrume de cavalo.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Os secos e castanhos (folhas das árvores) e os verdes (resultantes do corte da relva, resíduos verdes da estufa (folhas de alfaces, raízes, plantas velhas) são encaminhados para a compostagem. A precipitação, os seres detritívoros e os decompositores, e o arejamento periódico acabam por transforma os restos orgânicos em composto.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Rúcula, alface, espinafres, beterraba, couve híbrida, penca da póvoa, couve coração, brócolos, coentros, salsa, meloa, melancia, tomates, pimentos, curgetes, pepino, rabanetes (janeiro-fevereiro).
Consociações instaladas: alface – espinafre; tomate - alface; pimentos -tomate; beterraba - alface;
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Contabilizando o peso total de espinafres, alface, couve coração, couve penca, couve híbrida, salsa, beterraba, rúcula, aproximadamente 10 quilos
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Os produtos foram adquiridos pelos professores e alguns auxiliares de educação e outros doados a pessoas com mais dificuldades económicas.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Para a rega foi utilizada água da chuva distribuída com auxílio de um regador, também se utilizou uma mangueira, mas sempre com pequeno caudal ou um regador para a rega ser mais localizada. Nos dias de maior calor a porta da estufa e uma das laterais encontram-se abertas para maior arejamento.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Semanalmente através de observação direta.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Pulgões (mês de maio). Foram combatidos com a aspersão de uma solução composta por vinagre, água e sabão azul. As plantas que estavam mais infestadas foram removidas para que não houvesse a propagação para plantas vizinhas.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Os alunos monitorizaram a pragas e a crescimento das hortícolas e vegetais.
Atividade 2:
Atividade 3:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Deixaram-se exemplares de salsa, coentros e alface para produzirem sementes para estas serem recolhidas para futuras sementeiras.
15.1. Link para a página da horta:
https://youtu.be/0eOP6bS0AfI