Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola EB 2,3 Bernardim Ribeiro (Alcácer do Sal)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde 2015.

2. Área aproximada da horta (m²):

45m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais, Educação Visual e Educação Tecnológica, Matemática, Português, Inglês.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

25

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Ao longo do ano. Tivemos a colaboração do funcionário da escola, Sr João Amado, que é também funcionário da Câmara Municipal e membro da Associação de Pais e Encarregados de Educação da escola, e que no mês de outubro de 2023 passou a terra com os alunos com recurso ao motocultivador, permitindo que o terreno fosse preparado em tempo considerado bastante útil. os alunos. Os pais fornencem sementes e plantas para a horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Começámos as plantações e sementeiras no mês de outubro, em que semeámos coentros e rabanetes. No dia 8 novembro de 2023 semeamos favas, e plantámos couves flor, portuguesa, brócolos, couve roxa, repolhos e beterrabas.
No dia 15 de novembro de 2023 semeamos ervilhas e no dia 4 de dezembro plantámos morangueiros.
Entretanto no dia 6 de março plantámos 20 alfaces. Estas plantas foram fruto de parceria com a empresa “Plantas Carvalheira” que faz venda de plantas no mercado mensal de Alcácer do Sal, cedendo sempre metade das plantas para o projeto da horta da escola.
O grupo de 11 alunos é responsável direto pelas operações de plantação e sementeira e colheitas de produtos na horta. Já os alunos finalistas do 9 ano fazem a venda semanal de produtos à comunidade educativa.
Alguns produtos, tais como alfaces, coentros, beterraba, morangos, couves, repolhos, etc, são utilizados na confeção de refeições para o pessoal docente e os alunos levam os restantes produtos da horta tais como coentros favas e ervilhas, alfaces, etc.
Temos promovido práticas agrícolas sustentáveis, modernas e tecnológicas e estamos a educar os nossos alunos sobre os diferentes ciclos de alimentação saudável, conservação dos recursos naturais, consciencialização ambiental através de atividades educativas diversas e parcerias com a comunidade local e outras entidades públicas e privadas da região. Isto promove a motivação para a aprendizagem e promove também o envolvimento nas atividades propostas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Para além de aprenderem através das aulas ao ar livre, que acontecem às Terças- Feiras das 9:25 - 10:15, às Quartas - Feiras das 11:30 - 12:20 e às Sextas - Feiras das 13:25 - 14:15 dadas pelos Professores, Joaquim Lizardo e Tiago Bacalhau, é -lhes possibilitado aprender de uma forma mais rica e significativa, criando memórias positivas.
A forma como preparam e cuidam do solo ao longo dos ciclos de plantações e sementeiras, como regam as plantas, como retiram as ervas daninhas enchem-nos de orgulho e com a certeza de que este projeto está a criar memórias e emoções positivas, temos inclusive várias frases de alunos que podemos partilhar “A horta este ano tem muitas cores e está muito dinâmica”.
Sendo uma zona rural e de muita atividade agrícola, os alunos conseguem fazer a identificação de plantas com muita naturalidade.
Ajudaram também na aplicação de adubos orgânicos, na fertilização do solo e plantas com a preparação de compostos à base dos Macronutrientes (NPK) e micronutrientes, à base da borra do café e fertilizantes à base de casca de banana, pulverização elétrica com fungicidas naturais, etc. A borra de café é adquirida junto de cafés e restaurantes da zona que ajudam na fertilização natural do solo e são ótimos para a saúde das plantas.

O grupo de 11 alunos inscritos no projeto efetua no geral, as sementeiras, as plantaçºoes, as colheitas e a preparação e venda de metade produtos colhidos à comunidade. A outra metade é vendida por alunos do 9ano, comissão de finalistas, que efetuam a venda semanal desses produtos à comunidade. Assim, aproveitamos todos os produtos, tendo desperdício zero, além de que são consumidos na escola e em casa por todos os membros da comunidade educativa.
Alguns produtos são encaminhados para serem confecionados semanalmente na escola para as refeições diárias dos professores, tais como coentros e couves para sopa, alface, rabanetes e beterraba para as saladas.

Os alunos das diversas turmas participam em função da sua disponibilidade, do horário das sessões ao ar livre e da fase de plantação ou sementeiras. Normalmente trabalhamos em equipa, com os alunos das diversas turmas a fazerem pequenas atividades de diferentes tarefas.

7. Como é feita a preparação do solo?

No dia 4 de outubro de 2023 os alunos removeram as plantas do ano letivo anterior e com a incorporação de adubo, substrato orgânico (parceria com entidade parceira, VOMAR, situada em Alcácer do Sal e borra de café, (parcerias com cafés e restaurantes da vila do Torrão e do bar da escola. Depois de o solo ser remexido, o grupo de 11 alunos de diversas turmas ajudaram também na aplicação de adubos orgânicos, na fertilização do solo e plantas com a preparação de compostos à base dos Macronutrientes (NPK) e micronutrientes, fertilizantes à base de casca de banana, pulverização elétrica com fungicidas naturais no combate a pragas e doenças (piolho e lagarta da coive). etc.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Não é feita compostagem. No entanto, aproveitamos borras de café dos cafés e restaurantes da vila, aplicamos infusões e chorumes de banana, alho, cebola e urtiga que funcionam como fertilizantes líquidos de macro e micronutrientes no solo.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Começámos as plantações e sementeiras no mês de outubro, em que semeámos coentros e rabanetes. No dia 8 novembro de 2023 semeamos favas e plantámos couves flor, portuguesa, brócolos, couve roxa, repolhos e beterrabas.
No dia 15 de novembro de 2023 semeamos ervilhas e no dia 4 de dezembro plantámos morangueiros.
Entretanto, no dia 6 de março plantámos 20 alfaces. Estas plantas foram fruto de parceria com a empresa “Plantas Carvalheira” que faz venda de plantas no mercado mensal de Alcácer do Sal, cedendo sempre metade das plantas para o projeto da horta da escola. Cuidamos também das 40 árvores de fruto,

No dia 3 e 6 de maio foram plantadas as seguintes culturas: Curgetes, pepineiros, pimenteiros, tomateiros e meloa.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Em continuação: Até agora temos 10 a 15 kg de produtos entre couves flor, portuguesa, brócolos, couve roxa, repolhos e beterrabas e alfaces.
Colhemos 45kg de favas e 3 kg de ervilhas.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Alguns produtos, tais como alfaces, coentros, beterraba, morangos, couves, repolhos são utilizados na confeção de refeições para o pessoal docente. O grupo de 11 alunos é responsável direto pelas operações de plantação e sementeira e colheitas de produtos na horta. Já os alunos finalistas do 9 ano fazem a venda semanal de produtos à comunidade educativa.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Teremos em mente o propósito de se ampliar o sistema de rega automático, controlado por programadores, gerido por dispositivo informático na horta. Queremos, por isso, alargar a presença da rega automática a todos os espaços verdes e ajardinados do espaço escolar, nomeadamente, onde existe a horta pedagógica que não possui sistema de rega automático e apenas existe no pomar de árvores de fruto. Como temos a ambição de relacionar a vertente agrícola à eficiência energética, hídrica e digital, pretendemos desafiar os agentes locais a colaborarem direta e ativamente com os agentes educativos no auxílio e apoio ao desenvolvimento de uma horta que transmita à comunidade educativa a evidência em termos de uma utilização mais racional e eficiente dos recursos disponíveis e, desta forma, contribuir para o desenvolvimento de práticas mais atualizadas e eficientes, divulgando um tipo de agricultura mais moderno e tecnológico, onde todos possamos ter a possibilidade de criar algo que cause impacto na nossa comunidade local. Conseguimos recolher e reutilizar alguma água das chuvas na rega das plantas.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, fazemos a monitorização de pragas e doenças semanalmente.
Aplicamos os fertilizantes orgânicos (casca de banana), os fungicidas naturais, (chorume de urtiga, calda bordalesa, de alho, cebola e vinagre) com recurso a pulverizador elétrico.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Nas favas tivemos quatro plantas com piolho. Optámos por pulverizar com calda bordalesa, chorume de urtiga, cebola e alho. Alguns piolho, utilizámos remoção com recurso a fita cola crepe e assim conseguimos retirar alguns poiolhos. Mas graças às pulverizações semanais (intervalo de 8 a 10 dias) conseguimos combater o míldio e piolho nas faveiras e ervilheiras.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Sementeira e pesagem dos rabanetes
Os alunos procederem à preparação do canteiro dos rabanetes e mais tarde colheram, tendo posteriormente lavado, pesado e registando os dados em tabelas. Colocaram em sacos e os alunos de 9ano fizeram a venda semnal de produtos. Assim foram consolidando conceitos teóricos adquiridos em contexto de sala de aula.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Remoção das faveiras da horta para alimentação de raças autóctones de bovinos. Os alunos procederam à remoção das faveiras da horta, colocaram num veículo de um encarregado de educação, que possui uma exploração de bovinos sendo essas plantas dadas para alimentação dos animais. Foi uma atividade que incluiu alunos de 6ç, 7º e 8ano bem como o envolvimento dos avós e encarregados de educação (comunidade) nas atividades propostas pela escola e no âmbito da horta pedagógica.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Plantação de Tomateiros. O Sr João, funcionário da escola/EE, passou a terra com o motocultivador e preparou-se o canteiro a cultivar. 1 aluno de 7ano iniciou a definição de camalhões e 11 alunos do 9ano efetuaram a plantação de 80 tomateiros, sendo que plantaram 4 linhas com 20 plantas cada. Plantaram também, 9 curgetes, 9 pepineiros, 9 meloas gália e 18 pimenteiros. Efetuaram a rega das plantas.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A promoção do sucesso escolar, deve passar pelo estímulo à tomada de comportamentos assertivos. É fundamental, referir que os projetos de cariz prático, que têm a capacidade de envolver toda uma comunidade educativa, são os que apresentam maior índice de sucesso. Portanto, o sucesso escolar e educativo dos alunos passará, no futuro, por atividades de cariz prático onde estes adquiram aprendizagens essenciais, noções básicas e competências gerais e específicas que lhes permitam saber ser e saber fazer. Um dos caminhos a seguir é, sem dúvida, o da aposta nas hortas pedagógicas como ponte para a aquisição de um conjunto de competências e capacidades inerentes à maioria das disciplinas do currículo e que permitam uma consolidação dos conhecimentos adquiridos. Os projetos que envolvam a prática e a experimentação são sempre bem aceites pelos alunos que nos vão mostrar a sua grande capacidade de motivação e empenho na participação de todas as iniciativas.
Da experiência que possuímos ao nível pedagógico em projetos deste género, como é o caso das hortas pedagógicas em contexto escolar, afirmamos que, estes, revelam-se muito importantes para a grande maioria dos alunos. Os projetos desenvolvidos sobre agricultura nas escolas e a sua ligação ao currículo permitem aos alunos, por um lado, consolidar os conhecimentos transversais adquiridos e transmitir uma maior motivação para a realização de tarefas relativas a uma horta pedagógica. Por outro lado, muitos professores sentem o efeito da motivação criado por uma horta na escola. Cada vez mais, esse recurso educativo é um veículo de aprendizagens que proporciona aos alunos oportunidades de contacto com a natureza, promovendo uma educação verdadeiramente ambiental.
O envolvimento dos alunos e da comunidade educativa no projeto será efetuado através da realização de um conjunto de atividades que incentive para uma participação mais ativa, onde a aprendizagem se relacione com os temas da eficiência energética, hídrica e agricultura de precisão. Por forma a divulgar o projeto, os alunos criarão materiais de comunicação diversos por forma a consciencializar a comunidade para a importância da eficiência energética, hídrica e agricultura de precisão através do trabalho desenvolvido na horta pedagógica da escola.
Serão dinamizadas, semanalmente, situações de aprendizagem por via de plantações e sementeiras de plantas sazonais, onde se aprenderá sobre as especificidades das plantas, que plantas podem ser cultivadas, em que estações do ano poderão ser cultivadas e quais os cuidados a ter. Os alunos participação na monitorização do consumo de energia, de água e de necessidades de nutrição das plantas, bem como o registo e tratamento dos dados recolhidos.
Iremos promover, através de feira, a venda dos produtos produzidos na horta pedagógica e faremos ações de sensibilização sobre os diversos temas trabalhados ao longo do ano com base na criação de tarefas, resultando numa dinâmica de partilha dos resultados obtidos, bem como das práticas adotadas em todo o processo de desenvolvimento. A venda dos produtos será realizada em articulação com o grupo de alunos inscritos no projeto e com a comissão de finalistas do 9ºano, onde serão efetuadas, à comunidade escolar, vendas periódicas, sendo a receita gerada utilizada para a continuidade do projeto da horta e para a respetiva comissão.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.canva.com/design/DAGCDrjhdQ0/zYItxn_htZAvQ3J5bdmUEA/view?utm_content=DAGCDrjhdQ0&utm_campaign=designshare&utm_medium=link&utm_source=editor