Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola EB 1/JI de Sarzedo (Arganil)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta existe há dois anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

A área aproximada é doze metros quadrados.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio, Matemática, Português, Projeto e Expressões.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

103

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

6

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias colaboram sempre que são solicitadas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos depositam no compostor da horta, cascas de fruta e caroços, para tornar a horta com o solo cada vez mais franco.
Levam couves e alfaces para casa.
Apanham os morangos para comer.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Solicitou-se aos Encarregados de educação, hortícolas da época para a plantação.
Rega diária pela manhã.
Arrancar com orientação das ervas daninhas.

7. Como é feita a preparação do solo?

Foi feita a limpeza do terreno, espalhou-se o composto e em seguida cavou-se e envolveu-se tudo, para tornar o solo mais leve e rico.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Ervas daninhas, paus secos, folhas, cascas de fruta, borras de café e sacos de chá.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

couve, alface, alecrim, morangos, pimentos, tomates, abóboras e nabiças.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: