Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

JI/EB1 de Pombeiro da Beira (Arganil)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

5m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio, Português e Matemática

3.3. N.º de alunos envolvidos:

21

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias participaram na entrega de sementes e plantas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos prepararam e consumiram os produtos recolhidos na Horta Biológica, viram o crescimento das plantas e todo o processo das sementeiras.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A logística para a manutenção da horta é feita através de uma escola, onde estão destacados dois alunos por semana para realizarem a rega, a limpeza das ervas daninhas e o registo do crescimento das plantas.

7. Como é feita a preparação do solo?

A Horta foi limpa pelos alunos, professores e auxiliares. Foi retirada terra do terreno da parte de cima da escola, onde tinha estado armazenada lenha, portanto a terra foi retirada cheia de resíduos orgânicos, e adicionada a terra existente. Foi também adicionado composto do compostor da escola. No fim dessa preparação foram plantados e semeados legumes.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com restos de fruta, ervas, folhas e plantas.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Cenouras, beterraba, alfaces de várias qualidades, morangos, couves, tomates, salsa, pimentos, curgete, brócolos, cebolas e espinafres.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

2kg a 3kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos são para consumo dos alunos.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Este ano a tempo atmosférico ajudou-nos bastante, choveu pelo menos uma vez por semana, portanto a rega maioritariamente foi realizada de uma forma natural, no entanto também procedemos à recolha de água da chuva em recipientes para este efeitos sempre que era necessário.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim , é realizada pelos alunos destacados semanalmente para a manutenção da horta.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas na horta- Estudamos as plantas e o seu crescimento In loco.
Confecção de sopas e outros pratos- Confeccionamos uma sopa de brócolos, salada de alface e comemos morangos juntamente com crepes confeccionados também na escola de forma artesanal.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Foram realizadas aulas no espaço da horta com o objetivo de observar e identificar diferentes tipos de plantas no ambiente natural.



Iniciámos sempre a aula com uma breve introdução sobre a importância das plantas.
Através da nossa horta os alunos puderam realizar a observação e registo de dados sobre as plantas/ legumes presentes no local.
Nesta aula os alunos puderam identificar as diferentes partes das plantas (raiz, caule, folhas, flores) e suas funções, recolheram legumes para posterior análise em sala de aula.
Foi promovida sempre a discussão a posterior em sala de aula sobre as descobertas feitas durante as aulas in loco e a importância da preservação das plantas.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Podemos realçar aspetos como as práticas sustentáveis ​​adotadas na horta, como compostagem de resíduos orgânicos, uso de métodos de cultivo orgânico e conservação da água.
Aprendemos a valorizar o papel da horta como um espaço de aprendizagem prática sobre questões ambientais, promovendo a consciencialização da a importância da biodiversidade e da produção de alimentos locais.
Podemos realçar também a importância da nossa horta na integração Curricular, pois pode-se proporcionar oportunidades de aprendizagem interdisciplinar em áreas como ciências, matemática e até mesmo artes, na realização da Espantalha.
E por último e não menos importante, podemos realçar o impacto positivo, na consciencialização dos benefícios da horta para a saúde e bem-estar dos alunos, além de contribuir para a promoção de práticas alimentares saudáveis ​​e saudáveis.

15.1. Link para a página da horta:

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