Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2023/24
JI/EB1 de Pombeiro da Beira (Arganil)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Confecção de sopas e outros pratos- Confeccionamos uma sopa de brócolos, salada de alface e comemos morangos juntamente com crepes confeccionados também na escola de forma artesanal.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Iniciámos sempre a aula com uma breve introdução sobre a importância das plantas.
Através da nossa horta os alunos puderam realizar a observação e registo de dados sobre as plantas/ legumes presentes no local.
Nesta aula os alunos puderam identificar as diferentes partes das plantas (raiz, caule, folhas, flores) e suas funções, recolheram legumes para posterior análise em sala de aula.
Foi promovida sempre a discussão a posterior em sala de aula sobre as descobertas feitas durante as aulas in loco e a importância da preservação das plantas.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Aprendemos a valorizar o papel da horta como um espaço de aprendizagem prática sobre questões ambientais, promovendo a consciencialização da a importância da biodiversidade e da produção de alimentos locais.
Podemos realçar também a importância da nossa horta na integração Curricular, pois pode-se proporcionar oportunidades de aprendizagem interdisciplinar em áreas como ciências, matemática e até mesmo artes, na realização da Espantalha.
E por último e não menos importante, podemos realçar o impacto positivo, na consciencialização dos benefícios da horta para a saúde e bem-estar dos alunos, além de contribuir para a promoção de práticas alimentares saudáveis e saudáveis.
15.1. Link para a página da horta: