Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola EB 2,3 André Soares (Braga)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

8 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

39 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

8

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Educação Tecnológica

3.3. N.º de alunos envolvidos:

20

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Desenvolver o gosto pelo contacto com a terra; conhecimento de plantas; a importância de uma horta biológica; conhecer formas de compostagem viáveis na escola; valorização de outros espaços verdes e floreiras existentes e a construção de floreiras verticais; diálogo sobre tipos de rega e a utilização do regador e da mangueira na horta escolar; diálogo sobre materiais e ferramentas de trabalho bem como as regras básicas de segurança no trabalho e o uso de algum equipamento de proteção individual.
Promoção de uma alimentação saudável e sustentável.
Preservação do meio ambiente.
Trabalho em equipa e repartição de tarefas e ou grupos de trabalho alternados.
Atividades de articulação em contexto educativo (Educação Tecnológica, Educação Especial).

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Reuniões semanais com a apresentação de sugestões de trabalho tendo em conta as condições atmosféricas/sementeiras/plantações/combate de pragas/caraterísticas de alunos(grupo)
As sementeiras e plantações foram feitas pelos alunos com a orientação dos professores.
A manutenção da horta é feita pelos alunos com supervisão de professores.
A rega é feita com supervisão de um funcionário.

7. Como é feita a preparação do solo?

Mobilização e limpeza de pedras e outros detritos com o auxílio de ferramentas / cavar, sachar e fertilizar o solo.
Planificação, medição e preparação de pequenas leiras de trabalho com vista à plantação/sementeira em causa.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Compostagem e vermicompostagem. Folhas, borras de café, restos de vegetais e de frutos.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Sementeiras de leguminosas (tremoço, fava, ervilha e feijão).
Sementeira de batatas, alhos, alface, rabanetes, salsa e coentros.
Plantação de acelgas, morangueiros, alface, tomate, pepino, pimento e plantas aromáticas (cebolinho, tomilho, cidreira, camomila, Lúcia-lima, cidreira, menta

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Hortelã, cidreira e Lúcia-lima para infusões no bar da escola.
Favas, aproximadamente 2kg, e ervilhas, aproximadamente 1,5 kg.
As acelgas são colhidas à folha.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

A hortelã, a cidreira e a Lúcia-lima são usadas para preparar infusões no bar da escola.
As favas e as ervilhas foram repartidas pelos alunos e pelos funcionários que colaboram na horta.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Regador e mangueira.
A rega é feita em função das condições climatéricas.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, por observação.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Caracóis e de lesmas. Para as controlar foram colocadas casca de ovo esmagadas em redor das culturas, farinha misturada com cerveja, apanha manual de caracóis e introdução de um sapo.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Minhocas (vermicompostagem) e Bicho-da-conta.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas na horta - Educação Tecnológica – 6 vezes, 12 alunos, colaboraram na preparação do solo, sementeiras e plantações.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Apanha da folha – feita em regime de voluntariado, 8 alunos.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Atividades na horta com alunos com necessidades educativas especais – 1 vez por semana desde o início de março, 4 alunos, sementeiras, plantações, rega e colher produtos.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: