Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Centro Escolar de Ilha (Pombal)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

há alguns anos

2. Área aproximada da horta (m²):

está dividida entre o 1º ciclo e o pré-escolar, em caixas/cubos - mais ou menos 5m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

todas as áreas de conteúdo

3.3. N.º de alunos envolvidos:

73

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Dando alguns sementes e plantas para plantar/semear e terra de saco.
Participaram na elaboração do espantalho da horta, através de um concurso aberto aos pais para construírem um espantalho em família.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Gostam de tratar das plantações e sementeiras, sentem-se mais responsáveis e desenvolvem a autonomia.
Aprendem a diferença entre plantar e semear.
Aprendem a diferença entre tubérculos, frutas e legumes.
Aprendem nome dos legumes/vegetais e aprendem o seu aspeto antes de ir para o supermercado.
Aprendem também a provar alimentos que não costumam comer.
Aprendem a diferença entre hortas e pomares.
Aprendem a importância da rega, da luz do sol e da fertilização (compostagem).

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

O chefe do dia de cada sala faz a rega (no caso de não ter chovido) e vê se é preciso arrancar ervas daninhas. Também controlam o aparecimento de caracóis e lagartas que possam destruir as culturas.

7. Como é feita a preparação do solo?

Todos os alunos, em pequenos grupos, tratam da preparação do terreno, limpando as ervas daninhas e mexendo a terra para novas sementeiras/plantações. Para a fertilização do solo utilizamos adubo biológico retirado do nosso compostor.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Restos de comida do almoço, cascas de fruta dos lanches e ervas/ramos de árvore, colocados no compostor que existe no espaço exterior da escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Ervilhas, rabanetes, alface, beterrabas, cenouras, tomates, orégãos, feijões, cabaças, morangos, alho francês ...

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Já apanhámos
-rabanetes +/- 1kg
-beterrabas +/- 1kg
-morangos +/- 0,5kg
-alfaces - 2 unidades

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

realizar receitas com os produtos ou apenas provar ao natural

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Se chover não é feita rega pelas crianças, só se estiver sol e pela manhã, com regador.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, todos os dias o chefe das sala faz a monitorização e vê se é preciso fazer limpeza.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Concurso de espantalhos:
Os pais dos alunos do pré-escolar foram convidados, em outubro, a fazer um espantalho, em família, para depois ir a concurso na escola, para decoração e proteção da horta. Houve uma participação acima dos 95%, tendo o cuidado de usarem, na maioria dos espantalhos, materiais recicláveis e da natureza.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Panquecas de beterraba:
Com as beterrabas produzidas na horta, os alunos do pré-escolar deliciaram-se com umas saborosas panquecas. Participaram 59 alunos, 3 educadoras e 3 auxiliares. Usámos a receita oferecida pela Câmara Municipal de Pombal, incluída no projeto "vamos criar uma horta". Os alunos ajudaram a colocar os ingredientes na liquidificadora e depois das panquecas irem ao lume, cada um decorou a sua. Puderam provar este legume de uma forma diferente e gostar (apenas uma menina não gostou).

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Inicialmente a ideia era ter uma horta única, ampla, no jardim do pré-escolar. Foi falado no conselho eco-escolas e uma das mãe ficou de tentar arranjar uma estrutura de madeira, tipo caixa, para fazer as nossas plantações. Como não foi possível arranjar, usámos as estruturas do ano passado, assim como caixas de madeira, vasos e pequenos recipientes. Deste modo, a nossa horta está dividida em pequenas hortas. Também trabalhámos mini hortas numa das salas do pré-escolar e noutra fizeram bonecos cabeludos (com alpista).

15.1. Link para a página da horta: