Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2023/24
Centro Escolar de Ilha (Pombal)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Participaram na elaboração do espantalho da horta, através de um concurso aberto aos pais para construírem um espantalho em família.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Aprendem a diferença entre plantar e semear.
Aprendem a diferença entre tubérculos, frutas e legumes.
Aprendem nome dos legumes/vegetais e aprendem o seu aspeto antes de ir para o supermercado.
Aprendem também a provar alimentos que não costumam comer.
Aprendem a diferença entre hortas e pomares.
Aprendem a importância da rega, da luz do sol e da fertilização (compostagem).
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
-rabanetes +/- 1kg
-beterrabas +/- 1kg
-morangos +/- 0,5kg
-alfaces - 2 unidades
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Os pais dos alunos do pré-escolar foram convidados, em outubro, a fazer um espantalho, em família, para depois ir a concurso na escola, para decoração e proteção da horta. Houve uma participação acima dos 95%, tendo o cuidado de usarem, na maioria dos espantalhos, materiais recicláveis e da natureza.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Com as beterrabas produzidas na horta, os alunos do pré-escolar deliciaram-se com umas saborosas panquecas. Participaram 59 alunos, 3 educadoras e 3 auxiliares. Usámos a receita oferecida pela Câmara Municipal de Pombal, incluída no projeto "vamos criar uma horta". Os alunos ajudaram a colocar os ingredientes na liquidificadora e depois das panquecas irem ao lume, cada um decorou a sua. Puderam provar este legume de uma forma diferente e gostar (apenas uma menina não gostou).
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: