Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola Secundária da Lousã (Lousã)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Mais de 3 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

< 50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais, Biologia e CATL (Centro de Atendimento e Tempos Livres)

3.3. N.º de alunos envolvidos:

70

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Apenas no início, na cedência de sementes, rebentos, estacas e outros

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos gostam de cuidar da horta e interessam-se espontaneamente

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As turmas (9º A e B; 12º A e B _ 10 alunos) alternaram os dias de cuidados da horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

O jardineiro deu instruções aos alunos no sentido da manutenção da horta e prestou a ajuda necessária

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Resíduos sobrantes do refeitório da escola

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Morangueiro, tília, cidreira

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

2 Kgs

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os alunos levam para casa e distribuem entre eles

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Os alunos, com a vigilância da docente, alternam entre si esta tarefa

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: