Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2023/24
Centro de Bem Estar Infantil de Monte Real (Leiria)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Sensibilização para a criação de hortas biológicas em casa.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Semeámos também girassóis.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A horta é visitada todos os dias pelas crianças, que verificam juntamente com o adulto o que é necessário fazer.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Todos os dias a horta é visitada pelas crianças, acompanhadas pelos adultos.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
A horta é um espaço que as crianças adoram, gostam de mexer na terra, de plantar de regar e de ver crescer o que semeiam e plantam. Sentimos que hoje em dia, a maior parte das crianças, não gostam de saladas, não gostam de sopa com verduras e sentimos, que sendo eles a cuidar da horta, a verem crescer os legumes, fazem um esforço para provar e aprenderem a gostar. Achamos que estamos no bom caminho, devagar vamos conseguindo.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
A horta é visitada todos os dias pelas crianças. Elas acompanham a germinação das sementes e o crescimento das várias plantas que eles plantaram. Fazem também a apanha dos legumes, explorando conceitos de matemática: tamanhos, cores, texturas, quantidades...
Na horta temos também flores e árvores de fruto, onde as crianças acompanham a evolução do crescimento dos frutos.
As crianças ao longo do ano, podem observar as diferenças sazonais que vão ocorrendo ao longo da passagem das estações.
As crianças em conjunto com os adultos, inventaram uma canção para cada uma das árvores e quando vão à horta cantam as canções.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: