Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Centro de Bem Estar Infantil de Monte Real (Leiria)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há mais de 5 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

Menos de 50m2.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Conhecimento do Mundo e a matemática.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

63

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

7

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Mais motivação durante as refeições para ingerirem legumes nas sopas e nas saladas.
Sensibilização para a criação de hortas biológicas em casa.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada sala fica responsável pela manutenção da horta, nomeadamente retirar as ervas daninhas e proceder á rega.

7. Como é feita a preparação do solo?

Inicialmente foram retiradas as ervas daninhas e depois a terra foi remexida.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Sementeira de nabiça, cenoura e salsa, plantação de alfaces, couve coração de boi, alho francês, tomate, couve roxa e pimentos. Plantação de ervas aromáticas: hortelã, tomilho e oregãos
Semeámos também girassóis.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Neste momento ainda não conseguimos avaliar a quantidade de kgs produzidos, uma vez que só agora é que os legumes estão a começar a desenvolver. Apanhámos alfaces e nabiça.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos da horta são utilizados na confecção das sopas e saladas e na aromatização dos cozinhados.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Cada sala ficou responsável pela rega no dia que lhe ficou atribuído.
A horta é visitada todos os dias pelas crianças, que verificam juntamente com o adulto o que é necessário fazer.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

É feita a monitorização da horta através da observação direta com as crianças sempre que vão à horta.
Todos os dias a horta é visitada pelas crianças, acompanhadas pelos adultos.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Tivemos a visita de lesmas e caracóis, que teimavam em comer as alfaces. colocámos caruma na terra e todos os dias verificávamos se havia alguns por lá escondidos.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

-Confecção de sopas e saladas
A horta é um espaço que as crianças adoram, gostam de mexer na terra, de plantar de regar e de ver crescer o que semeiam e plantam. Sentimos que hoje em dia, a maior parte das crianças, não gostam de saladas, não gostam de sopa com verduras e sentimos, que sendo eles a cuidar da horta, a verem crescer os legumes, fazem um esforço para provar e aprenderem a gostar. Achamos que estamos no bom caminho, devagar vamos conseguindo.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

-Aulas na horta
A horta é visitada todos os dias pelas crianças. Elas acompanham a germinação das sementes e o crescimento das várias plantas que eles plantaram. Fazem também a apanha dos legumes, explorando conceitos de matemática: tamanhos, cores, texturas, quantidades...
Na horta temos também flores e árvores de fruto, onde as crianças acompanham a evolução do crescimento dos frutos.
As crianças ao longo do ano, podem observar as diferenças sazonais que vão ocorrendo ao longo da passagem das estações.
As crianças em conjunto com os adultos, inventaram uma canção para cada uma das árvores e quando vão à horta cantam as canções.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta está a ser regada com o reaproveitamento da água da chuva, que fomos armazenando sempre que chovia.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/profile.php?id=61559959630815