Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2023/24
Escola Básica de Santão (Felgueiras)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Para além disso, os alunos transmitem em casa o que se está a fazer na escola, estando os encarregados de educação sempre informados das atividades desenvolvidas.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
As atividades realizadas na horta escolar contribuem para os alunos compreenderem o perigo na utilização de pesticidas para a saúde humana e para o meio ambiente; proporciona uma compreensão da necessidade da preservação do meio ambiente escolar; desenvolve a capacidade do trabalho em equipa e da cooperação; proporciona um maior contacto com a natureza, já que há crianças que estão cada vez mais afastadas do contacto com o ambiente natural. Proporciona também a modificação dos hábitos alimentares dos alunos, além da perceção da necessidade de reaproveitamento de materiais tais como: garrafas pet, embalagem tetra pak, copos descartáveis, entre outros. Tais atividades ajudam no desenvolvimento da consciência de que é necessário adotarmos um estilo de vida menos impactante sobre o meio ambiente.
Um exemplo do impacto da horta é o feedback por parte dos alunos ao dizerem que em casa o pai ou avô também tem no quintal couves e outras coisas como temos na escola, e outros referem que também vão fazer uma pequena horta em casa.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
Depois da terra cavada, junta-se o composto que se obtém por compostagem e remexe-se o solo para formar uma cama fina e regular.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Esses restos de fruta, juntamente com os restos das saladas e das refeições são colocados em dois compostores que existem perto da horta biológica. O que resulta da limpeza do recinto escolar e do jardim também é colocado nos compostores.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Alhos- 1kg
Alface- 3 Kg
Salsa- 2 Kg
Cebolas- 2Kg
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: