Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola Básica de Santão (Felgueiras)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Mais ou menos 15 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

Aproximadamente 11m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio e Cidadania do Desenvolvimento

3.3. N.º de alunos envolvidos:

104

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Os pais são convidados a colaborar com a escola, fornecendo materiais e sementes, ou seja, trazem para a escola o substrato biológico, sementes, planta..., Os pais, sempre que necessário, estão disponíveis a colaborar.
Para além disso, os alunos transmitem em casa o que se está a fazer na escola, estando os encarregados de educação sempre informados das atividades desenvolvidas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Ter uma horta na escola oferece aos alunos o contato com a natureza, ao lidar com a terra, com as plantas, as frutas e os legumes.
As atividades realizadas na horta escolar contribuem para os alunos compreenderem o perigo na utilização de pesticidas para a saúde humana e para o meio ambiente; proporciona uma compreensão da necessidade da preservação do meio ambiente escolar; desenvolve a capacidade do trabalho em equipa e da cooperação; proporciona um maior contacto com a natureza, já que há crianças que estão cada vez mais afastadas do contacto com o ambiente natural. Proporciona também a modificação dos hábitos alimentares dos alunos, além da perceção da necessidade de reaproveitamento de materiais tais como: garrafas pet, embalagem tetra pak, copos descartáveis, entre outros. Tais atividades ajudam no desenvolvimento da consciência de que é necessário adotarmos um estilo de vida menos impactante sobre o meio ambiente.
Um exemplo do impacto da horta é o feedback por parte dos alunos ao dizerem que em casa o pai ou avô também tem no quintal couves e outras coisas como temos na escola, e outros referem que também vão fazer uma pequena horta em casa.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é feita por todas as turmas. As tarefas mais simples são feitas pelos alunos mais pequenos, como por exemplo, retirar ervas, e as outras são feitas pelos alunos mais crescidos. A tarefa de regar, como tem de ser ou muito cedo ou então à tardinha, é feita pelos funcionários.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza é feita pelos alunos da escola. Para melhorar a estrutura do solo e drenagem, os alunos usam ancinhos e enxadas para remover o solo a uma profundidade de 15 a 20 centímetros antes do plantio.
Depois da terra cavada, junta-se o composto que se obtém por compostagem e remexe-se o solo para formar uma cama fina e regular.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Em cada sala de aula existe um recipiente para os alunos colocarem os restos da fruta que consomem.
Esses restos de fruta, juntamente com os restos das saladas e das refeições são colocados em dois compostores que existem perto da horta biológica. O que resulta da limpeza do recinto escolar e do jardim também é colocado nos compostores.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas são: alface, cebolo, morangos, alhos. No canterio aromático: alecrim; limonete; hortelâ, tomilho; oregãos: romasninho e alfazema.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Morangos- mais ou menos 3Kg
Alhos- 1kg
Alface- 3 Kg
Salsa- 2 Kg
Cebolas- 2Kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos da horta são consumidos por todos os alunos e, por vezes, são utilizados na confeção de cozinhados.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita com a água que recolhemos da chuva, pois temos um depósito de recolha. Esse depósito tem uma torneira, na qual podemos colocar uma mangueira, ou então, encher regadores.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização é feita através de uma observação cuidada das plantas. Até à data, não surgiram quaisquer pragas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Foram realizadas 2 aulas na horta, por período, envolvendo as cinco turmas da escola e respetivos professores. Nessas aulas, os alunos estiveram em contacto com a realidade, estabelecendo a relação dos conteúdos teóricos com a prática.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Participação no concurso: Espantalho na Horta, realizado pelos alunos e professores do 1º ciclo, reutilizando materiais. A construção do espantalho aliou a criatividade à estratégia tradicional para afugentar os pássaros, no sentido de proteger as plantações. Os alunos irão observando a sua eficácia, diariamente.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Depois de construído na escola, o espantalho da horta, envolvemos a comunidade lançando o desafio de construírem outros espantalhos, utilizando apenas materiais em fim de vida. Tivemos uma grande participação.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: