Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2023/24
Escola EB1/PE da Ajuda (Funchal)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Ao longo do ano, semanalmente, os nossos alunos/turmas encarregados regaram e fizeram a manutenção dos vasos com a extração de ervas daninhas e colocação de estacas. Sempre que necessário os alunos semearam, plantaram e colheram plantas (tais como: beterraba, alface, acelgas, cebola, pimentão, tomate), que depois foram utilizadas para a sua alimentação no refeitório. Algumas ervas aromáticas (hortelã pimenta, pessegueiro inglês, caninha, Funcho) têm servido para a elaboração de chás consumidos pela comunidade educativa da escola, outras são utilizadas para preparação dos almoços, tais como: orégãos; segurelha; manjerona e alecrim. Os alunos do primeiro ciclo realizaram etiquetas de identificação de plantas, construção de pequenos espantalhos e cataventos para a horta.
O tempo disponibilizado para esta horta e para os outros espaços verdes não é muito, mas o cuidado é feito com amor e dentro das possibilidades de cada um, envolvendo toda a comunidade educativa.
Apesar de os alunos cuidarem de todos os produtos hortícolas e ervas aromáticas de todos os canteiros da escola, o seu trabalho foi mais visível na horta vertical, onde a terra era mais fácil de manusear.
Este projeto deverá continuar no próximo ano letivo envolvendo todas as turmas e grupos da escola.
15.1. Link para a página da horta: