Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2023/24
Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister (Alcobaça)
A Nossa Horta Bio
Horta grande (superior a 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Ao cultivar de forma prática, os alunos desenvolvem habilidades essenciais, como:
Manuseio de Ferramentas e Equipamentos: Aprendem a usar ferramentas agrícolas, como enxadas, ancinhos e pulverizadores. Além disso, ganham experiência com equipamentos modernos, como sistemas de irrigação e estufas.
Observação e Monitorização: Aprendem a observar as plantas, identificar sinais de doenças, pragas ou deficiências nutricionais e tomar medidas corretivas. Isso os torna mais conscientes das necessidades das culturas e os ajuda a tomar decisões informadas.
Trabalho em Equipe: A agricultura muitas vezes envolve trabalho em equipe. Os alunos colaboram na preparação do solo, no plantio e na colheita. Essa experiência promove habilidades de comunicação e cooperação.
Conexão com a Natureza: Ao cultivar plantas, os alunos desenvolvem uma ligação mais profunda com a natureza. Observam o ciclo de crescimento, a importância da água e da luz solar, e a relação entre o homem e o meio ambiente.
A abordagem prática na agricultura não apenas ensina habilidades técnicas, mas também desperta a paixão e o interesse dos alunos pela área. Observam os resultados do trabalho e compreendem a relevância da agricultura para a sociedade e o meio ambiente.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Na primavera/verão são cultivados tomateiros, feijão-verde, pimento, pepino e meloa,
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Integração Comunitária: A feira proporciona um espaço onde alunos, professores e funcionários da escola podem interagir com a comunidade escolar, promovendo um sentimento de pertença.
Aprendizagem Prática em Comércio: Os alunos envolvidos na organização e venda dos produtos ganham experiência prática em comércio, incluindo precificação, atendimento ao cliente e gestão de "stock".
Promoção dos Produtos Agrícolas: Os produtos vendidos na feira geralmente são cultivados pelos próprios alunos nas hortas e estufas da escola. Isso é uma oportunidade para mostrar à comunidade a qualidade dos produtos agrícolas produzidos localmente.
Acessibilidade Financeira: A venda a baixo custo torna os produtos mais acessíveis para a comunidade escolar, incentivando o consumo de alimentos saudáveis e frescos.
Sustentabilidade: Ao comprar produtos do Mercado Escolar, a comunidade apoia práticas agrícolas sustentáveis e a economia local.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Conhecimento Prático em Ciência: A horta escolar é um laboratório de ciências vivo. Os alunos aprendem sobre botânica, ecologia e biologia de forma prática e interessante. Conceitos como o ciclo de vida das plantas, as necessidades de crescimento, a fotossíntese e a polinização se tornam concretos, não apenas ideias abstratas em um livro didático1.
Desenvolvimento de Habilidades Sociais e Pessoais: Manter uma horta requer trabalho em equipa, planeamento, responsabilidade e paciência. Essas habilidades são valiosas para a vida além da sala de aula.
Conexão com a Natureza: Num mundo cada vez mais digital, a horta escolar oferece uma conexão tangível com a natureza. Essa interação promove uma melhor compreensão e respeito pelo meio ambiente.
Manuseio de Ferramentas e Equipamentos: Aprendem a usar ferramentas agrícolas, como enxadas, ancinhos e pulverizadores. Além disso, ganham experiência com equipamentos modernos, como sistemas de irrigação e estufas.
Observação e Monitorização: Aprendem a observar as plantas, identificar sinais de doenças, pragas ou deficiências nutricionais e tomar medidas corretivas. Isso os torna mais conscientes das necessidades das culturas e os ajuda a tomar decisões informadas.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: