Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister (Alcobaça)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

33 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

3 estufas com 400 m2 cada e uma parcela ao ar livre com 1000 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Formação em contexto de Trabalho, Produção agrícola e mecanização agrícola.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

55

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Na EPADRC, os alunos não apenas adquirem conhecimentos teóricos sobre agricultura, mas também têm a oportunidade de aplicar esses conhecimentos de forma prática. Nas estufas e nos campos experimentais, eles aprendem a preparar o solo, plantar sementes, cuidar das plantas em crescimento , colher e vender os produtos. Essa abordagem prática é fundamental para promover o interesse dos alunos pela área agrícola.

Ao cultivar de forma prática, os alunos desenvolvem habilidades essenciais, como:

Manuseio de Ferramentas e Equipamentos: Aprendem a usar ferramentas agrícolas, como enxadas, ancinhos e pulverizadores. Além disso, ganham experiência com equipamentos modernos, como sistemas de irrigação e estufas.
Observação e Monitorização: Aprendem a observar as plantas, identificar sinais de doenças, pragas ou deficiências nutricionais e tomar medidas corretivas. Isso os torna mais conscientes das necessidades das culturas e os ajuda a tomar decisões informadas.
Trabalho em Equipe: A agricultura muitas vezes envolve trabalho em equipe. Os alunos colaboram na preparação do solo, no plantio e na colheita. Essa experiência promove habilidades de comunicação e cooperação.
Conexão com a Natureza: Ao cultivar plantas, os alunos desenvolvem uma ligação mais profunda com a natureza. Observam o ciclo de crescimento, a importância da água e da luz solar, e a relação entre o homem e o meio ambiente.

A abordagem prática na agricultura não apenas ensina habilidades técnicas, mas também desperta a paixão e o interesse dos alunos pela área. Observam os resultados do trabalho e compreendem a relevância da agricultura para a sociedade e o meio ambiente.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção das hortas é feita integralmente pelos alunos no decorrer das atividades letivas.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo é feita mecanicamente, pelos alunos, utilizando tratores e alfaias, com o auxilio do professor da disciplina de Mecanização Agrícola e o auxiliar educativo.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com o estrume dos animais e os resíduos vegetais das culturas agrícolas.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Ao longo do ano cultivam-se alfaces, couves, ervas aromáticas, morangueiros, pitaias, maracujá e framboesa.
Na primavera/verão são cultivados tomateiros, feijão-verde, pimento, pepino e meloa,

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos são vendidos duas vezes por semana à comunidade escolar e à loja da "Granja" em Alcobaça.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Rega gota-a-gota e aspersão.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Semanalmente por observação direta e observação das placas cromotrópicas amarelas e azuis.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Ovelhas, cabras, galinhas.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Mercado Escolar (Feira na escola) - Todas as semanas os alunos vendem os produtos na escola à comunidade escolar, os produtos são vendidos a baixo custo, esta prática permite:
Integração Comunitária: A feira proporciona um espaço onde alunos, professores e funcionários da escola podem interagir com a comunidade escolar, promovendo um sentimento de pertença.
Aprendizagem Prática em Comércio: Os alunos envolvidos na organização e venda dos produtos ganham experiência prática em comércio, incluindo precificação, atendimento ao cliente e gestão de "stock".
Promoção dos Produtos Agrícolas: Os produtos vendidos na feira geralmente são cultivados pelos próprios alunos nas hortas e estufas da escola. Isso é uma oportunidade para mostrar à comunidade a qualidade dos produtos agrícolas produzidos localmente.
Acessibilidade Financeira: A venda a baixo custo torna os produtos mais acessíveis para a comunidade escolar, incentivando o consumo de alimentos saudáveis e frescos.
Sustentabilidade: Ao comprar produtos do Mercado Escolar, a comunidade apoia práticas agrícolas sustentáveis e a economia local.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Confecção de sopas e outros pratos: é uma prática que valoriza a integração entre a produção agrícola e a culinária. No restaurante pedagógico, "Sabores EPADRC", os alunos têm a oportunidade de aplicar conhecimentos práticos na elaboração de refeições saudáveis. Todas as sopas e saladas são preparadas com os produtos hortícolas cultivados na horta da escola. Essa abordagem não apenas promove a sustentabilidade, mas também proporciona uma experiência enriquecedora para os estudantes, fazendo a ligação entre o Curso de Produção Agrícola e o Curso de Cozinha e Pastelaria de forma significativa.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Aulas na Horta:
Conhecimento Prático em Ciência: A horta escolar é um laboratório de ciências vivo. Os alunos aprendem sobre botânica, ecologia e biologia de forma prática e interessante. Conceitos como o ciclo de vida das plantas, as necessidades de crescimento, a fotossíntese e a polinização se tornam concretos, não apenas ideias abstratas em um livro didático1.
Desenvolvimento de Habilidades Sociais e Pessoais: Manter uma horta requer trabalho em equipa, planeamento, responsabilidade e paciência. Essas habilidades são valiosas para a vida além da sala de aula.
Conexão com a Natureza: Num mundo cada vez mais digital, a horta escolar oferece uma conexão tangível com a natureza. Essa interação promove uma melhor compreensão e respeito pelo meio ambiente.
Manuseio de Ferramentas e Equipamentos: Aprendem a usar ferramentas agrícolas, como enxadas, ancinhos e pulverizadores. Além disso, ganham experiência com equipamentos modernos, como sistemas de irrigação e estufas.
Observação e Monitorização: Aprendem a observar as plantas, identificar sinais de doenças, pragas ou deficiências nutricionais e tomar medidas corretivas. Isso os torna mais conscientes das necessidades das culturas e os ajuda a tomar decisões informadas.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

As hortas/estufas são locais de aprendizagem e de confraternização, toda a produção é utilizada para consumo da própria escola (restaurante pedagógico e bar) ou vendidos, a preços reduzidos, à comunidade escolar.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/epadrc