Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola Básica de Moure e Ribeira do Neiva (Vila Verde)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

14 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

45

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais, Cidadania e Desenvolvimento, Educação Tecnológica, Educação Visual; Clube de Hortofloricultura, Clube Ciência Viva na Escola

3.3. N.º de alunos envolvidos:

22

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Através das atividades e iniciativas propostas em reuniões ou pelos educandos com convites. Quando solicitados participam na construção de projetos e no fornecimento de materiais e na cedência de sementes e plântulas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Este ano, a escola/horta bio dinamizou e/ou colaborou em várias iniciativas, de modo curricular com várias disciplinas, com projetos, programas e com clubes ativos no agrupamento: estudo científico sobre a germinação da ervilheira de grão (Pisum sativum) intitulado “Germinação da ervilheira em estufa e ao ar livre: influencia dos fatores abióticos”.
Esta investigação permitiu analisar a influência de diferentes fatores abióticos (luz, temperatura e água) na germinação da ervilheira (Pisum sativum) ao ar livre e em estufa. O projeto foi implementado no clube de Hortofloricultura em parceria com o Clube Ciência Viva na Escola (CCVnE), o que permitiu cooperação entre os alunos dos dois clubes, promovendo partilha de conhecimento, entreajuda e colaboração.
A educação ambiental é um dos tópicos mais importantes a serem absorvidos pelos alunos, explorar a sua relação com a natureza e os impactos que as suas ações podem causar no sentido ecológico. É aqui que o projeto de horta escolar se insere, aproxima os alunos da realidade, fazendo com que estes criem hábitos sustentáveis e ecologicamente corretos.
Além disso, a horta escolar melhora a relação entre a comunidade e a escola, uma vez que são criadas redes sociais e educativas que fomentam o sentimento de pertença a uma comunidade maior; incentivando o intercâmbio cultural; os valores de sustentabilidade; a integração social e a inclusão.
O projeto Horta Bio na Escola facilita o desenvolvimento integral dos alunos e ajuda a melhorar a sua autoestima e satisfação pessoal, visto que proporciona a implementação de atividades altamente motivadoras que vinculam o processo de aprendizagem ao desenvolvimento de competências pessoais e académicas.
Os objetivos deste projeto, que permitem o desenvolvimento de diversas competências previstas no perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória, são: (I) melhorar o ambiente da escola, através de atividades inclusivas; (II) melhorar a valorização da identidade, cultura e diversidade; (III) promover o consumo e a produção sustentáveis, através da horta escolar; (IV) desenvolver o espírito de entre ajuda, cooperação e partilha de conhecimentos entre os elementos da comunidade educativa; (V) ajudar crianças e jovens a tornarem-se conscientes dos problemas do planeta e assumir a responsabilidade de respeitar e melhorar o nosso meio ambiente e (VI) usar as tecnologias como uma ferramenta e um elemento de mudança.
Também a venda direta dos produtos hortícolas na escola, possibilita a divulgação dos mesmos e das práticas seguras e saudáveis na agricultura/horticultura.
Gradualmente as famílias dos alunos e outros, envolvidos na horta, vão alterando algumas práticas de cultivo e hábitos alimentares. Verifica-se um aumento da compostagem por parte das famílias que têm espaços verdes e ou hortas, valorizando práticas amigas do ambiente e da preservação dos recursos naturais.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

O Clube de Hortofloricultura conta com oito alunos inscritos, de diferentes anos de escolaridade a frequentar o clube duas vezes por semana. No clube realizam diversas tarefas como a manutenção da horta segundo os princípios da Agricultura Biológica. Também outras turmas da escola participam na manutenção da horta e na sementeira em estufa e ao ar livre de hortícolas (para o estudo da influência dos fatores abióticos nas plantas; proteção da biodiversidade vegetal; são realizadas sementeiras (sementes biológicas) em estufa pelos alunos do Clube de Hortofloricultura, de acordo com a época; Todos os utilizadores (clubes, turmas e serviços da escola como cantina e bar), contribuem com os resíduos orgânicos para a compostagem, nomeadamente borras de café do bar dos professores; A coordenadora do projeto Horta Escolar Bio presta colaboração/apoio às turmas que pretendam trabalhar/ter aulas de campo na horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

No início do ano e, em virtude do solo da horta, compactar com facilidade, foi necessária a sua mobilização, com recurso à cava com enxadas e ancinhos para o nivelamento e limpeza dos detritos existentes (pedras, galhos, raízes, resíduos biológicos). Foram deixados alguns resíduos das culturas, para serem incorporados ao solo como fontes de azoto e de nutrientes.
As fases seguintes foram de incorporação de matéria orgânica obtida através da compostagem produzida na escola, composto bio de cavalo e ainda, de cinza de madeira, resultante da queima de lenha das podas, pois o solo da horta possui um pH próximo do 6,5 (acidez média).
Por último, reconstruímos os talhões e os carreiros de circulação, de acordo com a planta da horta, dando continuidade ao projeto do ano anterior.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

É realizada através da compostagem (pilha e quatro compositores de plástico).
Materiais utilizados:
1. Com elevado teor em carbono: palhas, cascas, serrim, folhas, podas. 2. Com elevado teor em azoto: borras de café recolhidas no bar dos professores; desperdícios alimentares e restos de frutas e legumes e por cortes de relva dos jardins – tendo o cuidado de alternar, sucessivamente, no compostor/pilha as camadas de material castanho e verde, sendo que a primeira e última camada, são sempre materiais castanhos para evitar a lixiviação e ação direta da luz solar (na pilha).

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As consociações existentes são com associações de hortícolas com diferentes velocidades de crescimento, para aproveitar melhor o terreno. Outras consociações são planeadas com vista à proteção das culturas, nomeadamente no combate de pragas com efeito de repelência ou atração de insetos auxiliares. Temos o cuidado de selecionar variedades resistentes e bem-adaptadas às condições locais. Variedades regionais são mais tolerantes a pragas e doenças.
Associações instaladas na horta: a) Alface, alho-francês e alho; b) Penca, feijão, linho-galego e batata; c) Alface, morangueiros, coentro e salsa; d) Ervilha, salsa, cravo-túnico, couve-lombarda, alface; e) Alho, alface, couve-portuguesa e acelga; f) Couve-flor, acelga, alecrim, erva-cidreira; g) Salsa, coentro, erva-cidreira; h) Couve, alface; i) Alho-francês, penca de Chaves, alface, coentro; j) variedades de abóbora (menina e manteiga); l) milho, feijão de estaca.
Ao longo da horta/bordadura dos talhões plantamos ervas aromáticas (alecrim, orégão, salsa, funcho, hortelã, erva-cidreira, …) e flores (cravo-túnico, calêndula, cosmos, papoila da Califórnia, linho-galego), que funcionam como plantas inseticidas insetífugas e, ainda como plantas-armadilhas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Até à data produzimos abóboras, ervilha de quebrar, couve de bruxelas, alface, alho-francês, ervas aromáticas como coentro, salsa. Num total de cerca de 10 Kg. O longo período de chuva que se fez sentir, no final do outono, na região, não permitiu os trabalhos na horta e consequentemente a produção. Iniciamos a produção praticamente no início do 2º período com culturas da época na horta bio e algumas culturas dentro da estufa, nomeadamente ervilha de grão, coentros, salsa, ervas aromáticas. Teremos neste mês e próximos colheita de vários produtos como: abóbora, alho-francês, alho, alface, couve-coração, feijão, milho, morangos, ervas aromáticas, entre outros.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos são vendidos na escola em mercados bio e adquiridos pelos alunos, professores e funcionários.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Este ano foi implementado o sistema de rega gota a gota a partir de um bidão de 1000L. Este foi cheio com água a partir de bidões mais pequenos que recolhem água da chuva e/ou diretamente do ribeiro com regadores e do furo de água realizado pelo município, junto à horta bio e charco pedagógico. Com dois eco bidons, que são o aproveitamento de velhos bidons recolhemos a água da chuva para rega das culturas desenvolvidas dentro da estufa.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Inspeção regular das culturas para verificar o seu aspeto (manchas ou mordeduras); são realizadas culturas diversificadas, estabelecendo rotações; luta biológica - joaninha/pulgão; atração de auxiliares pela plantação de espécies diversificadas; manutenção dos ninhos artificiais e do hotel para insetos; colocação de comedouros, bebedouros e caixas ninho para atração de Biodiversidade; criação de bordaduras de flores coloridas; armadilhas para Toupeira; eliminação manual das folhas de pessegueiro com lepra (presença de fungo); manter a horta limpa de ervas daninhas e de lixo; são criados espaçamentos entre culturas e controlo da rega para não originar o desenvolvimento de fungos; instalação de culturas intercalares de plantas aromáticas como medida de prevenção. Semanalmente os alunos do clube, nas duas sessões, fazem a inspeção de pragas e doenças.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Piolho no feijoeiro da trepa (afídeo negro). Luta química biológica (inseticidas de origem vegetal): preparado de alho (alguns dentes de alho ralados com varinha mágica e juntou-se a 2 litros de água. Deixou-se repousar durante 24 horas. Este preparado foi coado e diluído em 5 litros de água. Finalmente foi pulverizado nos feijoeiros). O piolho desapareceu rapidamente. Também fomos “visitados” por Toupeiras na horta. Construímos armadilhas para as afugentar (numa extremidade da cana de bambu fixamos com um fio de arame um garrafão de plástico vazio, que com o vento produz ruído no solo e desta forma as afasta).
Também foi implantado um espantalho na horta feito a partir de roupas usadas para afastar os pássaros.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Estudo científico da germinação da ervilheira de grão (Pisum sativum) intitulado “Germinação da ervilheira em estufa e ao ar livre: influencia dos fatores abióticos”.
Esta investigação permitiu analisar a influência de diferentes fatores abióticos (luz, temperatura e água) na germinação da ervilheira (Pisum sativum) ao ar livre e em estufa. O projeto foi implementado no clube de Hortofloricultura em parceria com o Clube Ciência Viva na Escola (CCVnE), o que permitiu cooperação entre os alunos dos dois clubes, promovendo partilha de conhecimento, entreajuda e colaboração.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Os alunos do Clube de Hortofloricultura participaram num Showcooking da cozinha saudável, sustentável, bio e local, no dia 19 de outubro, na Escola Básica de Moure e Ribeira do Neiva. A atividade “Showcooking da cozinha saudável, sustentável, bio e local”, organizada pela turma do 5ºA, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento em articulação com o programa Eco-Escolas, no tema Alimentação Saudável e Sustentável.
A atividade foi dirigida a toda a comunidade educativa, especialmente aos pais e encarregados de educação e teve como grande objetivo valorizar os produtos locais, incentivar à alimentação saudável e sustentável, e apelar à confeção de receitas com o mínimo de pegada ecológica possível.
O Showcooking foi orientado pela Chef Ângela, da Biobrássica de Braga e contou com a presença da BioTake, empresa de produção e comercialização de cogumelos biológicos Shiitake do Lanhoso, Póvoa de Lanhoso.
A Chef Ângela começou por abordar a questão da sustentabilidade, imprescindível na alimentação, alertando para a necessidade de uma confeção cuidada, sem desperdício e com recurso aos produtos locais. Na preparação do prato – quiche de legumes com cogumelos Shiitake, os presentes aprenderam a cozinhar de forma mais saudável, fazendo-o com menor impacto para o planeta. Começando pela escolha e compra dos ingredientes ou pelo modo de produção dos mesmos, passando pela forma como os acondicionamos, a maneira como os aproveitamos e até como os confecionamos, é mesmo possível minimizar o nosso impacto em todas estas etapas, minimizando o efeito para a saúde, mas maximizando o sabor.
No decorrer do showcooking, os presentes tiveram também, a oportunidade de conhecer o processo de cultivo do cogumelo Shiitake, pela responsável da empresa BioTake, Eng. Fátima Alves.
No fim, foi o momento da degustação dos pratos confecionados pela chef Ângela, com a ajuda dos “petits chefs”, oferecendo uma experiência culinária única aos participantes. A entrada um “Pesto de Manjericão”, as deliciosas quiches com diferentes ingredientes, texturas e sabores, e como sobremesa, a tão inesperada “Mousse de diospiro”.
Este evento não foi apenas sobre o prazer de saborear pratos deliciosos, mas também sobre educar e sensibilizar o público presente. Ao longo do evento, várias interações foram promovidas, permitindo que os presentes partilhassem suas ideias e dúvidas sobre práticas sustentáveis na cozinha. Foi uma experiência única, que uniu o prazer gastronómico à consciência ambiental. Também permitiu avançar para a produção do cogumelo Shiitake na escola, no âmbito do clube de Hortofloricultura com a colaboração dos professores de Ciências Naturais do 3ºciclo e do clube Ciência Viva.
https://www.facebook.com/agrupamento.escolasdemoure/posts/pfbid0xYQhtBwATHYfK2fcv9cpBf1NjEAmJfrwgUv2J8FRX5C6fsrpsLhpuHxLe8Nu2Gxtl?locale=pt_PT

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Os alunos do Clube de Hortofloricultura participaram na ação de identificação e erradicação de espécies invasoras dentro do recinto escolar da escola de Moure e Ribeira do Neiva após terem assistido a uma sessão de esclarecimento que decorreu no Auditório da escola sede sobre identificação das principais espécies invasoras na zona de Vila Verde.
No âmbito da iniciativa “A Casa vai à Escola” a Casa do Conhecimento de Vila Verde, o Serviço de Qualidade da Água do Município de Vila Verde, em colaboração com a CIM do Cávado, promoveram na Escola Básica de Moure e Ribeira do Neiva e na Escola Básica da Ribeira do Neiva ações de sensibilização sobre a "Identificação e Erradicação de Plantas Invasoras em Vila Verde", inserida nas ações dos Clubes Eco-Escolas, Ciência Viva e Hortofloricultura, que em cooperação atuaram na erradicação das espécies invasoras identificadas no recinto escolar.
https://www.facebook.com/story.php?story_fbid=882470007014112&id=100057533624536&rdid=J9vFKLp40dWXjDVM

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

O Clube de Hortofloricultura em parceria com o projeto Eco-Escolas que este ano aceitou mais um desafio lançado pela ABAAE - Espantalho na Horta cooperaram para concretizar em conjunto um projeto desafiante.
A ideia foi lançada aos alunos envolvidos que gostaram do desafio e como estavam já envolvidos num projeto do Eco-Escolas “roupas usadas não estão acabadas” no âmbito do desafio Veste o Ambiente, em que fizeram um corpo intitulado “o homem e o seu ego”com roupas usadas representando de um lado, o planeta saudável, em equilíbrio e de outro lado, o planeta em desequilíbrio devido às alterações climáticas, tudo com materiais de vestuário em fim de vida dadas pelas famílias dos alunos envolvidos.
Este trabalho foi premiado a nível nacional e deu mote para avançar com o desafio Espantalho da Horta reutilizando este trabalho já feito pelos alunos e dando-lhe um fim de vida na horta bio da escola.
Com ajuda dos professores responsáveis foi lançado o desafio de convidar um familiar dos alunos para explicar a utilidade de um espantalho numa horta, tradições culturais e de que forma eram usados pelos agricultores para afastar os predadores das suas culturas sem os matar, mantendo a biodiversidade local.
Uma avó de uma aluna envolvida aceitou e deslocou-se à escola para ajudar a adaptar o modelo premiado “roupas usadas não estão acabadas” e assim fazerem um espantalho para a horta da escola. O espantalho foi vestido com umas calças velhas, as pernas foram cheias com palha seca, foi adornado com um chapéu de palha e colocado na horta para afugentar os pássaros que teimam em comer as sementes das sementeiras feitas pelos alunos na horta bio. Foram utilizados materiais recicláveis e desperdícios biológicos para sensibilizar os alunos para a importância da reutilização de materiais e da reciclagem.

Esta atividade contribuiu para aumentar a eficácia do controlo das sementeiras, aumentar a ligação dos alunos à horta, promover a cooperação entre alunos no trabalho em equipa, para além de promover a criatividade e sentido estético e também a interligação Escola-Família.
A interação entre gerações permite adquirir conhecimento e enriquecimento pessoal e social sobre as práticas de intervenção na agricultura comparando o passado e a atualidade em termos de sustentabilidade e práticas no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.
Espantalho da horta: https://www.facebook.com/roupasusadasnaoestaoacabadas/

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/agrupamento.escolasdemoure/