saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2 anos
2. Área aproximada da horta (m²):
23m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Música e artes criativas
3.3. N.º de alunos envolvidos:
10
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Através da doação dos produtos a plantar, nas alturas da plantação.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Apresentação de uma horta cuidada, cujos produtos são posteriormente consumidos pelos utentes do CACI.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da horta é monitorizada pelo adulto responsável pela mesma, que orienta os dias e horas semanais de ida à horta, bem como a distribuição das tarefas a realizar nesses dias.
7. Como é feita a preparação do solo?
Primeiramente são arrancadas as ervas com o auxilio da foice, posteriormente é cavada a terra de forma a tirar as raízes e outras ervas daninhas.
De seguida a terra é cavada em profundidade com uma enxada para tornar a terra mais fofa, são tirados os regos para fazer as sementeiras e plantação de diversos produtos hortícolas.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
A compostagem é feita através das ervas que retiramos da terra e da folhagem que cai da árvores, sendo colocadas num local da horta, coloca-se água e deixamos decompor.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
A culturas/ consorciações presentes na horta são produtos agrícolas como, alface, cebola, feijão, favas, milho doce, pimentas, alho francês, couve, rúcula, beterraba, pimpinela e arvores de fruto como, bananeira, nespereira, pitangueira, romãzeira, limoeiro, goiabeira e o abacateiro.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
A quantidade de produtos hortícolas produzidos na horta ronda os 35 kg.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Os produtos da horta são utilizados para consumo dos próprios utentes do CACI.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega da horta é feita com recurso á água da chuva, sempre que possível , sendo que fazemos a armazenamento das águas da chuva. Quando tal não é possível recorremos a utilização da água potável e saneamento.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
É feita a monitorização das pragas e doenças, recorrendo a diluição de sabão azul em 5 litros de água e posteriormente aplica-se a espuma nas plantas. Também se utiliza outra técnica que é a mistura de vinagre de maçã com sabão da louça e depois aplica-se a mistura nas plantas. Este processo realiza-se sempre que é necessário o combate de pragas na plantação com a frequência de 1 vez por semana.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
As pragas combatidas foram o piolho da fava e do feijão.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Celebração do dia mundial da árvore e início da primavera com a plantação de uma árvore de frutos, um limoeiro. Esta foi uma atividade que envolveu os utentes e alguns elementos que constituem a equipa multidisciplinar do CACI Santa Cruz, assistentes técnicas e docente de educação musical.
Atividade 2:
Descrição:
Confeção de um bolo com fruta da horta, nêspera ou banana, para celebrar o dia de aniversário. Esta atividade é realizada várias vezes ao longo do ano, sendo que celebramos os aniversários dos nossos utentes e alguns dos familiares solicitam que a confeção do bolo para o efeito seja feita no CACI, em vez de trazer feito. Deste modo o aniversariante e alguns colegas com orientação e colaboração dos elementos da equipa confecionam o bolo para o lanche de aniversário.
Atividade 3:
Descrição:
Reutilização dos troncos da arvores de fruto, podados, para realização de trabalhos manuais como decorações de natal e páscoa. Utilização de paus das arvores para as tabuletas de identificação dos produtos da horta.
15. Outros aspetos de realce da horta:
Pretendemos que a nossa horta continue a crescer, com novos produtos hortícolas e árvores de fruto.
De referi que terá um cantinho destinado, à plantação de ervas aromáticas.
15.1. Link para a página da horta: