Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola EB 2,3 da Freixianda (Ourém)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

6 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

50

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Geografia e Cidadania e Desenvolvimento

3.3. N.º de alunos envolvidos:

10

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Com frequência. Aquando de sementeiras e plantações, algumas famílias fornecem plantas e sementes aos seus educandos. Posteriormente, quando ocorrem os mercadinhos, algumas famílias realizam compras dos produtos produzidos na horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

O facto dos produtos da horta serem produzidos só com adubos orgânicos sem a adição de químicos de síntese industrial

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Consoante as necessidades, mas de uma maneira geral semanalmente é feita a manutenção da horta. Para tal os vários grupos de alunos são divididos e alternadamente semana a semana participam nas atividades de manutenção da horta, ora semeando e plantando, ora fazendo as tarefas de limpeza e manutenção e posteriormente de colheita.

7. Como é feita a preparação do solo?

Limpeza é feita à mão, com enxada rasa e pequenos sachos.
Mobilização do solo é feita com enxadas.
A fertilização é feita com recurso a comporto orgânico obtido no compostor da escola e comprado no mercado. Pratica-se também a rotação de culturas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com folhas e ervas resultantes da limpeza e manutenção do espaço exterior da escola e da horta, vem como de alguns materiais da preparação de refeições escolares.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Favas, ervilhas, alho francês, brócolos, couve galega, morango. Na estufa: alface, tomate, manjericos.
No canteiro de aromáticas produz-se alecrim, vários de tipos de alfazema, hortelã, salsa, erva cidreira, tomilhos vários, erva príncipe,

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Favas: 10 Kg, Ervilhas: 4 kg, alho francês: 12 unidades, brócolos; 12 unidades, alface: 100 unidades, tomate: previsão de 4 kg. Couve galega ainda não há previsão de colheita.
As ervas aromáticas não se têm colhido, à exceção de pequenas quantidades de hortelã e salsa.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

A maior parte vende-se nos mercadinhos Eco-escolas, por vezes também se oferecem.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Uma nota introdutória para referir que a partir do próximo ano letivo será feita a recolha da água das chuvas para aproveitar para rega da horta.
Até ao momento as culturas exteriores não têm necessitado de rega. As culturas da estufa têm sido regadas com água da rede pública, sempre que necessário.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Semanalmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

As mais significativas são as feiras. Realizaram-se 4 feiras. Cerca de 15 pessoas aproximadamente participaram nas atividades entre, alunos, professores e funcionários. Os alunos são envolvidos na colheita e venda dos produtos. A comunidade tem verificado que é possível fazer agricultura de forma biológica.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

As aulas na horta aconteceram uma única vez, tendo os alunos do clube Eco-escolas recebido e explicado aos alunos de uma turma do 1º ciclo o que era a horta biológica e as culturas produzidas.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: