Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola EB1 Eurico Gonçalves (Lisboa)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A Escola Eurico Gonçalves esteve em obras durante o ano letivo passado. Este ano é a primeira utilização do espaço exterior que se situa do lado esquerdo do portão principal, como horta.

2. Área aproximada da horta (m²):

40 m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

8

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio e Educação Cívica

3.3. N.º de alunos envolvidos:

168

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias, alguns elementos da Associação de Pais, têm participado, com sementes e com trabalho.
Uma vez por semana ou com a regularidade possível.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os Encarregados de Educação estão entusiasmados por poderem participar em atividades na escola. Os alunos gostam da natureza e de todos os trabalhos relacionados com a agricultura. A manutenção dos diversos talhões que compõem a horta é regularmente efetuada pelos alunos acompanhados dos/as respetivos/as professores/as.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta está dividida em talhões estreitos e retangulares; alguns talhões são partilhados por duas turmas.
A manutenção é feita pelos alunos e professores, pelos encarregados de educação que participam através da Associação de Pais e por algumas assistentes operacionais.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do terreno tem sido realizada pelos alunos, com recurso a instrumentos de dimensões adequadas ao seu nível etário e com a supervisão dos professores. Também participam os encarregados de educação e as assistentes operacionais.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Foram plantadas duas árvores: uma ameixieira e um limoeiro; Diversos legumes: alfaces, tomates, tomates cherry, cenouras, cebolas, salsa, batatas, chuchu... Ervas aromáticas: salsa, coentros, manjericão, cebolinho... Leguminosas: grão e feijão...
Nas salas de aula semearam-se flores: amores- perfeitos, lírios dos campos, violetas, margaridas...

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

A quantidade produzida é pouco significativa.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos da horta destinam-se ao consumo no refeitório ou nas famílias dos alunos.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita com água canalizada, mas com um consumo regrado e consciente, incentivando os alunos à poupança da água potável, como bem essencial e escasso.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não foi feita monitorização de pragas e doenças.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Comemoração do dia da Terra com atividades ao ar livre e sementeiras.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Comemoração da Primavera com a plantação de um limoeiro.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Comemoração do dia Internacional da Biodiversidade com a plantação de uma ameixeira.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

É uma iniciativa educativa que transforma o espaço escolar exterior num espaço de aprendizagem interativo, uma aula de ciências viva.

15.1. Link para a página da horta: