Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola EB1/JI de Marinhais (Salvaterra de Magos)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há dois anos

2. Área aproximada da horta (m²):

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

20

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio

3.3. N.º de alunos envolvidos:

320

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

16

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Sempre que os docentes solicitam.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

As hortícolas destinam-se para consumo dos alunos, que colhem e entregam no refeitório para a elaboração de sopas , saladas e sobremesas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

O Coord do Prog Eco-Escolas dinamiza a informação sobre a calendarização das sementeiras e plantações adequadas a cada estação do ano; Docentes escolhem com os alunos o que querem plantar ou semear de acordo com estas orientações; os Encarregados de Ed. fornecem sementes e plantas; as Assistentes operacionais, apoiam os docentes e os alunos.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza do solo é feita pelos alunos com a ajuda dos adultos, com pequenos sachos; a fertilização é feita com o substrato dos compostores, que já existiam antes da horta.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Existem 4 compostores que foram oferecidos pela CMSM. com o apoio técnico da Ecolezíria.
Os materiais: cascas das frutas dos lanches da manhã (Ed. Pré-escolar) e do almoço; cascas e restos de hortícolas e folhas secas.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Nesta fase, cada turma escolhe as culturas que entende.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Neste momento ainda não temos noção. Cada canteiro tem um metro quadro, a horta tem 16 canteiros, um para cada turma.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Destinam-se ao consumo das crianças

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Gota a gota nos períodos de interrupção e manual nos tempos letivos.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Estamos a iniciar esta fase.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Lagartas nas couves.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Estes registos referem-se ao ano letivo 22-23:
A colheita dos produtos hortícolas é feita pelos alunos com a ajuda dos adultos e a confecção de sopas é da responsabilidade do pessoal do refeitório, os alunos apenas levam os produtos.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Alguns professores utilizam este espaço para as suas aulas do âmbito do Estudo do Meio.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

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