saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Iniciamos a horta este ano letivo em março. Os serviços do Município arranjaram-nos a caixa, as 7 gavetas, forneceram-nos a leca, a tela e a terra.
2. Área aproximada da horta (m²):
A caixa e as gavetas aproximadamente 3m quadrados.
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
6
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Estudo do Meio/Português/Oferta Complementar (Ciências), Artes Plásticas
3.3. N.º de alunos envolvidos:
139
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
9
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
As famílias foram envolvidas enviando algumas plantas, e os professores têm enviado às mesmas fotografias das atividades desenvolvidas na horta pelas crianças e com os progressos da horta.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Realizaram-se sementeiras nas salas de aula para serem plantadas na horta (girassóis, abóboras e pepinos) e os alunos também levaram para casa para serem plantados em casa em vasos/canteiros/hortas dos pais ou avós... os encarregados de educação têm enviado fotos do desenvolvimento das plantas. Também os alunos reportam os progressos das suas plantas.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Cada turma é responsável pela sua ou suas gavetas e pelas suas plantas da caixa. Os professores e funcionários ajudam as crianças na manutenção da horta (rega, tirar ervas daninhas...).
7. Como é feita a preparação do solo?
Foi realizada pelos funcionários do município em março. É um espaço pequeno de fácil manutenção e é feita pelas professoras ou educadoras em contexto de aula no exterior com a intervenção das crianças em pequenos grupos, também com a ajuda das funcionárias.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Ainda não instalamos dado a horta ser muito recente. O Município forneceu-nos documentação sobre o assunto (consociações favoráveis e desfavoráveis) e vamos associar plantar mais alfaces junto dos tomateiros; e na gaveta com alfaces plantar pepinos.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Ainda nenhuns.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Serão todos oferecidos à cantina da escola.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega é feita manualmente pelas crianças sob a orientação dos docentes.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Temos verificado que há plantas que estão a ser o alimento de caracóis e lesmas, mas ainda não fizemos uma intervenção.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Semear girassóis em pequenas embalagens para plantar posteriormente na horta (e para levarem para casa).
Atividade 2:
Descrição:
Aula de Estudo do Meio (2º ano) - Distinguir plantas espontâneas de plantas cultivadas. Semear várias sementes e posteriormente observar o progresso do desenvolvimento das plantas.
Atividade 3:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: