Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola EB de Figueiredo (Vila Nova de Gaia)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Iniciamos a horta este ano letivo em março. Os serviços do Município arranjaram-nos a caixa, as 7 gavetas, forneceram-nos a leca, a tela e a terra.

2. Área aproximada da horta (m²):

A caixa e as gavetas aproximadamente 3m quadrados.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio/Português/Oferta Complementar (Ciências), Artes Plásticas

3.3. N.º de alunos envolvidos:

139

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

9

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias foram envolvidas enviando algumas plantas, e os professores têm enviado às mesmas fotografias das atividades desenvolvidas na horta pelas crianças e com os progressos da horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Realizaram-se sementeiras nas salas de aula para serem plantadas na horta (girassóis, abóboras e pepinos) e os alunos também levaram para casa para serem plantados em casa em vasos/canteiros/hortas dos pais ou avós... os encarregados de educação têm enviado fotos do desenvolvimento das plantas. Também os alunos reportam os progressos das suas plantas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada turma é responsável pela sua ou suas gavetas e pelas suas plantas da caixa. Os professores e funcionários ajudam as crianças na manutenção da horta (rega, tirar ervas daninhas...).

7. Como é feita a preparação do solo?

Foi realizada pelos funcionários do município em março. É um espaço pequeno de fácil manutenção e é feita pelas professoras ou educadoras em contexto de aula no exterior com a intervenção das crianças em pequenos grupos, também com a ajuda das funcionárias.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Ainda não instalamos dado a horta ser muito recente. O Município forneceu-nos documentação sobre o assunto (consociações favoráveis e desfavoráveis) e vamos associar plantar mais alfaces junto dos tomateiros; e na gaveta com alfaces plantar pepinos.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Ainda nenhuns.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Serão todos oferecidos à cantina da escola.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita manualmente pelas crianças sob a orientação dos docentes.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Temos verificado que há plantas que estão a ser o alimento de caracóis e lesmas, mas ainda não fizemos uma intervenção.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Semear girassóis em pequenas embalagens para plantar posteriormente na horta (e para levarem para casa).

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aula de Estudo do Meio (2º ano) - Distinguir plantas espontâneas de plantas cultivadas. Semear várias sementes e posteriormente observar o progresso do desenvolvimento das plantas.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: