Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2023/24
Escola Secundária Mães d'Água (Amadora)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Contribuindo para a recolha de cascas de ovo e de banana (para produzir composto), durante cerca de 1 semana;
Consumindo alguns vegetais da horta (após Maio).
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Os alunos de etnia cigana da nossa escola, gostaram muito de participar na plantação da árvore (macieira), e, noutra ocasião, ao saberem que uma das espécies existentes na zona (Boldo), serve para fazer chá contra a Diabetes, quiseram colher a planta e levá-la para casa (têm familiares diabéticos).
O convívio e a partilha informal de conselhos, com/ por parte dos hortelãos da horta comunitária, permitiu novas aprendizagens, a oferta de grãos (feijão, milho) e plantas (alecrim, Physalis, tomateiro). Uma visita inicial à horta comunitária da Falagueira (pelas turmas 8º3ª e 9º3ª), que existe dentro dos muros da escola, permitiu aos alunos conhecerem o seu responsável, a história da criação da horta, os seus objetivos, a importância da produção local de alimentos, o modo biológico de produção, e como é feita a gestão sustentável da água de rega.
A turma de 5º ano visitou a horta comunitária em 21 de Março. Posteriormente, germinou sementes de manjericão e, após alguns dias, fez a plantação na horta da escola, e rega (atividades no âmbito da disciplina de Ciências Naturais).
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Colaboram, ainda, duas Assistentes Operacionais, e um aluno do 6º ano, voluntário, ainda que de forma diferente, cerca de 2 a 3 vezes por semana (apenas para a rega).
7. Como é feita a preparação do solo?
e ainda, um dos hortelãos da horta comunitária, ao oferecer 4 tomateiros, ofereceu também um pouco de estrume.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Feijão
Tomate
Milho
Manjericão
Physalis
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Feijão:0.100
Tomate: ainda não existem frutos maduros
Milho: ainda não existe milho
Manjericão: 0.150
Physalis: cerca de 0.200, por enquanto
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Participaram cerca de 55 alunos, num total de 10 aulas. Foram trabalhados temas como: a importância da alimentação saudável; fatores abióticos; relações bióticas; identificação de espécies; boas práticas de sustentabilidade (ex: poupança de água, reciclagem, entre-ajuda). Os alunos realizaram diversas atividades, desde a germinação de sementes, à identificação de espécies através da App PlantNet (fauna e flora).
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Esta atividade procura promover a curiosidade dos alunos pela produção local de alimentos, a partir de uma horta comunitária e do espaço escolar. Tem como objetivos: trabalhar os princípios da cidadania, liberdade e responsabilidade; reforçar a importância da alimentação saudável; dinamizar a aquisição de conhecimentos (“saber fazer”)
– incluindo explorar diferentes tipos de relações bióticas -, e fomentar boas práticas de sustentabilidade ambiental, social e económica (ex: poupança de água, reciclagem de materiais, entre-ajuda, custo-eficácia).
Tem ainda como objetivo específico, a interligação à comunidade local, em particular:
- a um hortelão que produz legumes num talhão da horta comunitária, dentro do recinto escolar;
- a um membro da comunidade escolar, não docente, que habitualmente se dedica a semear e cultivar, re-aproveitando e reciclando materiais, no recinto da escola.
São realizadas, 4 sessões, de 50 minutos.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: