Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola Secundária Mães d'Água (Amadora)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Esta horta biológica, criada pelos alunos, no âmbito do projeto Eco-escolas, existe, na prática, desde fevereiro de 2024 (embora existisse no papel meses antes. Resultou do diálogo c/ Direção da Escola, que sugeriu o local e contactar a Horta Comunitária.

2. Área aproximada da horta (m²):

12

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

CN, EV, Turma PIEF, Clube Eco-escolas

3.3. N.º de alunos envolvidos:

52

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Autorizando os alunos a irem à escola regar a horta nas férias da Páscoa (quinze dias);
Contribuindo para a recolha de cascas de ovo e de banana (para produzir composto), durante cerca de 1 semana;
Consumindo alguns vegetais da horta (após Maio).

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A comemoração do Dia da árvore envolveu cerca de 60 alunos do Agrupamento, incluindo também alunos da escola 1CEB, Artur Bual.
Os alunos de etnia cigana da nossa escola, gostaram muito de participar na plantação da árvore (macieira), e, noutra ocasião, ao saberem que uma das espécies existentes na zona (Boldo), serve para fazer chá contra a Diabetes, quiseram colher a planta e levá-la para casa (têm familiares diabéticos).
O convívio e a partilha informal de conselhos, com/ por parte dos hortelãos da horta comunitária, permitiu novas aprendizagens, a oferta de grãos (feijão, milho) e plantas (alecrim, Physalis, tomateiro). Uma visita inicial à horta comunitária da Falagueira (pelas turmas 8º3ª e 9º3ª), que existe dentro dos muros da escola, permitiu aos alunos conhecerem o seu responsável, a história da criação da horta, os seus objetivos, a importância da produção local de alimentos, o modo biológico de produção, e como é feita a gestão sustentável da água de rega.
A turma de 5º ano visitou a horta comunitária em 21 de Março. Posteriormente, germinou sementes de manjericão e, após alguns dias, fez a plantação na horta da escola, e rega (atividades no âmbito da disciplina de Ciências Naturais).

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção é feita pelos alunos da turma 8º3ª. Os alunos têm feito um calendário de rega mensal, que, no geral, tem sido cumprido; em dias de visitas de estudo, por exemplo, a rega foi auxiliada também por um dos hortelãos, que simpaticamente se ofereceu para regar a horta biológica da escola.
Colaboram, ainda, duas Assistentes Operacionais, e um aluno do 6º ano, voluntário, ainda que de forma diferente, cerca de 2 a 3 vezes por semana (apenas para a rega).

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza e fertilização é feita pelos alunos da turma 8º3ª, com o auxílio da professora de Ciências Naturais. Foi usado composto feito a partir de cascas de ovos e cascas de banana; a aplicação ocorreu em dois momentos.
e ainda, um dos hortelãos da horta comunitária, ao oferecer 4 tomateiros, ofereceu também um pouco de estrume.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface
Feijão
Tomate
Milho
Manjericão
Physalis

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Alface: 0.8
Feijão:0.100
Tomate: ainda não existem frutos maduros
Milho: ainda não existe milho
Manjericão: 0.150
Physalis: cerca de 0.200, por enquanto

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Consumo por parte dos alunos e suas famílias.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Os alunos recolhem água de um reservatório de 600L, existente na horta comunitária. Este é abastecido por água de uma mina, e por água da chuva.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, semanalmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Foram retiradas as folhas afetadas (num feijoeiro e na macieira).

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Dia da Árvore, envolvendo cerca de 60 alunos, de vários graus de ensino (1ºCiclo ao 3º Ciclo). Realizou-se 1 vez, foi proposta pela professora de Ciências Naturais responsável pela horta biológica da escola, e o planeamento foi interdisciplinar, envolvendo colegas de diversas áreas (ex. EV, Inglês, Matemática e Educação Musical). Os alunos plantaram uma árvore e participaram numa visita à Horta Comunitária da Falagueira, que se localiza dentro dos muros da escola, sendo acolhidos pelo responsável daquela.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aulas na Horta, com as turmas 5º2ª, 8º3ª e 9º3ª, nos 1º e 2º semestres.
Participaram cerca de 55 alunos, num total de 10 aulas. Foram trabalhados temas como: a importância da alimentação saudável; fatores abióticos; relações bióticas; identificação de espécies; boas práticas de sustentabilidade (ex: poupança de água, reciclagem, entre-ajuda). Os alunos realizaram diversas atividades, desde a germinação de sementes, à identificação de espécies através da App PlantNet (fauna e flora).

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

"Conversas na Horta", atividade que envolve duas turmas do 8º e 9º ano, e se insere no PAA - Plano Anual de Atividades.
Esta atividade procura promover a curiosidade dos alunos pela produção local de alimentos, a partir de uma horta comunitária e do espaço escolar. Tem como objetivos: trabalhar os princípios da cidadania, liberdade e responsabilidade; reforçar a importância da alimentação saudável; dinamizar a aquisição de conhecimentos (“saber fazer”)
– incluindo explorar diferentes tipos de relações bióticas -, e fomentar boas práticas de sustentabilidade ambiental, social e económica (ex: poupança de água, reciclagem de materiais, entre-ajuda, custo-eficácia).
Tem ainda como objetivo específico, a interligação à comunidade local, em particular:
- a um hortelão que produz legumes num talhão da horta comunitária, dentro do recinto escolar;
- a um membro da comunidade escolar, não docente, que habitualmente se dedica a semear e cultivar, re-aproveitando e reciclando materiais, no recinto da escola.
São realizadas, 4 sessões, de 50 minutos.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A interligação à Horta Comunitária da Falagueira, o apoio do seu responsável, bem como de outros hortelãos - incluindo o acolhimento para a realização da atividade "Conversas na Horta", bem como a troca de ideias, sugestões, formas de cultivar e trabalhar a terra, troca de sementes, plantas, flores e legumes.

15.1. Link para a página da horta:

É um projeto ainda a concretizar. De momento apenas existe o grupo de whatsapp da turma 8º3ª, e fotos partilhadas internamente, no Teams (Pasta de CN - 8º3ª).